A influência do WhatsApp em emissoras de rádio análoga

Camilo Giraldo Giraldo | Biografia
Universidad de Manizales
Fabio Andrés Cardona Cifuentes | Biografia
Universidad de Manizales

Resumo

O objetivo deste artigo é determinar as características do uso e o impacto do WhatsApp em processos radiais de emissoras análogas de Manizales (Colômbia). Como instrumento para a metodologia descritiva e quantitativa que esta pesquisa seguiu, foi conformada uma amostra com 58 participantes (diretores, produtores e realizadores) vinculados a 45 programas de rádio de dez emissoras análogas de Manizales. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, e uma entrevista semiestruturada para provar a hipótese. Entre os principais resultados, constatou-se que, diariamente, 74% dos participantes usam o WhatsApp para a produção e 83% para a interação com os ouvintes durante a realização do programa. A interação por telefone, cartas ou e-mail é substituída pela interação por meio das redes sociais digitais e dos textos, ligações e áudios do WhatsApp. Conclui-se que esse aplicativo já se estabeleceu como instrumento de trabalho nos processos de produção e realização radial e que, de alguma forma, começa a tomar o lugar do gravador nas reportagens. Além desse aplicativo digital, as redes sociais transformaram a maneira de produzir e realizar a programação radial e, principalmente, a forma de participação dos ouvintes.

Referências

ABC noticias (9 de mayo de 2010). Día mundial de las telecomunicaciones. ABC color. Recuperado de http://www.abc.com.py/edicion-impresa/suplementos/escolar/dia-mundial-de-lastelecomunicaciones-100761.html

Antequera, J. C.; Obregón, R. (octubre, 2002). La radio como dinamizadora de procesos sociales y culturales. Investigación & Desarrollo, 10(2), 46-169. Universidad del Norte Barranquilla.

Barrios, A. (2011). De la onda a la web. Paralelo entre la radio convencional y la radio virtual. Bogotá, Colombia: Universidad Jorge Tadeo Lozano.

Barrios, A. y Gutiérrez, M. (2017). Reconfiguración de las dinámicas de la industria radiofónica colombiana en el ecosistema digital. Cuadernos.info (41), 227- 243. https://doi.org/10.7764/cdi.41.1146

Bloggin, Z. (2014). WhatsApp y radio: ¿una nueva alianza lógica? Recuperado de: http://blogginzenith.zenithmedia.es/whatsapp-y-radio-una-nueva-alianza-logica/

Brecht, B. (agosto, 2003). La radio: ¿un descubrimiento antediluviano? Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, Vol. V(2), 5-16.

Castrillón, C. (2011). Los radioaficionados como precursores de la audiencia radial colombiana, 1928-1940. Historia y sociedad, (20), 113-132.

Cebrián, M. (2001). La radio en la convergencia multimedia. Barcelona, España: Ed. Gedisa

Cebrián, M. (2009). Expansión de la ciberradio. Enl@ce Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 6(1), 11-23.

Costa, M., Moreno E. y Amoedo, A. (junio, 2012). La radio generalista en la red: un nuevo modelo para la radio tradicional. Anagramas, 10(20), 165-180. Recuperado de: http://revistas.udem.edu.co/index.php/anagramas/article/view/614/555

Cuesta, O. J. (2012). Investigaciones radiofónicas: de la radio a la radio indígena. Una revisión en Colombia y Latinoamérica. Anagramas Rumbos y Sentidos de la Comunicación, 10(20), 181-196. Doi: https://doi.org/10.22395/angr.v10n20a12

Departamento Administrativo Nacional de Estadísticas -DANE- (2016). Encuesta Consumo Cultural, 2016. Recuperado de: https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/eccultulral/presentacion_ecc_2016.pdf

El´Gazi, J. (s. f.). Que suene la radio. Bogotá, Colombia: Agencia de Estados Unidos para Desarrollo Internacional. USAID.

Faus, A. (junio, 2001). Reinventar la radio. Revista Latinoamericana de comunicación CHASQUI, 074. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/160/16007407.pdf

García, A. (2009). Radio digital e interactiva. Revista Icono, 14(15), 133-146.

González, F. (2015). La radio y la tecnología. Revista Mexicana de Ciencias Agrícolas, 1, 205-207. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/2631/263139243028.pdf

González, M. J. y Salgado C. (2009). Redes de participación e intercambios en la radio pública. Comunicar, 17(33), 45-54. Doi: https://doi.org/10.3916/c33-2009-02-004

Haye, R. (1995). Hacia una nueva radio. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Hausman, C., Benoit, P. y O’Donnell, L. (2001). Producción en la radio moderna. México: Thomson Editores

Herrera, S. (2005). El antes y el ahora de la participación de los oyentes en los programas de radio. Sphera Pública, (5), 293-307.

Islas, J. O. (2008). El prosumidor. El actor comunicativo de la sociedad de la ubicuidad. Palabra clave, 11(1), 29-39. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/pacla/v11n1/v11n01a03.pdf

Karttunen, S. (2017). Using Social Media at a Radio Station.Recuperado de: www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/125757/Susanna_Karttunen.pdf?sequence=1

López, A. (27 de enero de 2017). ¿Qué papel juegan las Redes Sociales en el día a día de las emisoras de radio? Recuperado de: http://prnoticias.com/internet-y-redes-sociales/redes-sociales/20159890-redes-sociales-emisoras-radio

López, J. I. (2005). Manual urgente para radialistas apasionados. Quito, Ecuador.

Martínez, M. P. y Herrera, S. (2005). Qué son los géneros radiofónicos y por qué deberían importarnos. Global Media Journal Edición Iberoamericana, Volumen 2(3), 62-70. Universidad de Piura. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68720307

McQuail, D. (2000). Introducción a la teoría de la comunicación de masas. Barcelona, España: Paidós.

Merayo, A. (2000). Para entender la radio. Barcelona, España: Ed. Universidad Salamanca

Moreno, E. (2005). Las “radios” y los modelos de programación radiofónica. Comunicación y Sociedad, Vol. 18 (1), 61-111.

Muerza, A. y Amoedo, A. (2015). El uso de las redes sociales por parte de los programas deportivos nocturnos de la radio española. Radio, sound and Internet, 276-287. Recuperado de http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2183

Ortega, F., González, B. y Pérez, M. E. (2015). Audiencias en revolución, usos y consumos de las aplicaciones de los medios de comunicación en tabletas y teléfonos inteligentes. Revista Latina de Comunicación Social, (70), 627-651. doi: 10.4185/RLCS-2015-1063

Ortiz, M. Á. y Volpini, F. (1995). Diseño de programas de radio. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Ortiz, M. Á. & Marchamalo, J. (1996). Técnicas de comunicación en radio. La realización radiofónica. Barcelona, España: Paidós.

Ortiz, M. Á. (2014). La radio como medio para la comunicación alternativa y la participación del Tercer Sector en España y Francia. Comunicación y hombre, (10), 25-36. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/1294/129432541001.pdf

Pérez, G. & Castellanos, N. (1998). La radio del tercer milenio. Bogotá, Colombia: Caracol

Ramos, F. (junio, 2013). La cadena ser en Facebook: nuevas estrategias de interacción con la audiencia. Fonseca, Journal of Communication, (6), 108-130. Recuperado de: http://revistas.usal.es/index.php/2172-9077/article/view/12087/12440

Ramos, F. (2014). Redes sociales y participación radiofónica: Análisis de caso de Twitter y Facebook en la Cadena SER. Ámbitos, (25), 1-13. Universidad de Sevilla Sevilla, España. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/168/16832256006.pdf

Ramos, I. y Durante E. (2007). La evolución de la radio y las implicaciones tecno-socio-culturales en la audiencia: De oyente a usuario en la recepción del mensaje. Espacio Abierto, 16(2), 313-329. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12216208

Rojas, S. (2009). Medios de comunicación y políticas públicas: producción de conocimiento en Colombia. Comunicación y Ciudadanía, (2), 104-113.

Salaverría, R. y García, J. A. (2008). La convergencia tecnológica en los medios de comunicación: retos para el periodismo. Trípodos, (23), 31-47.

Soengas, X. (2013). Retos de la radio en los escenarios de la convergencia digital. AdComunica, (5), 23-36. doi: http://dx.doi.org/10.6035/2174-0992.2013.5.3

Toffler, A. (1980). La tercera ola. Bogotá, Colombia: Plaza & Janes, Editores.

Valderrama, C. E. (2016). La investigación en medios de comunicación en Colombia (1980-2009). Nómadas, (31), 65-72.

Winocur, R. (marzo, 2007). La Participación en la Radio: Una Posibilidad Negociada de Ampliación del Espacio Público. Razón y Palabra, 12(55), 1-14. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520735007
Como Citar
Giraldo Giraldo, C., & Cardona Cifuentes, F. A. (2018). A influência do WhatsApp em emissoras de rádio análoga. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 16(32), 111-127. https://doi.org/10.22395/angr.v16n32a7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em