Influência das características sócio-demográficas individuais na criação de negócios no Perú

Juan León Mendoza | Biografia
Universidad Nacional Mayor de San Marcos y Universidad Nacional del Callao

Resumo

O artigo avalia se as características sócio-demográficas incidem na criação de um negócio ou empreendimento no Peru. Com a informação da Enquete Nacional de Lares sobre Condições de Vida e Pobreza de 2015, fornecida pelo Instituto Nacional de Estatística e Informática, se estimam modelos econométricos para estabelecer a probabilidade que tem um indivíduo de criar um negócio ou empresa de acordo com suas características sócio-demográficas e a região do Peru a qual pertence. Os resultados evidenciam que a probabilidade de criar um novo empreendimento pode ser afetada tanto em forma positiva como negativa pelas particularidades sociais e demográficas do indivíduo. Entre os fatores que podem incrementar a probabilidade de empreender se destacam estar empregado (33.8%) e ser chefe do lar (21.4%); enquanto que a educação superior (–11.0%) e ser homem (–3.2%) reduzem esta probabilidade.

Referências

Alba-Ramírez, Alfonso (1994). Self - employment in the midst of unemployment: the case of Spain and the United States. En: Applied Economics, Vol. 26, No. 3, p. 189-204.

Alderete, María (2012). El impacto de las TIC en la actividad emprendedora a nivel de países. Asociación Argentina de Economía Política: Buenos Aires, Argentina, 25p.

Aldrich, Howard y Cliff, Jennifer (2003). The pervasive effects of family on entrepreneurship: toward a family embeddedness perspective. En: Journal of Business Venturing, No. 18, p. 573-596.

Álvarez, Agustín y Valencia, Pilar (2008). Un análisis de los factores sociodemográficos determinantes en la creación de empresas en el marco de la interculturalidad. En: Revista de Economía Mundial, No.18, p. 341-353.

Amit, Raphael; Muller, Eitan y Cockburn, Iain (1995). Opportunity costs and entrepreneurial activity. En: Journal of Business Venturing, Vol.10, No. 2, p. 95-106.

Arab, Elías y Díaz, Alejandra (2015). Impacto de las redes sociales e internet en la adolescencia: aspectos positivos y negativos. En: Revista Médica de la Clínica Condes, Vol. 26, No. 1, p. 07-13.

Audretsch, David; Carree, Martín y Thurik, Roy (2002). Does entrepreneurship reduce unemployment? Tinbergen Institute Discussion Paper TI 2001-074/3, 13p.

Blanchflower, David; Oswald, Andrew y Stutzer, Alois (2001). Latent entrepreneurship across nations. En: European Economic Review, Vol. 45, No. 4 - 6, may, p. 680-691.

Burt, Ronald (2000). The network structure of social capital. En: Research in Organizational Behavior, Vol. 22, p. 345-423.

Capelleras, Joan; Cotín, Ignacio; Martín, Víctor y Larraza, Martín (2013). The influence of individual perceptions and the urban/rural environment on nascent entrepreneurship. En: Investigaciones Regionales, No. 26, p. 97-113.

Corradin, Stefano y Popov, Alexander (2013). House prices, home equity and entrepreneurships. Working Paper Series, No. 1544, 42p.

Davidsson, Peter y Honig, Benson (2003). The role of social and human capital among nascent entrepreneurs. En: Journal of Business Venturing, Vol. 18, No. 3, may, p. 301-331.

De Soto, Hernando (2000). El misterio del capital: por qué el capitalismo triunfa en Occidente y fracasa en el resto del mundo. El Comercio: Lima, Perú, 287p.

Díaz, Francisco y González, José (2005). Comportamiento emprendedor e inmigración. En: Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, Vol. 15, No. 2, julio-diciembre, p. 85-101.

Doh, Soogwan y Zolnik, Edmund (2011). Social capital and entrepreneurship: An exploratory analysis. En: Journal of Business Management, Vol. 5, No. 12, june, p. 4961-4975.

Dunn, Thomas y Holtz - Eakin, Douglas (2000). Financial Capital, Human Capital, and the Transition to Self-Employment: evidence from intergenerational links. En: Journal of Labor Economics, Vol. 18, No. 2, april, p. 282-305.

Estrin, Saul; Mickiewicz, Tomasz y Stephan, Ute (2016). Human capital in social and commercial entrepreneurship. En: Journal of Business Venturing, Vol. 31, No. 4, july, p. 449 - 467.

Evans, David y Jovanovic, Boyan (1989). An estimated model of entrepreneurial choice under liquidity constraints. En: Journal of Political Economy, Vol. 97, No. 4, august, p. 808-827.

Figueiredo, Vanessa y Oliveira, Ana (2015). Assessing the main determinants of entrepreneurship in Portugal. En: Tourism & Management Studies, Vol. 11, No. 1, p. 182-190.

García, Pedro y Valencia, Miller del Pilar (2009). Factores de éxito del proceso de puesta en marcha de la empresa: valores culturales, redes sociales y ayudas públicas. En: Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa, Vol. 15, No. 3, p. 101-117.

Giannetti, Mariassunta y Simonov, Andrei (2004). On the determinants of entrepreneurial activity: Social norm, economic environment and individual characteristics. En: Swedish Economic Policy Review, No. 11, p. 269-313.

Gluzmann, Pablo; Jaume, David y Gasparini, Leonardo (2012). Decisiones laborales en América Latina: el caso de los emprendedores. Corporación Andina de Fomento: Caracas, Venezuela, 102p.

INEI-Instituto Nacional de Estadística e Informática (2015). Nota de Prensa, No. 30, marzo. Lima, Perú, 2p.

INEI-Instituto Nacional de Estadística e Informática (2016). Encuesta Nacional de Programas Estratégicos 2011 - 2015. Lima, Perú, 188p.

Johansson, Edvard (2000). Self-employment and the predicted earnings differential - evidence from Finland. En: Finnish Economic Papers, Vol. 13, No. 1, spring, p. 45-55.

Kelley, Donna; Singer, Slavica y Herrington, Mike (2016). 2015/2016 Global Report-GEM Global Entrepreneurship Monitor. Babson College, 152p.

León, Juan y Huari, David (2010). Determinantes del proceso de emprendimiento empresarial femenino en el Perú. En: Revista Pensamiento Crítico, No. 13, p. 57-70.

Minniti, María y Bygrave, William (2001). A dynamic model of entrepreneurial learning. En: Entrepreneurship Theory and Practice, Vol. 23, No. 4, p. 41-52.

Morales-Gualdrón, Silvia y Roig, Salvador (2006). La decisión de crear una empresa: Un análisis a partir de la base de datos del proyecto GEM. En: Entrepreneurship: conceptos, teoría y perspectiva. Cuervo, Álvaro; Ribeiro, Domingo y Roig, Salvador (Coordinadores). Fundación Bancaja: Valencia, España, 316p.

Neira, Isabel; Portela, Marta; Cancelo, Maite y Calvo, Nuria (2013). Social and human capital as determining factors of entrepreneurshi in the Spanish Regions. En: Investigaciones Regionales, No. 26, p. 115-139.

Oelckers, Felipe (2015). Emprendimiento en la tercera edad: Una revisión de la situación actual. En: Journal of Technology Management and Innovation, Vol. 10, No. 3, p. 143-153.

OIT-Organización Internacional del Trabajo (2014). Perfil del emprendedor informal limeño. Oficina de la OIT para los Países Andinos. Lima, Perú, 24p.

Oliver, Whitney y Marshall, María (2006). What do we really know about entrepreneurs? An analysis of nascent entrepreneurs in Indiana. Working Paper No. 06-14, 20p.

Pekkala, Sari; Kerr, William y Nanda, Ramana (2015). House money and entrepreneurship. Working paper No. 15 - 069, 50p.

Poschke, Markus (2013). Who becomes an entrepreneur? Labor market prospects and occupational choice. En: Journal of Economic Dynamics & Control, Vol. 37, No. 3, noviembre, p. 693-710.

Ramsey, Frank (1928). A mathematical theory of saving. En: Economic Journal, Vol. 38, No. 152, diciembre, p. 543-559.

Renzulli, Linda; Aldrich, Howard y Moody, James (2000). Family matters: gender, networks, and entrepreneurial outcomes. En: Social Forces, Vol. 79, No. 2, diciembre, p. 523-546.

Reyes, Celia; Tullao, Tereso; Rivera, John; Mandap, Anne; Asirot-Quilitis, Jasminda; Bancolita, Joel; Baris, Marsmath; Sioson, Erica; Leyso, Novee y Calubayan, Steffie (2013). Remittances, entrepreneurship and local development in the Philippines: A tale of two communities. DLSU Angelo King Institute for Economic and Business Studies: Manila, Philippines, 130p.

Reynolds, Paul (2005). Understanding business creation: Serendipity and scope in two decades of business creation studies. En: Small Business Economics, Vol. 24, No. 4, may, p. 359-364.

Ritsila, Jari y Tervo, Hannu (2002). Effects of unemployment on new firm formation: micro-level panel data evidence from Finland. En: Small Business Economics, Vol. 19, No. 1, febrero, p. 31-40.

Shane, Scott y Cable, Daniel (2002). Network ties, reputation, and the financing of new ventures. En: Management Science, Vol. 48, No. 3, marzo, p. 364 - 381. Shane, Scott y Venkataraman, Sankaran (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. En: The Academy of Managment Review, Vol. 25, No. 1, enero, p. 217 - 226.

Singh, Gangaram y De - Noble, Alex (2003). Early retirees as the next generation of entrepreneurs. En: Entrepreneurship Theory and Practice, Vol. 23, No. 3, spring, p. 207-226. Universidad ESAN (2015). Global Entrepreneurship Monitor: Perú 2013. ESAN: Lima, Perú, 80p.

Van der Zwan, Peter; Verheul, Ingrid y Thurik, Roy (2012). The entrepreneurial ladder, gender, and regional development. En: Small Business Economics, Vol. 39, No. 3, october, p. 627 - 643.

Vinogradov, Evgueni y Gabelko, María (2010). Entrepreneurship amon Russian inmigrants in Norway and their stay at home peers. En: Journal of Developmental Entrepreneurship, Vol. 15, No. 4, november, p. 461 - 479.

Wagner, Joachim (2004). Nascent Entrepreneurs. Discussion Paper No. 1293, 33p.
Como Citar
León Mendoza, J. (2015). Influência das características sócio-demográficas individuais na criação de negócios no Perú. Semestre Económico, 20(43), 37-60. https://doi.org/10.22395/seec.v20n43a2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em