Compreensão leitora: uma estratégia que se comunica com base em vocabulário, linguagem e predição

Janeiro Jiménez Atencio | Biografia
Institución Educativa Nuestra Señora de las Mercedes de Río Quito, Chocó, Colombia
Jorge Luis Murillo López | Biografia
Diócesis de Quibdó, Chocó, Colombia
Luis Fernando Martínez Lozano | Biografia
Diócesis de Quibdó, Chocó, Colombia

Resumo

Este artigo é produto do projeto de pesquisa no âmbito do mestrado em Educação da Universidad de Medellín, Colômbia, cujo objetivo foi fortalecer a compreensão leitora nos estudantes do 9º grau da Instituição Educativa de Nuestra Señora de las Mercedes, por meio da implantação de uma sequência didática relacionada com a estratégia vocabulário, linguagem e predição. A coleta da informação foi realizada por entrevistas, exercícios em aula por parte dos pesquisadores, os quais tiveram como base para desenvolver este trabalho de pesquisa os textos narrativos da literatura afro-colombiana. As variáveis foram medidas com testes relacionados com os níveis de leitura sintático, semântico e pragmático. Os resultados foram expressos de acordo com cada nível específico e revelaram que os estudantes têm um baixo nível de leitura, não reconhecem adequadamente a estrutura dos textos, não encontram as ideias principais nem realizam inferências. Após a implantação da sequência didática, são observadas melhorias importantes no desempenho deles apoiadas nos procedimentos realizados.

Referências

Ander-Egg, E. (2003). Repensando la investigación Acción-Participación. Buenos Aires: Grupo editorial Lumen Hvmanitas.

Araujo, N. y Delgado, T. (2003) Textos de teorías y críticas literarias (De formalismo a los estudios poscoloniales). Habana / México: Universidad de La Habana / UAM-I.

Austin, J. L. (1962). How to Do Things With Words. Oxford: At The Clarendon Press.

Bachioqui, L. E. (2010). La interpretación y los actos de habla. Mutatis Mutandis, 3(2), 333-348.

Cassany, D., Luna, M. y Sanz, G. (1998). Antropología filosófica. Introducción a una filosofía de la cultura. México: Fondo de Cultura Económica.

Cerchiaro, E., Paba, C. y Sánchez, L. (2005). El acto del habla desde los textos narrativos. Barcelona: Herder.

Condemarín, J. (2001). La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI editores.

Cueto, Á. (1999). Comprender y transformar la enseñanza. Madrid: Morata.

Defior, M. (2000). Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.

Goodman, A. (1982). La alternativa pedagógica. Barcelona: Nova Terra.

Jackson, P. (1998). La vida en las aulas. Madrid: Morata.

Lewin, K. (1939). Teoría de campo y experimento en psicología social: conceptos y métodos. Revista estadounidense de sociología, 44(6), pp. 271-299.

Malagón, M. F. (2003). Planificación institucional en la educación: un reto estratégico de cambio para los gerentes educativos innovadores. Bogotá: 3R Editores.

Maqueo, A. M. (2006). Lengua, aprendizaje y enseñanza: el enfoque comunicativo de la teoría a la práctica. México: Limusa.

Mayoral, J. A. (comp.). (1987). Pragmática de la comunicación literaria. T. A. VAN DIJK, Studies in the Pragmatics of Discourse, 5, 243-263.

Mosquera, J. (1999). La Etnoeducación y los estudios afrocolombianos en el sistema escolar. Bogotá: Docentes editores.

Moya, P. C. (2009). Aproximación pragmática a los conceptos de acto de habla y de acción comunicativa: desde el Jardín de Freud. Revista de Psicoanálisis, (9), 229-244.

Proyecto Educativo Institucional. (PEI). Institución Educativa Agropecuaria Nuestra Señora de las Mercedes. Villa Conto-Río Quito. 2016. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/
articles293647_archivo_pdf_plansectorial.pdf

Sánchez, D. (2011). El lenguaje: herramienta de reconstrucción del pensamiento. Razón y palabra, 15(72), 1-26.

Searle, J. (1982). La filosofía del lenguaje. Diálogo con John Searle. México: Fondo de Cultura Económica.

Solé, R. (2006). La pedagogía crítica. Una manera ética de generar procesos educativos. Revista de Humanidades, 28, 108-119.
Como Citar
Jiménez Atencio, J., Murillo López, J. L., & Martínez Lozano, L. F. (2019). Compreensão leitora: uma estratégia que se comunica com base em vocabulário, linguagem e predição. Ciencias Sociales Y Educación, 8(16), 113-132. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em