O consumo como cenário para a “forja de si mesmo” nas categorias corpo e saúde: um olhar a partir da psicologia humanista existencial

Norela Ortiz Pabón | Biografia
Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín

Resumo

Este artigo reflete, de forma teórica, sobre os valores existenciais no consumo como fenômeno social. Foi definida, como referencial teórico, a psicologia humanista existencial e foi delimitada a análise do corpo e da saúde, categorias de interesse para a psicologia, para o marketing e para a publicidade. Recorreu-se à pesquisa qualitativa com uma revisão bibliográfica de tipo hermenêutico. Essas categorias remeteram às noções de “cuidado de si” e de “forja de si mesmo”, as quais são necessárias para que o homem se oriente, se for sua escolha, a uma “boa vida”. Verificou-se, como linha temática vinculante, o limite como inerente à liberdade e à responsabilidade. Este estudo permitiu compreender que a “forja de si mesmo” e o “cuidado de si” estão delimitados dentro desse exercício do limite, da liberdade e da responsabilidade. Embora, nas categorias corpo e saúde, o homem de hoje tenha práticas para “cuidar de si”, estas estão permeadas pelas dinâmicas de mercado que o orientam a ter um corpo e uma saúde idealizados, medicalizados e funcionais para trabalhar e produzir, bem como experimentar o gozo hedônico que o escraviza e não necessariamente o leva a uma “forja de si mesmo”.

Referências

Canga Sosa, M. (2017). Algunos interrogantes sobre la relación entre publicidad, consumo y Buen Vivir. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (134), 221-236.

Chul-Han, B. (2014a). El enjambre. Barcelona, España: Herder.

Chul-Han, B. (2014b). Psicopolítica. Barcelona, España: Herder.

Congreso de la República de Colombia (2011). Estatuto del consumidor. Ley 1480 de 2011. Bogotá: Congreso de la República de Colombia.

Cortina, A. (2002). Por una ética del consumo. Madrid: Tauros.

De Castro, A. M. y García M. (2011). Psicología clínica. Fundamentos existenciales. Barranquilla, Colombia: Universidad del Norte.

Estrada-Mesa, D. A. (2015). La medicina antigua: Una ética existencial en Michel Foucault. Praxis Filosófica, (42), 134-156.

Fajardo, J. A. (2009). Yoga, cuerpo e imagen: espiritualidad y bienestar, de la terapia a la publicidad. Universitas Humanísitca, (68), 11-47.

Franca-Tarragó, O. (2008). Ética para psicólogos: introducción a la psicoética. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Latner, J. (1994). Fundamentos de la Gestalt. Santiago de Chile, Chile: Cuatro Vientos.

Lipovetsky, G. (2016). De la ligereza. Barcelona, España: Anagrama.

López, H. J. (2001). Investigación Cualitativa y participativa: Un enfoque hermenéutico y Critico Social en Psicología y Educación Ambiental. Medellín, Colombia: Universidad Pontificia Bolivariana.

Martínez M. M. (1982). La psicología humanista: fundamentación epistemológica, estructura y método. México: Trillas.

Martínez, Y. A. (2009). Filosofía existencial para terapeutas y uno que otro curioso. México: LAG Ediciones.

Molina, J. y Morán A. (2008). Que viva la publicidad viva. Bogotá, Colombia: Lemoine Editores.

Ortiz-Pabón, N. y Sanabria-Correa, L. F. (2015). La relación entre cuerpo y salud como forma de ser-enel-mundo: una mirada desde la psicología humanista existencial (tesis de pregrado) Universidad
Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia.

Papalini, V. (2017). El buen vivir, entre las tácticas del consumo y las cosmogonías ancestrales. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (134), 43-59.

Quitmann, H. (2006). Psicología humanística. Bogotá, Colombia: Herder.

Savater, F. (2004). Ética para Amador. Barcelona, España: Ariel.

Schiffman, G. y Kanuk, L. (2010). Comportamiento del consumidor. México: Pearson.

Solomon, M. R. (2013). Comportamiento del consumidor. México: Pearson.

Universidad Pontificia Bolivariana (2017). El nuevo mundo del lujo. Conferencia dictada en el marco de la estrategia “En Contexto”. Escuela de Verano UPB. Medellín, 15 de agosto.

Vargas, N. (2014). Zygmunt Bauman: La modernidad líquida como una crítica a la sociedad. Medellín, Colombia: Universidad Pontificia Bolivariana.

Villegas, B. (1986). La psicología humanista: historia, concepto y método. Barcelona, España: Facultad de Psicología Universidad de Barcelona.
Como Citar
Ortiz Pabón, N. (2019). O consumo como cenário para a “forja de si mesmo” nas categorias corpo e saúde: um olhar a partir da psicologia humanista existencial. Ciencias Sociales Y Educación, 8(15), 41-64. https://doi.org/10.22395/csye.v8n15a3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em