20 minutos, referencial da imprensa livre na espanha e sua contribuição para o jornalismo online: de organizador de notícias a gêneros de diálogo

Resumo

Com o surgimento no início do século, os jornais gratuito convulsionaram o panorama da mídia e obrigou os jornais pagos a mudanças formais e editoriais. A partir de sete entrevistas aprofundadas com responsáveis do 20 Minutos, este trabalho descreve a organização e o conteúdo deste diário, o primeiro na Espanha a fundir as redações de papel e web. 20 Minutos, mais do que um meio clássico de informação, é mais bem entendido como um organizador de notícias. Sua variedade temática, com cortes transversais, pode ser vista hoje nas home pages dos jornais online nativos. A interatividade aumenta com a gestação de gêneros dialógicos, como chats, pesquisas entre leitores ou entrevistas ao vivo. Os resultados também mostram o impacto no produto da ausência de uma linha editorial politizada ou de o dono da empresa ser um importante grupo de comunicação de origem norueguesa. A possibilidade, pela primeira vez, de saber instantaneamente o tráfego de cada notícia no site determina o jornal em papel no dia seguinte. Seu carácter pioneiro propiciou mudanças formais e estruturais no fazer jornalístico que se trasladaram para a imprensa online, e que perduram no tempo, como o poder do click, o engagement ou uma agenda-setting mais extensa, e espaços mais dialógicos que despertem o interesse do leitor.

Referências

  1. Arrese, A. (2016). From Gratis to Paywalls. A Brief History of a Retro-innovation in the Press’s Business. Journalism Studies. (17). doi: http://dx.doi.org/10.1080/1461670X.2015.1027788
  2. Arroyo, M. (2006). "Impacto de la prensa gratuita en los jóvenes: algunas claves del fenómeno mediático." XXI Congreso CICOM. Congreso Internacional de Comunicación. Pamplona, Universidad de Navarra. 9 y 10 de noviembre de 2006.
  3. Bellón-Rodríguez, A. (2013). 20 Minutos: tres productos y un modelo de redacción. Tesis. Universidad de Santiago de Compostela.
  4. Bellón-Rodríguez A. y Sixto-García J. (2017) “Social Networks in 20 Minutos, the One Survivor of Free Distribution Press in Spain”. In: Freire F., Rúas Araújo X., Martínez Fernández V., García X. (eds) Media and Metamedia Management. Advances in Intelligent Systems and Computing, 503. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-46068-0_56
  5. Berganza, M. R., De Miguel, R. y Chaparro, M. A. (2011). La prensa gratuita ante las elecciones generales de España del 9 de marzo de 2008: cobertura, politización y frames en contraposición a la prensa de pago. Comunicación y Sociedad, 24(1), 35-62. doi: https://doi.org/10.15581/003.24.1.35-62
  6. Berganza, M. R., Del Hoyo, M. y Chaparro, M. A. (2011). Desarrollo y características de los diarios gratuitos en España: análisis cuantitativo de las principales cabeceras. Madrid: Dykinson, 2011.
  7. Boczkowski, P. J. y Mitchelstein, E. (2013). The news gap: when the information preferences of the media and the public diverge. Londres: MIT press.
  8. Cabrera, María Ángeles (2000). La prensa online. Los periódicos en la www. CIMS, Barcelona.
  9. Capelo Hernández, Manuel (2015): Convergencia o integración de las redacciones de papel y digital. El caso del Grupo Vocento en Andalucía. Tesis doctoral. Facultad de Comunicación de la Universidad Sevilla.
  10. Casero Ripollés, A. (2002). Diarios gratuitos: la calidad informativa en tela de juicio. Revista Latina de Comunicación Social, (50). pp. 581-593.
  11. Cornia, A, Sehl, A & Nielsen, R K (2017): Pay models in European News. Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/ourresearch/pay-models-european-news
  12. Coterón Molina, J. (2016). La Comunicación 2.0. Revista Española de comunicación en Salud, (7) Número extra, 115-119. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5643835
  13. Escolar, A. (2004). Leer o no leer, esa es la cuestión. Cuaderno de Periodistas. Revista de la Asociación de la Prensa de Madrid (1), 39-41. https://bit.ly/338vhs8
  14. Fagerjord, Anders y Storsul, Tanja (2007). “Questioning Convergence”. En Storsul, Tanja y Stuedahl, Dagny, (eds.). Ambivalence Towards Convergen-ce: Digitalization and Media Change. Nordicom. Gotemburgo, (pp. 19–319).
  15. Flores, J. M y Mirón, L.M. (2009). Prensa Gratuita y calidad Informativa: innovaciones tecnológicas, retos y perspectivas en los medios gratuitos. Apuntes y propuestas de metodologías y estándares de calidad para un nuevo modelo informativo. Madrid: FIEC.
  16. Flick, U. (2010). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata.
  17. Franco, G. y García D. (2009). La prensa gratuita generalista en España: un caso de estudio cuantitativo. Ámbitos, (18), 67-82. doi: 10.12795/Ambitos.2009.i18.05
  18. Gaitán, J. A. y Piñuel, J. L. (1998). Técnicas de investigación en comunicación social. Madrid: Síntesis,
  19. Gómez Quijano, A. (2016). La prensa más cara del mundo. Madrid: Fragua.
  20. González Alba, J. A. (2017). Lecciones de periodismo de Martin Baron. Medium.com. https://medium.com/journalismfirst/lecciones-de-periodismo-de-martin-baron-a410c9ff7064
  21. Hallin, D.C. y Papathanassopoulos, S. (2002). Political clientelism and the Media: Souther Europe and Latin America in Comparative Perspectiva. Media Culture and Society, 24(175).
  22. Juan-Doallo, Laura (2014). El periodismo ciudadano en la prensa: El caso de 20 Minutos. Tesis. Universidad de Vigo
  23. Kane, GC; Palmer, D; Phillips, AN; Kiron, D; & Buckley, N (2017). Achieving Digital Maturity Adapting Your Company to a Changing World. MITSloan Review & Deloitte. https://bit.ly/3l2Q1HA
  24. López, J. (2012). Análisis comparativo de las cabeceras de los diarios digitales españoles respecto a los impresos. Anales de documentación, 15(2), 1-16. doi: http://dx.doi.org/10.6018/analesdoc.15.2. - 150831
  25. Marradi, A., Archenti, N. y Piovani, J. (2007). Metodología de las ciencias sociales. Buenos Aires. Emecé.
  26. Martínez Rodríguez, L. (2007). “Géneros de opinión en Internet”. En García Jiménez, A. y Rupérez Rubio, P. (Ed.) Aproximaciones al periodismo digital. (pp. 207- 237). Madrid: Servicio de Publicaciones Universidad Rey Juan Carlos.
  27. McCombs, M. (2014). Setting the agenda: mass media and public opinion. Nueva Jersey: John Wiley & Sons.
  28. McCombs, M. and Shaw, D. L. (1972). The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2), 176-187.
  29. Meikle, Graham y Young, Sherman (2011). Media convergence: networked digital media in everyday life. Red Globe Press.
  30. Nafría, Ismael (2017). La reinvención de The New York Times. Knight Center for Journalism in the Americas. Universidad de Texas.
  31. Parrat, S. (2011) "Los antecedentes históricos de los diarios gratuitos generalistas". En M. R. Berganza, M. Del Hoyo y M.A. Chaparro (coords.), Desarrollo y características de los diarios gratuitos en España: análisis cuantitativo de las principales cabeceras. (pp. 31-44). Madrid: Dykinson.
  32. Peña Fernández, S; Lazcano Arrillaga, I.; y García González, D. (2016). La transición digital de los diarios europeos: nuevos productos y nuevas audiencias.
  33. Comunicar. Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, (46), 27-36. doi:http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-03
  34. Ramos, D. (2014). La integración de redacciones como respuesta a los nuevos formatos periodísticos. El caso español: 20 Minutos, ABC, El País y El Mundo. Tesis doctoral. Universidad Complutense de Madrid.
  35. Rojo, P. A. (2008). Modelos de negocio y consumo de prensa en el contexto digital. Tesis. Universidad de Murcia.
  36. Rubio, Ana (2004). Un modelo de financiación: Madrid y m@s. El primer diario que no se vende. Tesis. Universidad Complutense de Madrid.
  37. Sabes Turmo, F. (2008). La prensa gratuita en España: análisis morfológico comparativo de las publicaciones 20 Minutos, Metro, Qué! y ADN. Doxa Comunicación, 7. DOI: https://doi.org/10.31921/doxacom.n7a5
  38. Salaverría, Ramón; García, José Alberto; y Masip, Pere (2010). “Concepto de convergencia periodística”. En Convergencia digital: reconfiguración de los medios en España, (pp. 41-64).
  39. Salaverría, Ramón; Cores, Rafael; Díaz Noci, Javier; Meso, Koldo; y Larrondo, Ainara (2004). Evaluación de los ciberdiarios en las comunidades vasca y navarra. Sociedad y Comunicación. 17(1), 161-189. https://bit.ly/367bJWW
  40. Santos, M. T. (2007). El auge de la prensa gratuita en España. Leioa: Universidad del País Vasco.
  41. Vallés, M. S. (1997). Técnicas cualitativas de investigación social. Madrid: Síntesis. Varela, J. (2010). Diez años de gratuitos, y su futuro. Blog Periodistas 21. https://periodistas21.blogspot.com/search/label/gratuitos
  42. Vinyals, M. (2006). Radiografía de la prensa gratuita. II Congreso Internacional de Prensa Gratuita, Fórum de las Culturas, Barcelona. Anàlisi: Quaderns de Comunicació i Cultura (35), 239-244.
  43. Zucker, H. G. (1978). The variable nature of news media influence. Annals of the International Communication Association, 2(1), 225-240.
Como Citar
Argiñano, J.-L., & Goikoetxea-Bilbao, U. (2022). 20 minutos, referencial da imprensa livre na espanha e sua contribuição para o jornalismo online: de organizador de notícias a gêneros de diálogo. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 20(40), 29-46. https://doi.org/10.22395/angr.v20n40a2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em