Violência contra outras formas de ser mulher e de ser homem

Jonathan David Varela Quintero
Universidad Antonio Nariño, Bogotá, Colombia
Andrea Marcela Mahecha Montañez
Universidad Distrital Francisco José de Caldas (DIE), Bogotá, Colombia

Resumo

Este trabalho é o resultado do exercício investigativo que questionou as novas feminilidades e masculinidades presentes no ensino médio do Colégio Distrital Paulo Freire, na cidade de Usme, Bogotá. As diversas formas de violência que os alunos sofrem e que constroem sua identidade de gênero, fora dos esquemas tradicionais estabelecidos a partir da heteronormatividade, foram analisadas. A partir de uma metodologia qualitativa, fez-se uso da pesquisa e da entrevista para identificar os estereótipos de gênero e as formas de violência que circulam no espaço escolar. Esses dados foram analisados com o auxílio da ferramenta computacional Atlas.ti.

Referências

  1. Althusser, L. (2003). Ideología y aparatos ideológicos del Estado. Freud y Lacan. Nueva Visión.
  2. Aguilar, Y., Valdez, J., González Arraita, N. y Gonzáles, S. (2013). Los roles de Género de los hombres y las mujeres en el México contemporáneo. Enseñanza e investigación en Psicología 18(2), 207-224. https://www.redalyc.org/pdf/292/29228336001.pdf
  3. Butler, J. (2007). El género en disputa. Edición Paidós Ibérica
  4. Britzman, D. (2002). La pedagogía transgresora y sus extrañas técnicas. En R. Mérida (coord.), Sexualidades transgresoras: una antología de estudios queer (pp. 197-228). Icararia.
  5. Cantor, E. (2009). Cultura estudiantil y diversidad sexual discriminación y reconocimiento de los y las jóvenes LGBT en la secundaria. Polisemia, 5(8), 101-110. https://doi.org/10.26620/uniminuto.polisemia.5.8.2009.101-110
  6. Colina, C. (2009). La homofobia: heterosexismo, masculinidad hegemónica y eclosión de la diversidad sexual. Razón y palabra, (67), 1-23. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520725011
  7. Cruz, S. (2002). Homofobia y masculinidad. El Cotidiano, 18(113), 8-14. https://www.redalyc.org/pdf/325/32511302.pdf
  8. De Beauvoir, S. (2014). The second sex. Penguin Random House.
  9. Felitti, K. y Rizzotti, A. (2016). El “machismo latinoamericano” y sus derivas en la educación internacional: reflexiones de estudiantes estadounidenses en Buenos Aires. Magis, 9(18), 13-28. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m9-18.mlde
  10. Giroux, H. (1983). Teorías de la reproducción y la resistencia en la nueva sociología de la educación: un análisis crítico. Revista Colombiana de Educación (17) https://doi.org/10.17227/01203916.5140
  11. Galtung, J. (2003). Violencia cultural. Gernika Gogoratuz. https://www.gernikagogoratuz.org/wpcontent/uploads/2019/03/doc-14-violencia-cultural.pdf
  12. Galtung, J. (1990). Cultural Violence. Journal of peace research, 27(3), 291-305.
  13. Hirsch, D. y Rio, V. (2015). Teorías de la reproducción y teorías de la resistencia: una revisión del debate pedagógico desde la perspectiva materialista. Foro de educación, 13(18), 69-91. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5153340
  14. Hernández, R. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill/Interamericana Editores S.A. de C.V.
  15. Jiménez, B. (2010). Conocer para comprender la violencia: origen, causas y realidad. CONVERGENCIA. Revista ciencias sociales, 19(58), 13-52 https://www.researchgate.net/publication/262469746_Conocer_para_comprender_la_violencia_origen_causas_y_realidad
  16. Lamas, M. (2000). Diferencia de sexo, género y diferencia sexual. Cuicuilco. Revista de Ciencias Antropológicas, 7(18), 95-118. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/cuicuilco/article/view/360
  17. Leyton, I. y Toledo, F. (2012). A propósito de la violencia: reflexiones acerca del concepto [tesis de pregrado, Universidad de Chile]. Repositorio Académico de la Universidad de Chile. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/116376
  18. Lugones, M, (2003). Multiculturalismo radical y feminismo de mujeres de color. Revista Internacional de Filosofía Política, (25), 61-75. https://www.redalyc.org/pdf/592/59202503.pdf
  19. Meneses, J. y Rodríguez-Gómez, D. (2011). El cuestionario y la entrevista. Universitat Oberta de Catalunya. http://femrecerca.cat/meneses/publication/cuestionario-entrevista
  20. Nascimiento, M. (2014). Hombres, masculinidades y homofobia: apuntes para la reflexión desde lo conceptual y de lo político. Conexões PSI, 2(2), 41-59. https://core.ac.uk/download/pdf/229105373.pdf
  21. Rich, A. (1996). Heterosexualidad obligatoria y existencia lesbiana. Duoda, 10, 15-41. https://www.raco.cat/index.php/DUODA/article/view/62008
  22. Sedgwick, E. (1998). Epistemología del armario. Ediciones de La Tempestad.
  23. Varguillas, C. (2006). El uso de Atlas. Ti y la creatividad del investigador en el análisis cualitativo de contenido UPEL. Instituto Pedagógico Rural el Mácaro. Laurus, 12, 73-87. https://www.redalyc.org/pdf/761/76109905.pdf
  24. Viveros, M. (2016). La interseccionalidad: una aproximación situada a la dominación. Debate feminista, 52, 1-17. http://dx.doi.org/10.1016/j.df.2016.09.005
  25. Wittig, M. (2006). El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Cervantes.
Como Citar
Varela Quintero, J. D., & Mahecha Montañez, A. M. (2020). Violência contra outras formas de ser mulher e de ser homem. Ciencias Sociales Y Educación, 9(18), 197-216. https://doi.org/10.22395/csye.v9n18a9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em