Os fashion films como conteúdo particular do marketing de moda: uma análise de sua natureza no contexto das mensagens híbridas

Leslie Kam | Biografia
Universidad de Piura
Kelly Robledo-Dioses | Biografia
Universidad de Piura
Tomás Atarama-Rojas | Biografia
Universidad de Piura

Resumo

As marcas devem oferecer conteúdos de valor para que possam atrair a atenção de seus públicos para gerar resultados positivos com respeito a seus objetivos de comunicação. Isso é muito mais relevante no setor da moda, onde a construção de valor simbólico — mais do que a exclusividade do produto — é imprescindível para se relacionar emocionalmente com um consumidor de caráter aspiracional. Na atualidade, a publicidade tradicional, paradigma do modelo push, deixa de ser eficiente para alcançar os públicos. Em face disso, as mensagens híbridas e, em particular, o fashion film, ganharam especial relevância como um tipo de conteúdo audiovisual próprio do marketing de moda. Nesta pesquisa partimos de uma revisão bibliográfica exaustiva de, por um lado, product placement como um tipo de publicidade e, por outro lado, de content marketing, advertainment e branded entertainment como tipos de branded content para identificar os conceitos que se aproximam aos fashion films. Assim, depois de uma análise das diferentes mensagens híbridas que poderiam acolher a categoria do fashion film, ressaltam as características que levam à conclusão de que o objeto de estudo responde não somente ao advertainment, mas também ao branded entertainment, embora, devido às particularidades do setor da moda, neste último é necessário admitir a presença irreparável dos produtos na história, sempre e quando eles não fizerem parte da narrativa ao serem expostos de maneira protagonizada, mas que se estabeleçam como objetos de embelezamento dos personagens.

Referências

Aguado, G. (2008). Branded content: más allá del product placement en la televisión digital : advertainment y licensing. Enlaces: Revista del CES Felipe II, 5(8). Recuperado de http://www.cesfelipesegundo.com/revista/articulos2008/Art%c3%adculo%20Guadalupe%20Aguado_corregido.pdf

Buffo, S. (2016). Fashion Films and Net-aesthetics. Journalism and Mass Communication, 6(7), 409-419. doi: 10.17265/2160-6579/2016.07.005

Buffo, S. (2017). Brand Narration and Fashion Films. Journalism and Mass Communication, 7(6), 292-304. doi: 10.17265/2160-6579/2017.06.002

Caballero, J. (2014). Branded content en las marcas de lujo (Trabajo de fin de grado). Universidad de Sevilla, España. Recuperado de https://goo.gl/6Cdvsa

Caerols, R. y De la Horra, Y. (2015). Fórmulas creativas en la publicidad de moda. Prisma Social: Revista de Investigación Social, (14), 336-378.

Caro, A. (1994). La publicidad que vivimos. Madrid: Celeste Eresma.

Castelló-Martínez, A. y Del Pino-Romero, C. (2014). Análisis del branded content en televisión: estudio de casos españoles. Revista de Comunicación de La SEECI, 18(34), 134–149. Recuperado de https://goo.gl/fP8k28

Content Marketing Institute. (s. f.). What Is Content Marketing? Useful content should be at the core of your marketing. Recuperado de https://goo.gl/EKLck2

Cordero, J. (2015a). El coste alternativo en la valoración de los intangibles: caso práctico en comunicación. Revista de Contabilidad y Dirección, 21, 167–182. Recuperado de https://bit.ly/31DoGmY

Cordero, J. (2015b). El emplazamiento de producto en la comunicación pulicitaria audiovisual (Tesis doctoral). Universidad Nacional de Educación a Distancia., España. Recuperado de https://goo.gl/4J4qr8

De Aguilera, J., Baños, M. y Ramírez, F. (2016). Los mensajes híbridos en el marketing postmoderno: una propuesta de taxonomía. Revista ICONO14, 14(1), 26. doi: 10.7195/ri14.v14i1.890

De Aguilera-Moyano, J., Baños-González, M. y Ramírez-Perdiguero, J. (2015). Branded entertainment: los contenidos de entretenimiento como herramienta de comunicación de marketing. Un estudio de su situación actual en España. Revista Latina de Comunicacion Social, 70, 519–538. doi: 10.4185/RLCS-2015-1057

Del Olmo, J. (2005). Marketing de la moda. Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias.

Del Pino-Romero, C. y Castelló-Martínez, A. (2015). La comunicación publicitaria se pone de moda: branded content y fashion films. Revista Mediterránea de Comunicación, 6(1), 105–128. doi: 10.14198/MEDCOM2015.6.1.07

Del Río, J. y Kaufmann, J. (2014). Revisión teórica de la agencia publicitaria en la cultura digital. AdComunica, (8), 57–72. doi: 10.6035/2174-0992.2014.8.5

Díaz, P. y García, L. (2016). Fashion films as a new communication format to build fashion brands. Communication y Society, 29(2), 45–61. doi: 10.15581/003.29.2.45-61

Eguizábal, R. (2007). Teoría de la publicidad. Madrid: Cátedra.

Formoso, M., Sanjuán, A. y Martínez, S. (2016). Branded content versus product placement: visibilidad, recuerdo y percepción del consumidor. Revista Pensar la Publicidad, 10, 13–25. doi: 10.5209/PEPU.53771

Franck, R. (1990). La moda al descubierto. Barcelona: Costura-3 Ingenieros.

García, V., Sánchez, N. y Torrano, J. (2014). Actitud hacia el product placement en los videojuegos para móviles. Anuario de Jóvenes Investigadores, (7), 81–83. Recuperado de https://goo.gl/NMYnHh

Garrido, P. y Fernández, P. (2014). Branded content y Storytelling: la distancia más corta entre dos personas es una historia. En P. Fernández y S. Liberal (Eds.), Últimos estudios sobre publicidad: de “Las Meninas” a los tuits (pp. 35–48). Madrid: Fragua.

Gómez, A., Calvo, J. y Otero, C. (2013). Marketing y moda. Madrid: Editorial Académica Español.

Guerrero, D. (2015). Cómic y Brand Placement: análisis de la presencia y estrategia de las marcas comerciales en el cómic literario y cinematográfico (Tesis doctoral). Universidad de Málaga, España. Recuperado de https://goo.gl/bgqJWa

Hallahan, K. (2014). Publicity Under Siege: A Critique of Content Marketing, Brand Journalism, Native Advertising and Promoted User Endorsements As Challenges to Professional Practice and Transparency. En Y. Grace Ji, J. Helen Liu y Z. Cathy Li (Eds.), En 17th International Public Relations Research Conference (pp. 391–437). Coral Gables, Florida. doi: 10.1007/s13520-015-0046-y

Herrero, M. (2004). Fascinación a la carta. En M. Codina y M. Herrero (Eds.) Mirando la moda: once reflexiones (pp. 23-34). Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias.

Kapferer, J.-N. y Valette-Florence, P. (2016). Beyond rarity: the paths of luxury desire. How luxury brands grow yet remain desirable. Journal of Product y Brand Management, 25(2), 120–133. doi: 10.1108/JPBM-09-2015-0988

Kawamura, Y. (2005). Fashion-ology: an introduction to fashion studies. Nueva York: Berg.

Khan, N. (2012). Cutting the fashion body: Why the fashion image is no longer still. Fashion Theory, 16(2), 235-250. doi: 10.2752/175174112X13274987924177

Khalbous, S., Vianelli, D., Domanski, T., Dianoux, C. y Maazoul, M. (2013). Attitudes toward Product Placement: A Cross-Cultural Analysis in Tunisia, France, Italy, and Poland. International Journal of Marketing Studies, 5(2), 138–153. doi: 10.5539/ijms.v5n2p138

Kumar, D. y Raju, K. (2013). The role of advertising in consumer decision making. IOSR Journal of Business and Management, 14(4), 37–45. Recuperado de https://bit.ly/2TZzprJ

Lehu, J. (2007). Branded entertainment: product placement and brand strategy in the entertainment business. London: Kogan Page.

Lieb, R. (2011). Content Marketing: Think Like a Publisher - How to Use Content to Market Online and in Social Media. Indianapolis: Que Publishing.

Macías, G. (2014). La integración de los valores de marca en los fashion films a través del guión : el caso Lady Dior (Trabajo fin de máster). Universidad de Sevilla, España. doi: 10.13140/2.1.1357.3440

Martín, M. (2008). El consumo de moda. «Imposible» es un término desconocido para la moda. In Moda, Comunicación y Sociedad (Grupo de A, pp. 89–116). Sevilla: Comunicación social ediciones y publicaciones.

Martínez, J. (2011). Hacia una taxonomía del advertainment. En I, Bort Gual, S. García Catalán y M. Martín Nuñez. (Eds.), Actas del IV Congreso Internacional sobre Análisis Fílmico: nuevas tendencias e hibridaciones de los discursos audiovisuales en la cultura digital contemporánea (pp. 549-562). Castellón: Ediciones de las Ciencias Sociales de Madrid. doi:10.6035/978-84-87510-57-1.2011.46

Martínez, E. y Vázquez, A. (2006). Marketing de la moda. España: Pirámide.

Méndiz, A. (2000). Nuevas formas publicitarias: patrocinio, product placement, publicidad en internet. Málaga: Servicio de Publicaciones Universidades de Málaga.

Michaud, Y. (2015). El nuevo lujo: experiencias, arrogancia, autenticidad. Madrid: Taurus.

Morgado, M. (2008). Del product placement no se escapa nadie. Fòrum de Recerca, (13), 388–396.

Moya, A. (2015). High Tide. Madridfff. Recuperado de https://bit.ly/2IRPkjz

Ortega, E. (1997). La comunicación publicitaria. Madrid: Pirámide.

Patrutiu, L. (2015). Content marketing: the fundamental tool of digital marketing. Bulletin of the Transilvania University of Brasov, 8(57), 111–118. Recuperado de https://goo.gl/jYv2qs

Pérez, J. , Navarrete, J. y Gómez, F. (2014). El product placement en el videoclip: análisis de contenido del emplazamiento de marca en los vídeos musicales preferidos por los usuarios de YouTube. Doxa Comunicación: Revista Interdisciplinar de Estudios de Comunicación y Ciencias Sociales, (18), 83-104. Recuperado de https://goo.gl/L1pvo9

Pineda, A. (2009). Branded content antes del branded content: la modelación cultural porpagandística como forma de propaganda encubierta. Ámbitos, (18), 117–134. Recuperado de https://goo.gl/zCdEaw

Pineda, A., De Algaba Chicano, C. y Hernández-Santaolalla, V. (2013). La ficción como publicidad: análisis semiótico-narrativo del corporate advertainment. Área Abierta, 34(3), 67, 68-90. doi:10.5209/rev_ARAB.2013.v34.n3.433547

Pulizzi, J. (2012). Six Useful Content Marketing Definitions. Recuperado de https://goo.gl/c76tSB

Rahim, K. y Clemens, B. (2012). Organizational Goals and Performance Measurement Criteria for Content Marketing. Journal of Communication and Computer, 9(8), 896–904.

Ramos-Serrano, M. (2006). Cuando la marca ofrece entretenimiento: aproximación al concepto de advertainment. Questiones Publicitarias, 1(11), 33–49. Recuperado de https://goo.gl/FybRJj

Ramos-Serrano, M. y Macías-Muñoz, G. (2016). Branded content, branded entertainment y advertainment: definiciones y taxonomías. Actas del V Congreso Iberoamericano de Comunicación: Comunicación, Cultura y Cooperación (pp. 354-369). AE-IC. Recuperado de http://www.madrid2016.org/#

Ramos-Serrano, M., y Pineda, A. (2009). El advertainment y las transformaciones de los formatos en el ámbito publicitario: el caso de los fashion films. Trípodos, 2009 (2), 729–737. Recuperado de https://bit.ly/2x209Ks

Rancati, E. y Gordini, N. (2014). Content Marketing Metrics: Theoretical Aspects and Empirical Evidence. European Scientific Journal, 10(34), 92–104. Recuperado de https://goo.gl/Hd9FP6

Redondo, I. y Bernal, J. (2015). Product placement: una revisión teórico-práctica de sus capacidades y limitaciones. Interciencia, 40(12), 827–833. Recuperado de https://goo.gl/Kyn31F

Regueira, F. (2012). El contenido como herramienta eficaz de comunicación de marca: análisis teórico y empírico (Tesis doctoral). Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, España. Recuperado de https://goo.gl/or79i1

Rodríguez, T. y Baños, M. (2013). El recuerdo del product placement en el espectador y su relación con la estructura dramática. Estudio de caso en el cine de Alex de la Iglesia. Communication y Society, 26(2), 147–175. Recuperado de https://goo.gl/ptvNFe

Rodríguez, A. (2012). La publicidad en el universo diegético del cine: análisis de cómo las marcas y los productos se integran a las tramas de las películas. Iconofacto, 8(11), 1–8. Recuperado de https://goo.gl/MdJZMr

Sánchez, A. (1999). Moda: entre la ética y la estética. Madrid: Palabra.

Segarra-Saavedra, J. (2016). Panorama español de las webseries publicitarias. Aproximación transmediática desde la perspectiva del branded content (Tesis doctoral). Universidad de Alicante, España.

Segarra-Saavedra, J. e Hidalgo-Marí, T. (2013). Brand content y ficción televisiva. El caso de “I + B, Ir más a los bares” de Coca Cola. En V Congreso Internacional Latina de Comunicación (pp. 1–39). Universidad de La Laguna. Recuperado de https://goo.gl/Wr29qS

Segarra-Saavedra, J., Hidalgo-Marí, T. y Tur-Viñes, V. (2016). Branded webseries: acciones estratégicas del anunciante basadas en la ficción on line corporativa y el marketing de contenidos. Index.Comunicación, 6(2), 259–284. Recuperado de https://goo.gl/h1Sk4p

Semprini, A. (1995). El marketing de la marca: una aproximación semiótica. Barcelona: Paidós.

Suárez, B. (2012). La publicidad, el lenguaje del consumo: redefinición y prospectiva. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, (39), 29–38. Recuperado de https://goo.gl/GKstt6

Uhlirova, M. (2013a). The Fashion-Film effect. In Djurdja Barlet, Shaun Cole and Agnes Rocamora (Eds.), Fashion Media: Interogating Words and Images (pp. 118-129). Oxford: Berg.

Uhlirova, M. (2013b). 100 years of the Fashion Film: Frameworks and histories. Fashion Theory, 17(2), 137-158.doi: 10.2752/175174113X13541091797562

Wells, W., Burnett, J. y Moriarty, S. (1996). Publicidad: principios y prácticas. Ciudad de Mexico: Prentice-Hall Hispanoamericana.
Como Citar
Kam, L., Robledo-Dioses, K., & Atarama-Rojas, T. (2019). Os fashion films como conteúdo particular do marketing de moda: uma análise de sua natureza no contexto das mensagens híbridas. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 17(34), 203-224. https://doi.org/10.22395/angr.v17n34a10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em