Tratamento da COVID-19 nos jornais El Mercurio e La Tercera da Chile durante 2020

Luis Nitrihual Valdebenito | Biografia
Universidad de La Frontera
Ana Segovia | Biografia
Universidad Complutense de Madrid
Jorge Montecinos | Biografia
Universidad de La Frontera
Joan Pedro | Biografia
Universidad Complutense de Madrid

Resumo

Esta investigação assenta num quadro teórico que combina que combina a pragmática da esfera pública com a economia política da comunicação. Partindo da premissa de que uma sociedade democrática deve estabelecer condições que possibilitem que os atores sociais afetados por várias problemáticas se organizem para expressar suas vozes nos meios de comunicação, e que estes lhes ofereçam espaço, surge a seguinte pergunta: Os principais meios de comunicação no Chile cumprem a função de promover uma autêntica esfera pública democrática? O caso objeto de estudo concentra-se na cobertura da crise de saúde derivada da COVID-19 nos jornais El Mercurio e La Tercera durante o ano de 2020, por meio da análise de conteúdo, específicamente dos temas e figuras recorrentes nas capas desses jornais.

Os resultados revelam um tratamento sensacionalista da pandemia, contribuindo para uma atmosfera de “crise” na qual se dá espaço às vozes oficiais, mas são omitidas as críticas que poderiam construir um espaço público autêntico. Dessa forma, confirma-se a hipótese da economia política da comunicação, no sentido de que os proprietários dos meios de comunicação, alinhados ideologicamente com o poder, consolidarão uma imagem favorável das ações governamentais.

Referências

Albornoz, Luis Alfonso; Segovia, Ana Isabel; Almirón, Núria (2020). Grupo Prisa: Media Power in Contemporary Spain. New York: Routledge. ISBN: 978 03 672775 3 6

Arendt, Hannah (1993). La condición humana. Barcelona: Paidós. ISBN: 978 84 493 3163 3

Asociación hilena de agencias de medios AG (2015). Informe de lectoría.
https://aam.cl/wp- content/uploads/2018/05/Informe_de_lectoria_AAM.pdf

Bolaño, César (2005). “Economía política y conocimiento en la actual reestructuración productiva”. En: Bolaño, César; Mastrini, Guillermo; Sierra, Francisco. Economía Política, Comunicación y Conocimiento. Buenos Aires, Ediciones la Crujía, pp. 39-83. ISBN: 987 10047 9 6

Breull, Luis Adolfo (2015). “Concentración de medios en Chile”. Chile: Departamento de Estudios del Consejo Nacional de Televisión.
https://pluralismotv.org/wpcontent/uploads/2020/06/CNTV_2015_Informe_Concentracion_Medios.pdf

Cefaï, Daniel (2002). “Qu’est-ce qu’une arène publique? Quelques pistes pour une approche pragmatiste”. En: Cefaï, Daniel; Joseph, Isaac (coords.). L’heritage du pragmatisme. Conflits d’urbanité et épreuves de civisme. La Tour d’Aigues: Éditions de l’Aube, pp. 51-82. ISBN: 2 87678 749 0

Chomsky, Noam; Herman, Edward s. (1988). Manufacturing Consent. The Political Economy of the Mass Media. New York: Pantheon Books. ISBN: 0 39454 926 0

Dewey, John (2004). La opinión pública y sus problemas. Madrid: Morata.

El Desconcierto (2020). “El Desconcierto se consolida como uno de los medios digitales preferido para informarse en Chile”. El desconcierto, 26 de mayo.
https://www.eldesconcierto.cl/nacional/2020/05/26/el-desconcierto-se-consolida-como-uno-de-los-medios-digitales-preferido-para-informarse-en-chile.html

Fraser, Nancy (1993). “Repensar la esfera pública. Una contribución a la crítica de la democracia actualmente existente”, Debate Feminista, marzo, v. 7. pp. 23–58.

Gascón i Martín, Felip, & Pacheco Silva, César (2015). “Movimientos sociales emergentes y representaciones mediáticas recurrentes: Tensiones en el discurso verbo-visual construido sobre el movimiento estudiantil por la prensa de Valparaíso”, Ultima década, v. 23, n. 43, pp. 25-52.
https://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362015000200003

Gusfield, Joseph (1981). The culture of public problems. Chicago: Chicago University press. ISBN: 0226310949

Habermas, Jürgen (1982). Historia y Crítica de la Opinión Pública. Madrid: Gustavo Gili Editores. ISBN: 84 252 2015 7

Henríquez, Manuel (2019). Gasto público en servicios de Publicidad y Difusión Análisis de su comportamiento y concentración en las entidades públicas. Observatorio de Gasto Fiscal en Chile.
https://observatoriofiscal.cl/archivos/documento/Analisis_de_Gasto_en_Publicidad.pdf

Mosco, Vincent (1996). The political economy of communication: Rethinking and renewal. London: Sage. ISBN: 0 8039 8561 4

Mosco, Vincent; Mckercher, Catherine (2009). The laboring of communication: Will knowledge workers of the world unite? New York: Rowman & Littlefield. ISBN: 978-0739118139

autor El asalto de la oligarquía. Medios de comunicación y sociedad neoliberal Chile. Concepción: Escaparate. ISBN: 978 956 9065 73 6

autor La crítica literaria periodística chilena en el siglo XX. Esfera pública, industria cultural y estructura mediática. Tesis Doctoral. Madrid: Universidad Complutense de Madrid.
https://eprints.ucm.es/id/eprint/19956/1/T34297.pdf

Peñamarín, Cristina (2016). “La elaboración de pasiones y conflictos en la nueva esfera pública”. DeSignis, enero-junio, v. 24, pp. 35-59.
https://ddd.uab.cat/pub/designis/designis_a2016m1-6n24/designis_a2016n24p35.pdf

peñamarín, cristina (2017). “Mediación y mediatización de la comunicación pública. Una perspectiva pragmática”. In: Álvarez-Peralta, Miguel; Fernández-Vázquez, Guillermo; Mazzoli, Laura (eds.), La mediación fragmentaria. Mediatización y controversia en la nueva esfera pública. La Laguna, Sociedad Latina de Comunicación Social, pp. 11-36.

Peñamarín, Cristina (2020). “Fronteras afectivas de la esfera pública y semiótica pragmática”. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, V. 25, pp. 61-75.
https://doi.org/10.5209/ciyc.69968

Smythe, Dallas (1977). “Communications: Blindspot of Western Marxism”. CTheory, v. 1, N. 3, pp. 1-27.
https://journals.uvic.ca/index.php/ctheory/article/view/13715

Sparks, Collin (2007). “Extending and refining the propaganda model”. Westminster Papers in Communication and Culture, v. 4, n. 2, pp 68-84.
https://doi.org/10.16997/wpcc.86

Venturini, Tomasso (2010). “Driving in magma: how to explore controversies with actor-network theory”. Public understanding of science, v. 19, n. 3, pp. 258–273.
https://doi.org/10.1177/0963662509102694
Como Citar
Nitrihual Valdebenito, L., Segovia, A., Montecinos, J., & Pedro, J. (2024). Tratamento da COVID-19 nos jornais El Mercurio e La Tercera da Chile durante 2020. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 22(44), 1-23. https://doi.org/10.22395/angr.v22n44a04

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em