Sonhos pandêmicos. Uma análise semiótica de histórias oníricas de infância e adolescencia na costa argentina

María Laura Schaufler Lang | Biografia
Universidad Nacional de Entre Ríos
Leandro Drivet | Biografia
CONICET-Centro de Investigación en Filosofía Política y Epistemología (CIFPE)
Mariana Beatriz López | Biografia
CONICET- Centro Interdisciplinario de Investigación en Ciencias de la Salud y del Comportamiento (CIICSAC).

Resumo

O artigo apresenta resultados do projeto de pesquisa “Efeitos do isolamento social preventivo no exercício do direito à saúde nas infâncias argentinas”, destinado a investigar experiências de infâncias e adolescentes na pandemia de COVID 19 durante o Isolamento e Distanciamento Social Preventivo e Obrigatório. Este texto expõe e analisa temas emergentes em relatos de sonhos de infância e adolescencia na região do Litoral durante a pandemia de COVID-19. Este artigo explora os significados da pandemia e as medidas a ela vinculadas para essa população por meio da análise de relatos oníricos de infâncias e adolescentes da região do Litoral Argentino (Nó Entre Ríos). Para o estudo, foram coletadas 82 histórias entre maio e junho de 2021, das quais este artigo analisa uma amostra de 39 delas.

A partir de uma análise semiótica relacionada à psicanálise e aos estudos de gênero, a iniciativa de considerar as narrativas oníricas como material digno de análise implica uma vontade de interpretálas não apenas para investigar tal população, mas também para abordar problemas emergentes da cultura contemporânea. Entre os temas analisados nas histórias estão: a) fantasias sobre o bem e o mal; b) preocupações com segurança e violencia de gênero; c) ansiedades associadas à solidão e ausências, e desejos de futuro associados à independência, educação, amor. Longe de pretender representar suas vozes subalternas, esses achados falam de sofrimentos e lutas simbólicas, bem como de desejos e sugestões para o mundo adulto em torno da gestão da pandemia, da cidade e do espaço público, da importância da sociabilidade, do brincar e do corpo actividade, cuidado e segurança num contexto disruptivo.

Referências

  1. Barthes, R. (1993 [1985]). La aventura semiológica. Barcelona: Paidós.
  2. Barthes, R. (2001 [1977]). Fragmentos de un discurso amoroso. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
  3. Barthes, R. (2009 [1957]). Mitologías. Madrid: Siglo XXI Editores.
  4. Bourdieu, P. (1999). “Comprender”, en La miseria del mundo. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. 527-543.
  5. Burke, P. (2000 [1997]). Formas de historia cultural. Trad.: B. Urrutia. Madrid: Alianza.
  6. De Beauvoir, S. (2017). Memorias de una joven formal. Buenos Aires: De Bolsillo.
  7. Drivet, L. (2010). Freud y el patriarcado. XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores de AUGM, Santa Fe. Resúmenes en libro de actas.
  8. Drivet, L. (2021). Leandro Drivet se refirió a la investigación sobre la vulnerabilidad de las infancias producto del aislamiento durante la pandemia. FCEDU, UNER. 05/11/2021. https://www.fcedu.uner.edu.ar/?p=55389
  9. Drivet, L. (2021). San Martín en ‘El país de los juguetes’. Análisis Digital. Paraná, Entre Ríos Argentina. https://www.analisisdigital.com.ar/opinion/2021/08/21/san-martin-en-el-pais-delos-
  10. juguetes
  11. Drivet, L., López, M. y Schaufler, M. L. (2022). Efectos del aislamiento social preventivo en las infancias: Presentación de resultados preliminares. Facultad de Ciencias de la Educación, UNER. https://www.youtube.com/watch?v=ZXzu8V69bBE
  12. Drivet, L., López, M., Schaufler, M. L. y Hetzer, J. P. (2021). Sueños de niños, niñas y adolescentes durante el ASPO. Incertidumbre, angustia por el aislamiento y violencia de género. Córdoba: Cuadernos del CIPeCo (2).
  13. Drivet, Leandro. (2022). Lo onírico es político. Sobre la interpretación cultural de los sueños. Revista Psicoanálisis en la Universidad. Rosario: Facultad de Psicología, UNR. En prensa.
  14. Foucault, M. (2002). Las palabras y las cosas. Buenos Aires: Siglo XXI.
  15. Foucault, M. (2009). Seguridad, territorio, población. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
  16. Freud, S. (1991 [1900]). La interpretación de los sueños, en Obras completas, Tomos IV (completa) y V, pp. 345-612. Buenos Aires: Amorrortu.
  17. Freud, S. (2017). El porvenir de una ilusión. Amorrortu.
  18. Freud, S. (2006 [1901]). sobre el sueño, en Obras completas, Tomo V. Buenos Aires: Amorrortu.
  19. Haraway, D. (2020). Manifiesto para cyborgs. Buenos Aires: Letra Sudaca.
  20. Haraway, D. (2021). Testigo Modesto. Buenos Aires: Rara Avis.
  21. Hooks, B. (2021). Todo sobre el amor. Barcelona: Paidós.
  22. INDEC, Instituto Nacional de Estadísticas y Censos de la República Argentina. (2022). Censo 2022. https://www.indec.gob.ar/indec/web/Nivel4-Tema-2-41-165
  23. Kristeva, J. (1988). El lenguaje, ese desconocido. Introducción a la lingüística. Madrid: Fundamentos.
  24. López, M. B. y Drivet, L. (2022). Salud mental de las infancias y adolescencias argentinas en los contextos de pandemia y post-pandemia. I Jornadas Nacionales de Estudios sobre Infancias, Adolescencias y Políticas Públicas. Córdoba, Argentina: Universidad Nacional de Córdoba.
  25. López, M. B. y Drivet, L. (2023). Salud mental de niños, niñas y adolescentes argentinos, y pandemia por COVID-19: factores de riesgo y lecciones aprendidas. Psicodebate, 23(1), pp. 64–81. http://dx.doi.org/10.18682/pd.v23i1.7020
  26. Ministerio de Educación. (2006). Eje: Ejercer nuestros derechos. Programa Nacional de Educación Sexual Integral (ESI). https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/eje-ejercer-nuestrosderechos.pdf
  27. Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. (2006). Programa Nacional de Educación Sexual Integral. Ley 26150. http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/120000-124999/121222/norma.htm
  28. Monroy, M. (2022). “La autodefensa feminista sigue siendo una propuesta para el empoderamiento”, en Pikara Magazine, 16/02/2022. Recuperado en 9 de mayo de 2022, desde:https://www.pikaramagazine.com/2022/02/la-autodefensa-feminista-sigue-siendo-una-propuesta-para-elempoderamiento/?utm_campaign=golpe&utm_medium=email&utm_source=acumbamail
  29. Organización de las Naciones Unidas (2020). “La ONU y Argentina luchan con la otra pandemia del coronavirus, la violencia de género”. Abril 2020. Recuperado en 9 de mayo de 2022, desde: https://news.un.org/es/story/2020/04/1473082
  30. Paricio del Castillo, R. y Pando Velasco M. F. (2020). Salud mental infanto-juvenil y pandemia de Covid-19 en España: cuestiones y retos. Revista de psiquiatria infanto-juvenil, 37(2), 30-44. Doi: 10.31766/revpsij.v37n2a4
  31. Pitarch F., P. (2008). “Género y fantasía heroica”, en Clúa Ginés, I. Género y Cultura Popular: Estudios Culturales I. Edicions UAB. 33-63.
  32. Preciado, P. (2009). Biopolítica del género en AA.VV., Conversaciones feministas. Biopolítica. Buenos Aires: Ají de Pollo.
  33. Duarte Quapper, C. (2012). “Sociedades adultocéntricas: sobre sus orígenes y reproducción”, Última década, vol.20 no.36, Santiago de Chile, jul. 2012, pp. 99-125. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362012000100005
  34. Segato, R. (2003). Las estructuras elementales de la violencia. Brasilia: Universidade de Brasilia. http://www.escuelamagistratura.gov.ar/images/uploads/estructura_vg-rita_segato.pdf
  35. Segato, R. (2014). Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 29, n. 2, 341-371.
  36. Segato, R. (2018). Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo.
  37. Segato, R. (2019). El Niunamenos no es el Metoo, The Clinic, Santiago de Chile, 20/06/2019. Recuperado en 9 de mayo de 2022, desde: https://www.theclinic.cl/2019/06/20/rita-segatoel-niunamenos-no-es-el-metoo/?fbclid=IwAR117gP88PaRp6aKSwf3-c71F-IR6YGe1gIihc2cphfHwUWVQBHgUM
  38. Sercovich, A. (1977). El discurso, el psiquismo y el registro imaginario. Ensayos semióticos. Buenos Aires: Nueva Visión.
  39. Sosenski, S. y Jackson Albarrán, E. (2012) Nuevas miradas a la historia de la infancia en América Latina: entre prácticas y representaciones. Universidad Nacional Autónoma de México: Instituto de Investigaciones Históricas.
  40. Spivak, G. [1985] (2003). ¿Puede hablar el subalterno? Revista colombiana de antropología, vol. 39, 297-364.
  41. Suniga, N. y Tonkonoff, S. (2012). Lenguaje, Deseo y Sociedad. Los Aportes de Julia Kristeva. VII Jornadas de Sociología de la Universidad Nacional de La Plata “Argentina en el escenario latinoamericano actual: debates desde las ciencias sociales”. Recuperado en 9 de mayo de 2022, desde: http://jornadassociologia.fahce.unlp.edu.ar/vii-jornadas-2012/actas/Suniga.pdf
  42. Todorov, T. (1972). Introducción a la literatura fantástica. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo.
  43. Tuñón, I. (et.al.). (2023). “Infancias vulnerables en tiempos de pandemia: Privaciones en elespacio de la alimentación y la salud integral”, en: PISAC COVID-19: la sociedad argentinaen la postpandemia. Tomo III: salud y género: educación. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Agencia de I+D+d, pp.55-104. desde: https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/libros/pm.5906/pm.5906.pdf
  44. UNICEF Argentina (2021). Estudio sobre los efectos en la salud mental de niños, niñas y adolescentes por Covid-19. https://www.unicef.org/argentina/publicaciones-y-datos/Efectossalud-mental-ninias-ninios-adolescentes-COVID19
  45. UNICEF. (2023). Situación alimentaria de niños, niñas y adolescentes en Argentina. https://www.unicef.org/argentina/informes/situacion-alimentaria-de-ninios-ninias-y-adolescentes
Como Citar
Schaufler Lang, M. L., Drivet, L., & López, M. B. (2024). Sonhos pandêmicos. Uma análise semiótica de histórias oníricas de infância e adolescencia na costa argentina. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 22(44), 1-19. https://doi.org/10.22395/angr.v22n44a06

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em