Jornalismo transmídia e consumo midiático da geração millennials

Kelly Robledo-Dioses | Biografia
Universidad de Piura
Tomás Atarama-Rojas | Biografia
Universidad de Piura

Resumo

O cenário midiático atual, marcado por mudanças tecnológicas e narrativas, exige dos jornalistas uma constante atualização para manter a conexão com seu público. Este artigo apresenta o transmídia storytelling como o melhor aliado do jornalismo para a difusão de fatos. Esse modelo comunicativo outorga uma natureza de expansão, multiplicidade e profundidade às histórias, que permite elevar o nível de participação do público em cada meio no qual desenvolva a informação.
Mais especificamente, a pesquisa procura detectar os meios nos quais o jornalismo pode usar a narrativa transmídia para atingir e gerar interação na geração millennial. Para alcançar esse objetivo, partiu-se de um estudo maior que analisa o consumo de meios que fazem os jovens da região de Piura, no Peru, em específico, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental dos colégios privados da área.
Graças ao estudo, percebeu-se que os estudantes de Piura realizam um consumo quase em massa dos meios digitais, em especial, das redes sociais. Além disso, como porta de entrada aos conteúdos oferecidos nessas plataformas, recorrem, em grande parte, aos dispositivos móveis. Entende-se, desse modo, que as histórias jornalísticas devem estar presentes nesses meios com assuntos atraentes no conteúdo e na forma e que tentem satisfazer esse perfil de leitor/espectador/usuário millennial que valoriza muito o conteúdo de qualidade.

Referências

Arrabal, G. y De Aguilera, M. (2016). Comunicar en 140 caracteres. Cómo usan Twitter los comunicadores en España. Comunicar, (46), 9-17. doi: 10.3916/C46-2016-01

Arriagada, A. y Schuster, M. (2008). Consumo de medios y participación ciudadana de los jóvenes chilenos. Cuadernos de Información, 22, 34-41.

Arrojo, M. (2015). Los contenidos transmedia y la renovación de formatos periodísticos: la creatividad en el diseño de nuevas propuestas informativas. Palabra Clave, 18(3), 746-787. doi: 10.5294/pacla.2015.18.3.6

Barrios, A. (2016). Narrativa periodística en la convergencia de medios. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 22(1), 163-176. doi: 10.5209/rev_ESMP.2016.v22.n1.52587

Belsunces, A. (2011). Producción, consumo y prácticas culturales en torno a los nuevos media en la cultura de la convergencia: el caso de Fringe como narración transmedia y lúdica. (Tesis de Máster, Universitat Oberta de Catalunya). Recuperado de http://goo.gl/jcxTMq

Bobkowski, P., Shafer, A. y Ortiz, R. (2016). Sexual intensity of adolescents’ online self-presentations: Joint contribution of identity, media consumption, and extraversion. Computers in Human Behavior, 58, 64-74. doi: 10.1016/j.chb.2015.12.009

Bolton, R., Parasuraman, A., Hoefnagels, A., Migchels, N., Kabadayi, S., Gruber, T., Komarova, Y. y Solnet, D. (2013). Understanding Generation Y and their use of social media: a review and research agenda. Journal of Service Management, 24(3), 245-267. doi: 10.1108/09564231311326987

Bringas, C., Rodríguez, F., y Herrero, F. (2008). Adaptación y motivación escolar: análisis de la influencia del consumo de medios electrónicos de comunicación por adolescentes. Cuadernos de Trabajo Social, 21, 141-153.

Carrera, P., Limón, N., Herrero, E. y Sainz, C. (2013). Transmedialidad y ecosistema digital. Historia y Comunicación Social, 18, 535-545. doi: 10.5209/rev_HICS.2013.v18.44257

Claret, M. (2015). Los millennials egipcios y la “primavera árabe”. Movilización social y frustración. Revista de Estudios Internacionales Mediterráneos, (18), 1-43. doi: 10.15366/reim2015.18

Costa, C., y Piñeiro, T. (2012). Nuevas narrativas audiovisuales: multiplataforma, crossmedia y transmedia. El caso de Águila Roja (RTVE). ICONO 14, 10(2), 102-125. doi: 10.7195/ri14.v10i2.156

Darío, R., y Astudillo, F. (2005). Periodismo por dentro. Una pausa en medio del vértigo. Quito: Quipus, CIESPAL.

Echevarría, M., & Meyer, J. (2017). Internet y socialización política. Consecuencias en la participación juvenil. Anagramas, Rumbos y Sentidos de la Comunicación, 15(30), 29-49. doi: 10.22395/angr.v15n30a1

Elan, C., Stratton, T., y Gibson, D. (2007). Welcoming a New Generation to College: The Millennial Students. Journal of College Admission, 195, 20-25.

Fernández, C. (2014). Prácticas transmedia en la era del prosumidor: hacia una definición del contenido generado por el usuario (CGU). CIC Cuadernos de Información y Comunicación, 19, 53-67. doi: 10.5209/rev_CIYC.2014.v19.43903

Gfk Perú. (2015). Uso de internet en el Perú. Lima: Gfk Conecta SAC.

Granitz, N. y Forman, H. (2015). Building self-brand connections: Exploring brand stories through a transmedia perspective. Journal of Brand Management, 22(1), 38-59. doi: 10.1057/bm.2015.1

Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2014). Estado de la niñez y adolescencia (Informe Técnico N.° 2, junio 2014). Lima: INEI.

Jenkins, H. (2008). Convergence culture: la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós.

Kovach, B. y Rosenstiel, T. (2012). Los elementos del periodismo. (A. Diéguez R., Trad.). Madrid: Aguilar.

Lasswell, H. D. (1927). Propaganda technique in the world war. Londres: Paul.

Leung, L. & Zhang, R. (2016). Predicting tablet use: A study of gratifications-sought, leisure boredom, and multitasking. Telematics and Informatics, 33, 331-341. doi: 10.1016/j.tele.2015.08.013

López, D. (2003). El consumo crítico de los medios de la juventud y el lenguaje de la discreción como propuesta pedagógica. Palabra Clave, (9), 2-16.

Lovato, A. (2015). Del periodismo multimedia al periodismo transmedia. En F. Irigaray y A. Lovato (Eds.), Producciones transmedia de no ficción. Análisis, experiencias y tecnologías (pp. 33-52). Rosario: UNR Editora. Recuperado de http://goo.gl/DNjctM

Martínez, T. (2002). Periodismo y narración: desafíos para el siglo XXI. Cuadernos de Literatura, 8(15), 115-123. Recuperado de http://goo.gl/Xp2E0L

Moloney, K. (2011). Porting transmedia storytelling to journalism. (Tesis de máster, Universidad de Denver). Denver. Recuperado de http://goo.gl/P8MGH

Neuman, W. R. y Guggenheim, L. (2011). The evolution of media effects theory: A six-stage model of cumulative research. Communication Theory, 21(2), 169-196.

Orihuela, J. (2011). 80 claves sobre el futuro del periodismo. Madrid, España: Anaya.

Ossorio, M. (2013). Posibilidades de la narrativa transmedia aplicada al periodismo. En F. Ortega y L. Cardeñosa (Eds.), Las media enterprises y las industrias culturales. Investigar la comunicación y los nuevos medios. Libro de actas del III Congreso Internacional Comunicación 3.0 (pp. 488-497). Universidad de Salamanca. Recuperado de https://goo.gl/2OxZtn

Paíno, A. y Rodríguez, M. (2016): Renovarse o morir. Los ‘docugames’, una nueva estrategia transmedia que reinventa las formas de transmitir la realidad. ICONO 14, 14(1), 155-180. doi: 10.7195/ri14.v14i1.908

Peñafiel, C. (2015). La comunicación transmedia en el campo del periodismo. Supervivencia en el ecosistema digital. Telos: Cuadernos de Comunicación e Innovación, (100), 84-87. Recuperado de https://telos.fundaciontelefonica.com/archivo/numero100/supervivencia-en-el-ecosistema-digital/

Peribáñez, S. (2013). Narrativas transmedia en el periodismo: el juego y el videojuego. (Tesis de pregrado, Universidad de Zaragoza). Recuperado de https://goo.gl/jPCHDO

Porto, D. (2011). Periodismo, redes sociales y transmediación. Razón y Palabra, (78), 27-36. Recuperado de http://goo.gl/m5hUwv

Porto, D. y Flores, J. (2012). Periodismo transmedia. Madrid: Fragua.

Raines, C. (2003). Managing millennials. Connecting generations: The sourcebook for a new workplace. Seattle: Crisp Publications.

Robledo, K., Atarama, T. y Palomino, H. (2017). De la comunicación multimedia a la comunicación transmedia: una revisión teórica sobre las actuales narrativas periodísticas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 23(1), 223-240. doi: 10.5209/ESMP.55593

Rodríguez, R. (2014). El relato por otros medios: ¿un giro transmediático? Cuadernos de Información y Comunicación, 19, 19-37. doi: 10.5209/rev_CIYC.2014.v19.43901

Rodríguez, R., Ortiz, F. y Sáez V. (2014). Contenidos transmedia de las teleseries españolas: clasificación, análisis y panorama en 2013. Comunication & Society 27(4), 73-94. Recuperado de http://goo.gl/WBWao0

Rodríguez, R. y Peñamarín, C. (2014). Narraciones transmedia y construcción de los asuntos públicos. CIC Cuadernos de Información y Comunicación, 19, 9-16. Recuperado de http://goo.gl/Am66ao

Scolari, C. (2009). Transmedia storytelling: Implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, 3, 586-606. Recuperado de http://goo.gl/H5fbDd

Scolari, C. (2013). Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto.

Scolari, C. (2014). Don Quixote of La Mancha: Transmedia storytelling in the grey zone. International Journal of Communication, 8, 2382-2405. Recuperado de https://goo.gl/bafHT7

Struckmann, S. y Karnowski, V. (2016). News consumption in a changing media ecology: An MESMstudy on mobile news. Telematics and Informatics, 33, 309-319. doi: 10.1016/j.tele.2015.08.012

Thompson, P. (2013). The digital natives as learners: Technology use patterns and approaches to learning. Computers & Education, 65, 12-33. doi: 10.1016/j.compedu.2012.12.022

Veinberg, S. (2015). Digital native’s attitude towards news sources. Public Relations Review, 41, 299-301. doi: 10.1016/j.pubrev.2014.11.004
Como Citar
Robledo-Dioses, K., & Atarama-Rojas, T. (2018). Jornalismo transmídia e consumo midiático da geração millennials. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 17(33), 105-127. https://doi.org/10.22395/angr.v17n33a5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em