Aproximação ao estado da arte sobre comunicação e educação na Colômbia

Elssy Yamile Moreno Pérez | Biografia
Universidad Santo Tomás

Resumo

O documento que aqui se apresenta propôs-se a fazer uma aproximação à produção acadêmica sobre a relação entre comunicação e educação que se realizou na Colômbia no período compreendido entre 1991 e 2011. A primeira parte corresponde à identificação dos principais enfoques teóricos e conceituais trabalhados, a segunda aos temas e problemas de interesse e a terceira aos eixos centrais sobre os quais giraram os trabalhos consultados, entre os quais se encontram como fundamentais a cultura, a linguagem e os códigos. O processo desenvolveu-se sob um enfoque hermenêutico, dado o interesse por entender como se compreendeu o objeto “comunicação-educação” na Colômbia. Em termos metodológicos, optou-se pela realização de um estado da arte. Entre as reflexões mais importantes dessa revisão apresentam-se as dificuldades para precisar o lugar epistemológico no qual se localiza a educomunicação, no entanto, reconhece-se que é um campo que se construiu mais a partir das práticas sociais e apostas ético-políticas do que a partir de apostas teóricas.

Referências

Álvarez, A. (2003). Los medios de comunicación y la sociedad educadora. ¿Ya no es necesaria la escuela? Ciudad de México: Delfín.

Aparici, R. (Coord.) (2010). Educomunicación más allá del 2.0. (1a ed.). Barcelona: Gedisa

Aranguren Díaz, F. (1996). La educación superior y las transformaciones de la comunicación. Revista Nómadas, (5).

Benavides, J. E. (1999). Grupo de familia: comunicación y educación, anfitriones y convidados para un compromiso que se construye. Signo y Pensamiento, 18(34).

Boutet, A. (1999). Comunicación y educación ambiental: Los retos de la participación en un contexto de ‘guerra irregular’. El caso colombiano. Signo y Pensamiento, 18(34).

Brunner, J. (1996). ¿Fin o metamorfosis de la escuela? Revista Nómadas,(5).

Bustamante, B. (2006). Educación para la comunicación. Bogotá: Universidad Distrital.

Bustamante Zamudio, G. (2003). La educación, ¿un asunto de medios? Revista Colombiana de Educación, (46), 116 – 134.

Castellanos, A. (2005a). ¿Qué dicen y piensan los actores escolares sobre la comunicación?: Una versión de los discursos en la escuela. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (14), 1-10.

Castellanos, A. (2005b). Educación y comunicación. Reseña de una relación estratégica. Nómadas 5, 20-32.

Castiblanco, A. (1998). Comunicación educativa: una propuesta transdisciplinar. Revista de Ciencias Humanas, 5(18), 116-123.

Castiblanco, A. y Bedoya, O. (2002). Modos de ver: los sentidos de la comunicación educativa (1990-2002); una construcción desde la tesis de la maestría en comunicación educativa (1990-2002), Maestría en Comunicación Educativa, Universidad Tecnológica de Pereira. Pereira: Papiro.

Ceballos Sepúlveda, J. C. y Marín Ochoa, B. (2003). Comunicación, educación y ciudad. Medellín: Universidad Pontifica Bolivariana.

Charles Creel, M. (1999). Comunicación, educación y construcción de género. Signo y Pensamiento, 18(34),65-76.

Corporación Autónoma Regional del Alto Magdalena. (2002). Tejiendo para la vida: marco teórico de la comunicación y la educación ambiental. Cali: Corporación Autónoma Regional del Valle del Cauca.

Cruder, G. (1999). ¿Y las pantallas? De la normativa oficial al aula. Signo y Pensamiento, 18(34), 105-116.

Cubides, H. (1998). Otra mirada a la relación comunicación-educación. III Encuentro de investigación educación y desarrollo pedagógico en el distrito capital: un balance internacional. (417-423). Bogotá, Colombia: Instituto para la Investigación Educación y Desarrollo Pedagógico (IDEP).

Cubides, H. (2006). Travesías y sentidos. Memorias de maestros y maestras, Cátedra de Pedagogía Bogotá: una gran escuela. (249-255). Bogotá, Colombia: Santillana

Cubides, H. y Valderrama, C. (1996). Comunicación-educación: algunas propuestas investigativas. Revista Nómadas, (5). 120-138

Soares, I. (2009). Caminos de la educomunicación: utopías, confrontaciones, reconocimientos. Revista Nómadas, (30), 194-207.

Espitia Vásquez, U. y Valderrama, H. (2009). Hacia una apertura política del campo comunicacióneducación. Revista Nómadas, (30), 164-179.

Fuentes Navarro, R. (2003). Modelos y prácticas de educación: una perspectiva sociocultural. Revista Colombiana de Educación, (46), 26-39.

Fuenzalida Fernández, V. (1999). Televisión abierta para una cultura del protagonismo rural. Signo y Pensamiento, 18(34), 27-34.

Ghiso, A. (1999). Pedagogía y conflicto: pistas para deconstruir mitos y desarrollar propuestas de convivencia escolar. Signo y Pensamiento, 18(34), 45-58.

Gravis, A. (1999). Educación para los medios. Signo y Pensamiento, 18(34), 59-64.

Gutiérrez, F. (1995). Pedagogía de la comunicación en la educación popular. Bogotá: Magisterio.

Hernández Sánchez, J. (2004). Encontrando sentidos: bases conceptuales y procedimientos técnicos en el desarrollo de estrategias integrales de comunicación educativa para la salud colectiva. Cali: Fundación para el Desarrollo de la Salud.

Hernández, C. A. (1996). Educación y comunicación: Pedagogía y cambio cultural. Revista Nómadas, (5). 68-86.

Herrán, M., Martín-Barbero, J. y Zambrano, M. (1999). Palimpsestos y recorridos de la comunicación en la educación. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Herrera Solano, R. (1997). Teoría de la comunicación: la educación como sistema comunicativo. Bogotá, Colombia: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Huergo, J. y Fernández, M. (1999). Cultura escolar, cultura mediática/intersecciones. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

López de la Roche, M. (1999). Procesos educativos y medios de comunicación: entre los deseos y las oportunidades. Signo y Pensamiento, 18(34),77-88.

Martín-Barbero, J. (1996). Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Revista Nómadas, (5). 20-31.

Martín-Barbero, J. (1999). Retos culturales: de la comunicación a la educación. Ed. Cátedra Unesco de Comunicación Social 1996 – 1998, Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá.

Martín-Barbero, J (2002). La educación desde la comunicación. Bogotá: Norma.

Mejía Jiménez, M. (1996). Educación popular hoy: entre su refundamentación o su disolución. Revista Nómadas, (5).115-122.

Mejía, M. (2011). La(s) escuela(s) en la(s) globalización(es) II. Entre el uso técnico instrumental y las educomunicaciones. Bogotá: Desde abajo.

Moreno Angarita, M. (1999). El aprendizaje: motor para la tríada más poderosa del XXI. Información, comunicación y tecnología. Signo y Pensamiento, 18(34), 89-104.

Muñoz González, G. (1996). El sujeto de la educación. Revista Nómadas, (5). 146-158

Narváez Montoya, A. (2004). Cultura mediática y educación formal: un punto de vista comunicacional. Revista Colombiana de Educación, (46), 80-115.

Ojeda Contreras, S. (2002). Cartilla de medios de comunicación y educación. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.

Oróstegui Arenas, B. (1991). Comunicación y educación en salud. Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.

Orozco Gómez, G. (1996). Educación, medios de difusión y generación de conocimiento: hacia una pedagogía crítica de la representación. Revista Nómadas, (5). 159-168

Peña Rodríguez, F. (1998). La comunicación como un acto pedagógico. Revista Intervisiones, 9(2), 35-37.

Ramírez, L. y López, M. (2009). Comunicación y educación incluyentes: estrategias para la incidencia de la población discapacitada en políticas públicas. Bogotá, Colombia: Fundación Foro Nacional por Colombia.

Rodríguez Uribe, H. (2008). Medios de comunicación y educación. La Perspectiva Radial. Hallazgos, 9(18), 161-173.

Rodríguez, J. (2005). Comunicación y escuela: orientaciones para la incorporación, usos y apropiación de los medios de comunicación en las instituciones educativas de Bogotá. Revista Colombiana de Educación, (49), 215-219.

Rojas, S. y Valderrama, C. (2009). La investigación sobre medios y educación en Colombia. Cuadernos de Psicopedagogía, (6), 9-24.

Uribe Camargo, A. y Hederich M. (2007). El estilo de comunicación y su presencia en el aula de clase. Folios, segunda época, (26), 3-12.

Valderrama, C. (2004). Discursos y dinámicas escolares. Revista Colombiana de Educación, 46. doi.org/10.17227/01203916.5504.

Valderrama, C. (Dir.). (2000). Comunicación-Educación. Coordenadas, abordajes y travesías. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Varela Realpe, F. Fernández, A., Romero, y Arce Cabrera, A. (2010). Mirando cómo miramos: una propuesta desde la comunicación y la educación para multiplicar miradas. Cali: Universidad Santiago de Cali.

Vargas Guillén, G y Rueda Ortiz, R. (1996). La pedagogía ante la tecnología como estructura del mundo de la vida. Revista Nómadas, (5).

Vásquez Rodríguez, F. (1999). Avatares: analogías en búsqueda de la comprensión del ser maestro. Signo y Pensamiento, 18(34), 117 – 124.

Wiesner, C., Donoso, I., Tovar, S., Cortés, C. y Nieto, J. (2007). Modelo de comunicación educativa para el control del cáncer en Colombia. Bogotá: Editorial Instituto Nacional de Cancerología.
Como Citar
Moreno Pérez, E. Y. (2018). Aproximação ao estado da arte sobre comunicação e educação na Colômbia. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 17(33), 251-274. https://doi.org/10.22395/angr.v17n33a11

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em