Implementação de recursos audiovisuais como estratégia de validação pedagógica

Julián Darío Forero Sandoval | Biografia
Universidad Pontificia Bolivariana Montería
Estela Mireya Díaz Buitrago | Biografia
Institución Educativa José María Córdoba, Montería

Resumo

O presente artigo é produto de uma pesquisa com desenho quase experimental, cujo objetivo foi validar uma estratégia pedagógica para implementar recursos didáticos audiovisuais em instituições educativas. Sua fundamentação teórica configurou-se por meio de duas variáveis: as práticas didáticas (variável dependente) e os recursos audiovisuais (variável independente). Com um modelo de grupo controle do 11º ano da Instituição Educativa Camilo Torres, de Mocarí (Montería, Colômbia), conseguimos identificar as necessidades de aprendizagem mais frequentes que os estudantes de secundária apresentam, classificar os recursos didáticos audiovisuais com os quais contam os docentes e modelar, implementar e validar uma estratégia pedagógica por meio da elaboração de três produtos audiovisuais, três programas de rádio e um blog.

Referências

Blázquez, F. (1994). Propósitos formativos de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación en la formación de maestros. En F. Blázquez, J. Cabero y F. Loscertales (Eds.), Nuevas tecnologías de la información y la comunicación (pp. 257-268). Sevilla: Alfar.

Cabero, J. (1998). Usos e integración de los medios audiovisuales y las nuevas tecnologías en el currículum. Recuperado de http://ardilladigital.com/DOCUMENTOS/TECNOLOGIA%20EDUCATIVA/TICs/T2%20NNTT%20Y%20N%20ED/CABERO%20NNTT%20Y%20CURRICULUM.pdf

Crovi, D. (2010). El entramado reticular de la educación: una mirada desde la comunicación. En R. Aparici (Coord.), Educomunicación: más allá del 2.0 (pp. 105-128). Barcelona: Gedisa.

Díaz, E., Alvarino, G. y Carrascal, N. (2011). Enfoques de aprendizaje y niveles de compresión, El ambiente universitario en ambientes tecnológicos. Montería: SUE Caribe. Recuperado de https://issuu.com/librosisabel/docs/enfoques_aprendizaje_niveles_compresi_n

Escudero, J. (1995). La integración de las nuevas tecnologías en el currículum y en el sistema escolar. En J. L. Rodríguez Diéguez y Ó. Sáenz (Coords.), Tecnología educativa: nuevas tecnologías aplicadas a la educación (pp.397-412). Navarra: Marfil.

Freire, P. (1973). ¿Extensión o comunicación? La concientización en el medio rural. Buenos Aires: Siglo XXI.

Gall, E. (2005). Prácticas educomunicativas: miradas sobre lo inacabado. Recuperado de https://www.usp.br/nce/?wcp=/aeducomunicacao/saibamais/textos/texto,2,46,268

Gutiérrez, A. (2010). Creación multimedia y alfabetización en la era digital. En R. Aparici (Coord.), Educomunicación: más allá del 2.0 (pp. 171-186). Barcelona: Gedisa.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (1999). Metodología de la Investigación. México: McGraw Hill.

Jackson, P. (1992). La vida en las aulas. Madrid: Morata.

Mallas, S. (1979). Medios audiovisuales y pedagogía activa. Barcelona: CEAC.

Marrero, J. (1993). Las teorías implícitas del profesorado: vínculo entre la cultura y la práctica de la enseñanza. En M. J. Rodrigo, A. Rodríguez y J. Marrero (Eds.), Las teorías implícitas: una aproximación al conocimiento cotidiano (pp. 243-276). Madrid: Visor.

Porcher, L. (1974). La escuela paralela. Buenos Aires: Kapelusz.

Rodríguez, N. (1996). Modelos y medios. Aula Abierta, (66). 3-30.

Salinas, J. (1987). Mass-media y educación social. en A. Colom (Ed.), Modelos de intervención socioeducativa (pp. 252-276). Madrid: Narcea.
Como Citar
Forero Sandoval, J. D., & Díaz Buitrago, E. M. (2018). Implementação de recursos audiovisuais como estratégia de validação pedagógica. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 17(33), 275-291. https://doi.org/10.22395/angr.v17n33a12

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em