A arte de argumentar empodera a geração da nova cidadania

Laura María Jaramillo Palacio | Biografia
Institución Educativa Juan María Céspedes, Medellín, Colombia
León Esteban Monsalve Cataño | Biografia
Institución Educativa Centro Formativo de Antioquia (CEFA), Medellín, Colombia

Resumo

Formar em cidadania implica redefinir a educação como ferramenta de transformação essencial da cultura por meio do cultivo de valores, conhecimentos e habilidades que contribuem para a formação integral do estudante. Neste artigo, encontramos uma rota pedagógica e didática que contribui para o desenvolvimento de competências cidadãs mediante a escrita de textos  argumentativos, fruto do projeto A escrita argumentativa como prática para a construção em cidadania. Esse projeto foi realizado nas instituições educativas oficiais de Medellín Juan María Céspedes e Centro Formativo de Antioquia, onde a análise, o debate e os achados nessa rota deram como resultado a necessidade de gerar espaços de diálogo, além de estratégias pedagógicas e didáticas focadas no ensino da formação cidadã dentro do contexto escolar. Os textos argumentativos permitem evidenciar o posicionamento dos estudantes ante as realidades de seu contexto.

Referências

Agencia de la Calidad de la Educación. (2017). Estudio Internacional de Educación Cívica y Formación Ciudadana. Santiago de Chile, Chile: Agencia de Educación Chile.

Alzate Yepes, T. (2001). La escritura como estrategia para formar en democracia: el ensayo. Lectiva, 5, 83-88.

Aristóteles. (1994). Retórica. (Trad. Racionero, Q. ) Madrid, España: Gredos.

Barbeta, J. (2011). Arrecia el síndrome de Robin Hood. La Vanguardia. Recuperado de: https://www.lavanguardia.com/opinion/articulos/20110920/54218568297/arrecia-el-sindrome-derobin-
hood.html

Capaldi, N. (2000). Cómo ganar una discusión, el arte de la argumentación. Barcelona, España: Gedisa.

Cifuentes, R. (2011). Diseño de proyectos de investigación cualitativa. Argentina: Noveduc.

Díaz, Á. (2015). La argumentación escrita (2da ed.). Medellín, Colombia: Universidad de Antioquia.

Goldin, D. (1998). La inevitable debilidad radical del lenguaje. Lectura y Vida. Revista Latinoamericana de Lectura, 19(1), 5-16.

Greene, J. (2015). El auge de la Cognición Moral. Cognition, 135, 39-42.

Henao, Ó. (2012). Educación ‘en’ y ‘para’ la democracia. Medellín, Colombia: Secretaría de Educación de Medellín.

Ministerio de Educación Nacional. (2004). Formar para la Ciudadanía ¡Sí es posible! Lo que necesitamos saber y saber hacer. Bogotá, Colombia: Taller Espantapájaros.

Ministerio de Educación Nacional. (2011). Orientaciones para la institucionalización de las competencias ciudadanas. Bogotá, Colombia: Amado Impresores S.A.S.

Monsalve, M. (2012). Habilidades argumentativas en la producción de textos con características discursivas multimodales. Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura
/ IV Congreso Leer.es, 1-31.

Ramos, M., Sánchez, W. y Huapaya, E. (2014). Argumentación Lógica como herramienta para la formación ciudadana en estudiantes de 3ro de secundaria: una propuesta didáctica. Lima, Perú: Comité Latinoamericano de Matemática educativa A.C.

Toulmin, S. (2003). The Uses of Argument. Londres, Inglaterra: Universidad de Cambridge.

Tovar, J. (2007). Una aproximación psicológica al juicio moral. Saga, Revista de Estudiantes de Filosofía, 8(16), 120-128.

Vega, L. y Diazgranados S. (2004). Competencias Ciudadanas en Lenguaje. En E. Chaux, J. Lleras, y A. Velásquez (Eds.), Competencias Ciudadanas: De los estándares al aula (pp. 193-211). Bogotá,
Colombia: Uniandes.
Como Citar
Jaramillo Palacio, L. M., & Monsalve Cataño, L. E. (2019). A arte de argumentar empodera a geração da nova cidadania. Ciencias Sociales Y Educación, 8(15), 151-176. https://doi.org/10.22395/csye.v8n15a8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em