20 minutos, referencial da imprensa livre na espanha e sua contribuição para o jornalismo online: de organizador de notícias a gêneros de diálogo
Copyright (c) 2023 Anagramas Rumbos y Sentidos de la Comunicación
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
- Articles
- Enviado: março 1, 2021
-
Publicado: abril 22, 2022
Resumo
Com o surgimento no início do século, os jornais gratuito convulsionaram o panorama da mídia e obrigou os jornais pagos a mudanças formais e editoriais. A partir de sete entrevistas aprofundadas com responsáveis do 20 Minutos, este trabalho descreve a organização e o conteúdo deste diário, o primeiro na Espanha a fundir as redações de papel e web. 20 Minutos, mais do que um meio clássico de informação, é mais bem entendido como um organizador de notícias. Sua variedade temática, com cortes transversais, pode ser vista hoje nas home pages dos jornais online nativos. A interatividade aumenta com a gestação de gêneros dialógicos, como chats, pesquisas entre leitores ou entrevistas ao vivo. Os resultados também mostram o impacto no produto da ausência de uma linha editorial politizada ou de o dono da empresa ser um importante grupo de comunicação de origem norueguesa. A possibilidade, pela primeira vez, de saber instantaneamente o tráfego de cada notícia no site determina o jornal em papel no dia seguinte. Seu carácter pioneiro propiciou mudanças formais e estruturais no fazer jornalístico que se trasladaram para a imprensa online, e que perduram no tempo, como o poder do click, o engagement ou uma agenda-setting mais extensa, e espaços mais dialógicos que despertem o interesse do leitor.
Referências
- Arrese, A. (2016). From Gratis to Paywalls. A Brief History of a Retro-innovation in the Press’s Business. Journalism Studies. (17). doi: http://dx.doi.org/10.1080/1461670X.2015.1027788
- Arroyo, M. (2006). "Impacto de la prensa gratuita en los jóvenes: algunas claves del fenómeno mediático." XXI Congreso CICOM. Congreso Internacional de Comunicación. Pamplona, Universidad de Navarra. 9 y 10 de noviembre de 2006.
- Bellón-Rodríguez, A. (2013). 20 Minutos: tres productos y un modelo de redacción. Tesis. Universidad de Santiago de Compostela.
- Bellón-Rodríguez A. y Sixto-García J. (2017) “Social Networks in 20 Minutos, the One Survivor of Free Distribution Press in Spain”. In: Freire F., Rúas Araújo X., Martínez Fernández V., García X. (eds) Media and Metamedia Management. Advances in Intelligent Systems and Computing, 503. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-46068-0_56
- Berganza, M. R., De Miguel, R. y Chaparro, M. A. (2011). La prensa gratuita ante las elecciones generales de España del 9 de marzo de 2008: cobertura, politización y frames en contraposición a la prensa de pago. Comunicación y Sociedad, 24(1), 35-62. doi: https://doi.org/10.15581/003.24.1.35-62
- Berganza, M. R., Del Hoyo, M. y Chaparro, M. A. (2011). Desarrollo y características de los diarios gratuitos en España: análisis cuantitativo de las principales cabeceras. Madrid: Dykinson, 2011.
- Boczkowski, P. J. y Mitchelstein, E. (2013). The news gap: when the information preferences of the media and the public diverge. Londres: MIT press.
- Cabrera, María Ángeles (2000). La prensa online. Los periódicos en la www. CIMS, Barcelona.
- Capelo Hernández, Manuel (2015): Convergencia o integración de las redacciones de papel y digital. El caso del Grupo Vocento en Andalucía. Tesis doctoral. Facultad de Comunicación de la Universidad Sevilla.
- Casero Ripollés, A. (2002). Diarios gratuitos: la calidad informativa en tela de juicio. Revista Latina de Comunicación Social, (50). pp. 581-593.
- Cornia, A, Sehl, A & Nielsen, R K (2017): Pay models in European News. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/ourresearch/pay-models-european-news
- Coterón Molina, J. (2016). La Comunicación 2.0. Revista Española de comunicación en Salud, (7) Número extra, 115-119. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5643835
- Escolar, A. (2004). Leer o no leer, esa es la cuestión. Cuaderno de Periodistas. Revista de la Asociación de la Prensa de Madrid (1), 39-41. https://bit.ly/338vhs8
- Fagerjord, Anders y Storsul, Tanja (2007). “Questioning Convergence”. En Storsul, Tanja y Stuedahl, Dagny, (eds.). Ambivalence Towards Convergen-ce: Digitalization and Media Change. Nordicom. Gotemburgo, (pp. 19–319).
- Flores, J. M y Mirón, L.M. (2009). Prensa Gratuita y calidad Informativa: innovaciones tecnológicas, retos y perspectivas en los medios gratuitos. Apuntes y propuestas de metodologías y estándares de calidad para un nuevo modelo informativo. Madrid: FIEC.
- Flick, U. (2010). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata.
- Franco, G. y García D. (2009). La prensa gratuita generalista en España: un caso de estudio cuantitativo. Ámbitos, (18), 67-82. doi: 10.12795/Ambitos.2009.i18.05
- Gaitán, J. A. y Piñuel, J. L. (1998). Técnicas de investigación en comunicación social. Madrid: Síntesis,
- Gómez Quijano, A. (2016). La prensa más cara del mundo. Madrid: Fragua.
- González Alba, J. A. (2017). Lecciones de periodismo de Martin Baron. Medium.com. https://medium.com/journalismfirst/lecciones-de-periodismo-de-martin-baron-a410c9ff7064
- Hallin, D.C. y Papathanassopoulos, S. (2002). Political clientelism and the Media: Souther Europe and Latin America in Comparative Perspectiva. Media Culture and Society, 24(175).
- Juan-Doallo, Laura (2014). El periodismo ciudadano en la prensa: El caso de 20 Minutos. Tesis. Universidad de Vigo
- Kane, GC; Palmer, D; Phillips, AN; Kiron, D; & Buckley, N (2017). Achieving Digital Maturity Adapting Your Company to a Changing World. MITSloan Review & Deloitte. https://bit.ly/3l2Q1HA
- López, J. (2012). Análisis comparativo de las cabeceras de los diarios digitales españoles respecto a los impresos. Anales de documentación, 15(2), 1-16. doi: http://dx.doi.org/10.6018/analesdoc.15.2. - 150831
- Marradi, A., Archenti, N. y Piovani, J. (2007). Metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires. Emecé.
- Martínez Rodríguez, L. (2007). “Géneros de opinión en Internet”. En García Jiménez, A. y Rupérez Rubio, P. (Ed.) Aproximaciones al periodismo digital. (pp. 207- 237). Madrid: Servicio de Publicaciones Universidad Rey Juan Carlos.
- McCombs, M. (2014). Setting the agenda: mass media and public opinion. Nueva Jersey: John Wiley & Sons.
- McCombs, M. and Shaw, D. L. (1972). The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2), 176-187.
- Meikle, Graham y Young, Sherman (2011). Media convergence: networked digital media in everyday life. Red Globe Press.
- Nafría, Ismael (2017). La reinvención de The New York Times. Knight Center for Journalism in the Americas. Universidad de Texas.
- Parrat, S. (2011) "Los antecedentes históricos de los diarios gratuitos generalistas". En M. R. Berganza, M. Del Hoyo y M.A. Chaparro (coords.), Desarrollo y características de los diarios gratuitos en España: análisis cuantitativo de las principales cabeceras. (pp. 31-44). Madrid: Dykinson.
- Peña Fernández, S; Lazcano Arrillaga, I.; y García González, D. (2016). La transición digital de los diarios europeos: nuevos productos y nuevas audiencias.
- Comunicar. Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, (46), 27-36. doi:http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-03
- Ramos, D. (2014). La integración de redacciones como respuesta a los nuevos formatos periodísticos. El caso español: 20 Minutos, ABC, El País y El Mundo. Tesis doctoral. Universidad Complutense de Madrid.
- Rojo, P. A. (2008). Modelos de negocio y consumo de prensa en el contexto digital. Tesis. Universidad de Murcia.
- Rubio, Ana (2004). Un modelo de financiación: Madrid y m@s. El primer diario que no se vende. Tesis. Universidad Complutense de Madrid.
- Sabes Turmo, F. (2008). La prensa gratuita en España: análisis morfológico comparativo de las publicaciones 20 Minutos, Metro, Qué! y ADN. Doxa Comunicación, 7. DOI: https://doi.org/10.31921/doxacom.n7a5
- Salaverría, Ramón; García, José Alberto; y Masip, Pere (2010). “Concepto de convergencia periodística”. En Convergencia digital: reconfiguración de los medios en España, (pp. 41-64).
- Salaverría, Ramón; Cores, Rafael; Díaz Noci, Javier; Meso, Koldo; y Larrondo, Ainara (2004). Evaluación de los ciberdiarios en las comunidades vasca y navarra. Sociedad y Comunicación. 17(1), 161-189. https://bit.ly/367bJWW
- Santos, M. T. (2007). El auge de la prensa gratuita en España. Leioa: Universidad del País Vasco.
- Vallés, M. S. (1997). Técnicas cualitativas de investigación social. Madrid: Síntesis. Varela, J. (2010). Diez años de gratuitos, y su futuro. Blog Periodistas 21. https://periodistas21.blogspot.com/search/label/gratuitos
- Vinyals, M. (2006). Radiografía de la prensa gratuita. II Congreso Internacional de Prensa Gratuita, Fórum de las Culturas, Barcelona. Anàlisi: Quaderns de Comunicació i Cultura (35), 239-244.
- Zucker, H. G. (1978). The variable nature of news media influence. Annals of the International Communication Association, 2(1), 225-240.