Copyright and Licensing:
Copyright (c) 2023 Anagramas Rumbos y Sentidos de la Comunicación
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
- Articles
-
Publicado: setembro 9, 2019
Resumo
Este artigo explica como se dá a relação entre os diretores, roteiristas, produtores, realizadores e pesquisadores independentes da televisão pública do Chile, da Colômbia e do México, e a audiência infantil. Além disso, estabelece os critérios para definir um público-alvo. Para este estudo de corte qualitativo, 21 questionários foram aplicados aos realizadores de programas emitidos por meio dos canais de televisão pública como TVN e Novasur do Chile, o canal Once e Canal 22 do México e Señal Colombia, que receberam nominações ou prêmios nacionais e internacionais desde sua transmissão. Os resultados evidenciam que a relação se dá por iniciativa própria e não pelos canais. Ainda, esta é produzida tanto na fase criativa do projeto para testar sua viabilidade quanto na etapa de produção dos conteúdos durante as gravações. No entanto, identifica-se que não há um acompanhamento sobre a aceitação e apropriação das mensagens produzidas e emitidas pelos canais de televisão, especialmente naqueles que produzem propostas culturais e de entretenimento educativo — um dos objetivos da televisão pública. Finalmente, os criativos da televisão oferecem uma série de recomendações importantes para o momento de criar um projeto audiovisual infantil, que leva em consideração aspectos como a pesquisa, os conteúdos, a produção e a participação da audiência.Referências
- Aguaded, J. I. (2005). Estrategias de edu comunicacion en la sociedad audiovisual. Revista Comunicar, 24, 25-34.
- Almada, M. (2014). Fuimos colores. Canal 22.
- Ávila, J., y Acosta, C. (2016). Epistemología del pensamiento visual contemporáneo desde el imaginario transdisciplinario. Anagramas, 14(28), 167-240.
- Buzeta, C., y Moyano, P. (2013). La medición de las audiencias de televisión en la era digital. Cuadernos.Info, 33, 53-62. https://doi.org/10.7764/cdi.33.503
- Cabrera, L., y Veneras, V. (2013). Mr. Trance. Señal Colombia.
- Cáceres, M. D.,y Brändle, G. (2011). El uso de la televisiónen un contexto multipantallas: viejas prácticas en nuevos medios. Análisi, 43, 21-44.
- Cahm, A., Kalagian, T., y Lyon, C. (2008). Business Models for Children’s Media. En S. L. Calvert y B. J. Wilson (eds.), The Handbook of Children, Media, and Development (pp. 27-48). Blackwell Publishing. https://doi.org/10.1002/9781444302752
- Ceppi, Á. y Covarrubias, H. (2016). Puerto papel. Chile, Brasil, Colombia & Argentina. TVN, Señal Colombia, Gloob & Pakapaka.
- Crespo-Pereira, V., Martínez-Fernández, V., y Campos-Freire, F. (2017). Neuroscience for Content Innovation on European Public Service Broadcasters. Comunicar, 52, 09-18. https://doi.org/10.3916/C52-2017-01
- Díaz, Á., y Peirano, P. (2014). 31 minutos. TVN.
- Egaña, A., y Puga, P. (2010). Tikitiklip. TVN.Esomar (2009). Global Guidelines on Out-of-Home Audience Measurement. Version 1.0. Esomar Recuperado de https://www.esomar.org/uploads/public/knowledge-and-standards/codes-and-guidelines/ESOMAR_Global-Guidelines-on-Out-of-Home-Audience-Measurement_v.1.0.pdf
- Federal Communications Commission (fcc) (2016). The V-Chip: Options to Restrict What Your Children Watch on TV. Consumer Guide. fcc. Recuperado de https://www.fcc.gov/consumers/guides/v-chip-putting-restrictions-what-your-children-watch
- Fedorov, A. (2014). Media Education Literacy in the World: Trends. European Researcher, 67(1-2), 176-187. https://doi.org/10.13187/issn.2219-8229
- Fernandes, T., y Remelhe, P. (2016). How to engage customers in co-creation: customers’ motivations for collaborative innovation. Journal of Strategic Marketing, 24(3-4), 311-326. https://doi.org/10.1080/0965254X.2015.1095220
- Gómez, P. (2010). ¿Con quésueñas? TVN.González, C. (2010). La lleva. Ministerio de Cultura, rtvc Señal Colombia, Pontificia Universidad Javeriana y Canal 13.
- Gozansky, Y. (2017). From pupils to consumers: the transformation of the concept of childhood in Israeli children’s television. Journal of Children and Media, 11(1), 36-52. https://doi.org/10.1080/17482798.2016.1203809
- Hadas, L., y Shifman, L. (2013). Keeping the Elite Powerless: Fan-Producer Relations in the “Nu Who” (and New YOU) Era. Critical Studies in Media Communication, 30(4), 275-291. https://doi.org/10.1080/15295036.2012.676193
- Hall, S. (2012). Encoding/Decoding. En M. Durham y D. Kellner (Eds.), Media and Cultural Studies: Keywords (2º ed, pp. 137-144). John Wiley & Sons.
- Hallvard, M., Poell, T., y van Dijck, J. (2015). Rearticulating Audience Engagement: Social Media and Television. Television & New Media, 17(2), 99-107. https://doi.org/10.1177/1527476415616194
- Hartley, J. (2002). Cultural and Media Studies: The Key Concepts (Third Edit). Routledge.
- Livingstone, S. (2005). On the relation between audiences and publics. En S. Livingstone (Ed.), Audiences and publics: when cultural engagement matters for the public sphere (Vol. 2, pp. 17-42). Cultural Studies Intellect. https://doi.org/10.1177/02673231080230030504
- Livingstone, S., y Das, R. (2013). The end of audiences? En J. Hartley, J. Burgess y A. Bruns (eds.), A Companion to New Media Dynamics (pp. 104-121). Blackwell Publishing. https://doi.org/10.1002/9781118321607
- Martínez, C. (2016). “They Are Totally Unfiltered”: Constructions of the Child Audience among Swedish Advertising Producers. Television & New Media, 1-17. https://doi.org/10.1177/1527476416637676Martínez, T. (2016). Mi lugar. Once Niños.
- Mayer, V. (2016). The Places Where Audience Studies and Production Studies Meet. Television & New Media, 1-13. http://doi.org/10.1177/1527476416652482
- Ortega, F., González Ispierto, B., y Pérez Peláez, M. E. (2015). Audiencias en revolución, usos y consumos de las aplicaciones de los medios de comunicación en tabletas y teléfonos inteligentes. Revista Latina de Comunicacion Social, 70, 627-651. https://doi.org/10.4185/RLCS-2015-1063
- Ortega, F., Pereira, C., e Igartua, J. J. (2016). A quantitative approach to the television programs aimed to child and youth audience in Brazil. Communication & Society, 29(3), 49-67. https://doi.org/10.15581/003.29.3.49-68
- Pearce, L. J., y Field, A. P. (2016). The Impact of “Scary” tv and Film on Children’s Internalizing Emotions: A Meta-Analysis. Human Communication Research, 42(1), 98-121. https://doi.org/10.1111/hcre.12069
- Pérez Tornero, J., Martínez-Cerdá, J. F., Portalés Oliva, M., Durán Becerra, T., Peralta García, L. y Julià Cano, A. (2015). Showing films and other audiovisual content in European Schools Obstacles and best practices. Digital Agenda for Europe. https://doi.org/10.2759/038024
- Piotrowski, J. T. (2014). Participatory Cues and Program Familiarity Predict Young Children’s Learning From Educational Television. Media Psychology, 17(3), 311-331. https://doi.org/10.1080/15213269.2014.932288
- Rincón, M., Rincón, M.,y de Jesús, U. (2010). Guillermina y Candelario. Señal Colombia.
- Salazar, O. (2012). Kiplata. Canal Once.Sánchez, M. (2013). El mundo animal de Max Rodríguez. Señal Colombia, Pakapaka, Tribu 70 y Centro Ático.Santamaría, Y. (2013). Camusi camusi. Señal Colombia.
- Sekarasih, L., Nayar, K., O’Malley, D., Olson, C., y Scharrer, E. (2016). Entertaining audiences, ensuring inclusivity, and considering media influence: Sixth graders’ understanding of media producers’ responsibility. The Communication Review, 19(2), 128-152. https://doi.org/10.1080/10714421.2016.1161338
- Vega, J., y Lafaurie, A. (2013). Observar tv: Un observatorio infantil de televisión para la interlocución de los niños. Revista Comunicar, 20(40), 145-153. https://doi.org/10.3916/C40-2013-03-05
- Veloso, P. (2015). Pichintún. Chile: cntv, Novasur.
- Zanker, R. (2011). Producers Speak: Creating Civic Spaces for New Zealand Children. Media International Australia, (139), 32-41.
Como Citar
Gutiérrez-González, C. (2019). La relación entre los creativos independientes de la televisión pública y la audiencia infantil. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 18(35), 39-55. https://doi.org/10.22395/angr.v18n35a3
Downloads
Não há dados estatísticos.