Atitudes dos professores face à utilização e manejo das TIC na formação eficiente

Juan Amadís Socorro Ovalles | Biografia
Universidad de Córdoba, Córdoba, España
Eloísa Reche Urbano | Biografia
Universidad de Córdoba, Córdoba, España

Resumo

A atitude do professor no uso e manejo das tecnologias da informação e comunicações é de fundamental importância para oferecer uma formação bem-sucedida aos seus alunos; esta deve ser fortalecida por meio de uma preparação académica e uma motivação positiva que proporcione uma formação sólida aos estudantes e as futuras gerações. O objetivo principal desse artigo é “descobrir a atitude dos docentes face a utilização e o manejo das TIC”. Para alcançar o objetivo optamos por estudo não experimental, descritivo ex post facto, e nos adaptamos os questionários de Agrada, Hinojo e Sola (2016), aos quais incorporamos os itens necessários de acordo com a teoria analisada. O total de professores é de noventa e dois, dos quais o questionário foi aplicado a oitenta profissionais docentes da Faculdade de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica Madre e Mestra (PUCMM) (Santo Domingo, República Dominicana). A informação obtida foi processada no programa estadístico Statictical Packge for the Social Sciences (SPSS); depois prosseguimos a tirar a informação para a sua análise e discussão; finalmente apresentamos as conclusões, as quais mostram as atitudes fundamentais nos professores universitários para conseguir que seus estudantes adquiram conhecimentos educativos que lhes permita ser bem sucedidos nos processos de aprendizagem e ser profissionais bem reconhecidos na sociedade.

Referências

  1. Agreda, M. M., Hinojo, L. M. A. y Sola, R. J. M. (2016). Diseño y validación de un instrumento para evaluar la competencia digital de los docentes en la educación superior española. Píxel-Bit, Revista de Medios y Educación, (49), 39-56. https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61713
  2. Barroso, J. M., Matos, V. Y. y Aguilar, S. (2019). Análisis de los recursos, usos y competencias tecnológicas del profesorado universitario para comprender y mejorar el proceso de aprendizaje del alumnado. Revista Iberoamericana De Educación, 80(1), 193-217. https://doi.org/10.35362/rie8013466
  3. Choquecota, K. y Quispe, E. J. (2021). Actitud hacia el uso de las TIC y desempeño autopercibido en docentes de Lima en confinamiento por COVID-19 [tesis de pregrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. Repositorio Institucional. https://dx.doi.org/10.20511/USIL.thesis/11254
  4. Díaz, A. M. y Torres, A. P. (2021). Actitudes docentes hacia las tecnologías de información y comunicación estrategias didácticas en cuatro instituciones de educación inicial en Santiago de Surco [tesis de pregrado, Universidad San Ignacio de Loyola]. Repositorio Institucional. https://hdl.handle.net/20.500.14005/11987
  5. Flores-Lueg, C. (2017). Actitud de futuros maestros frente al uso de TIC en educación: un análisis descriptivo. Notandum, 20(44-45), 53-68. https://doi.org/10.4025/notandum.44.6
  6. Flores-Lueg, C. y Roig-Vila, R. (2017). La actitud del profesorado: una variable a medir en el contexto de la integración educativa de las TIC. En J. Gómez-Galán y E. López-Meneses (eds.), Instructional Strategies in Teacher Training (pp. 110-120). UMET Press. https://bit.ly/3B6fjNs
  7. García Ruiz, R. y Pérez Escoda, A. (2021). La competencia digital docente como clave para fortalecer el uso responsable del Internet. Campus Virtuales 10(1), 59-71. http://www.uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/781
  8. García Reina, L. (2021). La práctica profesional docente, un dispositivo contextualizado para la formaciónen las licenciaturas de la Fundación Universitaria San Alfonso. Ciencias Sociales y Educación, 10(20), 169-196. https://doi.org/10.22395/csye.v10n20a8
  9. Guevara. A. G. P., Verdesoto, A. A. E. y Castro, M. N. E. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). RECIMUNDO, 4(3), 163-173. https://recimundo.com/index.php/es/article/view/860
  10. González Alonso, J. y Pazmiño Santacruz, M. (2015). Cálculo e interpretación del Alfa de Cronbach para el caso de validación de la consistencia interna de un cuestionario, con dos posibles escalas tipo Likert. Revista Publicando, 2(1), 62-67. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-423821
  11. González, R. O., Polanco, R. y Peñalosa, E. (2021). Desarrollo de una escala de actitudes hacia el uso de las Tecnologías de la información y la Comunicación (TIC) en la actividad docente. Revista de la Educación Superior, 50(197), 97-116. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/resu/article/view/1581
  12. Hernández Ramos, J. P. y Torrijos Fincias, P. (2019). Percepción del profesorado sobre la integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en las modalidades docentes. Influencia del género y la edad. Edmetic, 8(1), 128-164. https://doi.org/10.21071/edmetic.v8i1.10537
  13. ISTE Standards for Educators. (2017). Estándares Nacionales sobre Tecnología Educativa. https://www.iste.org/es/iste-standards
  14. Leal García, L. (2021). Actores y sus Prácticas en la Investigación en una Universidad Pública [tesis de maestría, Universidad Autónoma de Querétaro]. Repositorio Institucional. http://ri-ng.uaq.mx/handle/123456789/2892
  15. Madrid Hincapié, J. M. (2020). ¿Pensamiento crítico? Ni lo uno ni lo otro. Ciencias Sociales y Educación, 9(18). 159-174. https://doi.org/10.22395/csye.v9n18a7
  16. Martínez, C. (2018). Investigación Descriptiva: Tipos y Características [documento de estudio, Fundación Universitaria Navarra]. https://www.studocu.com/co/document/fundacion-universitaria-navarra/medicina/investigacion-descriptiva-de-proyectos/16445514
  17. Mejía, A., Silva, C., Villarreal, C., Suarez, D. y Villamizar, C. (2018). Estudio de los factores de resistencia al cambio y actitud hacia el uso de las TIC por parte del personal docente. Revista Boletín Redipe, 7(2), 53-63. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/428
  18. Muñoz-Pérez, E. y Cubo-Delgado, S. (2019). Digital competence, special education teachers’training and attitude towards the ICT (information and communication technologies). Profesorado, 23(1), 209-241. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9151
  19. Orellana, N., Almerich, G., Belloch, C. y Díaz, I. (2004, 16-18 de junio). La actitud del Profesorado ante las TIC: un aspecto clave para la integración [ponencia]. IV encuentro de Virtual Educa, Barcelona, España. https://www.researchgate.net/publication/271508021
  20. Ortega, G. G. A. (2021). Actitudes homofóbicas en estudiantes universitarios de psicopedagogía y psicología educativa [tesis de pregrado, Universidad Nacional de Chimborazo]. Repositorio Digital. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/7656
  21. Pontifica Universidad Javeriana y Organizaciones de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2016). Competencias y estándares TIC desde la dimensión pedagógica: Una perspectiva desde los niveles de apropiación de las TIC en la práctica educativa docente. https://es.calameo.com/read/0024430811aef967808a3
  22. Solís García, P. y Borja González, V. (2021). Actitudes del profesorado de Educación Física hacia la inclusión de alumnos con discapacidad. Retos, 39, 7-12. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77841
  23. Tapia, S. H. G. (2018). Actitud hacia las TIC y hacia su integración didáctica en a formación inicial docente. Revista actualidades investigativas en educación, 18(3), 1-29. https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34437
  24. Tejedor, J. T., Muñoz-Repiso, G. V. y San Segundo, S. P. (2009). Medida de actitudes del profesorado universitario hacia la integración de las TIC. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, (33), 115-124. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3056483
  25. Uribe, Z. A. (2018). Referencias pedagógicas de la educación expandida. Ciencias Sociales y Educación, 7(13). 111-129. https://doi.org/10.22395/csye.v7n13a5
  26. Yong, L. A., Rivas, L. A., y Chaparro, J. (2010). Modelo de aceptación tecnológica (TAM): Un estudio de la influencia de la cultura nacional y del perfil del usuario en el uso de las TIC. Revista Innovar, 20(36), 187-203. https://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/29202
Como Citar
Socorro Ovalles, J. A., & Reche Urbano, E. (2022). Atitudes dos professores face à utilização e manejo das TIC na formação eficiente. Ciencias Sociales Y Educación, 11(21), 166-196. https://doi.org/10.22395/csye.v11n21a8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em