Palavras-chave:
Copyright and Licensing:
Copyright (c) 2020 Ciencias Sociales y Educación
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Articles
-
Publicado: dezembro 12, 2019
Resumo
Este artigo parte da hipótese de que quanto maior o uso dos textos expositivos, melhor o grau de compreensão leitora dos estudantes. Além disso, pretende destacar alguns resultados da pesquisa “Práticas de leitura com textos expositivos para melhorar a compreensão leitora nos estudantes do 5º grau”, por meio de sequências didáticas, nas instituições educativas San Pablo e Compartir, Colômbia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com desenho das sequências com estratégias e atividades intencionadas, permitiu estabelecer algumas considerações sobre os processos de ensino- aprendizagem da compreensão leitora para estudantes e docentes, e potencializar o trabalho com os textos expositivos.
Referências
Álvarez, A. T. (1996). El texto expositivo-explicativo: su superestructura y características textuales. Revista Didáctica, (8), 29-44.
Crespo, F. A. (2004). El déficit estratégico y el fracaso escolar en los alumnos de la E.S.O. Conclusiones del I congreso anual sobre fracaso escolar 2004. Recuperado de http://www.fracasoescolar.com
Derechos Básicos de Aprendizaje DBA. (2015). Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Dolz, J. y Schneuwly, B. (2013). Escribir es reescribir. Leer.es. Ministerio de Educación de España. Recuperado de https://leer.es/
Ferreiro, E. (1997). Alfabetización, teoría y práctica. México: Siglo XXI Editores.
Icfes. (2017). Pruebas saber. Recuperado de http://www2.icfesinteractivo.gov.co
Ministerio de Educación Nacional. (2016). (G. 1. didácticas, Productor) de Red de maestros. Recuperado de http://aprende.colombiaaprende.edu.co/ckfinder/userfiles/files/LENGUAJE-GRADO-5_.pdf
Murillo, C. y Villa, F. (2017). La Enseñanza para la comprensión como estrategia pedagógica para mejorar la comprensión de textos expositivos desde el tópico del ciclo de vida de las plantas (trabajo de grado). Universidad del Valle, Colombia.
Pérez, A. M. (1998). Evaluación de competencias en comprensión de textos ¿Qué evalúan las pruebas masivas en Colombia? Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.
Rico, L. De la Torre, T., Escolar, M. y García, J. (2016). Desarrollo de la competencia lectora expresiva mediante los textos expositivos. España: Universidad de Burgos. Recuperado de: http://www.
redalyc.org/articulo.oa?id=349851776044
Silva, M. (2014). El estudio de la comprensión lectora en Latinoamérica: necesidad de un enfoque en la comprensión. Centro de Investigación Avanzada en Educación, Universidad de Chile.
Tobón, S., Pimienta, J., y García, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. México: Pearson.
Vega, N., Báñales, G., Reyna, A., y Pérez, E. (2014). Enseñanza de estrategias para la comprensión de textos expositivos con alumnos de sexto grado de primaria. Revista Mexicana de Investigación
Educativa, (19), 47-68. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14032016003
Crespo, F. A. (2004). El déficit estratégico y el fracaso escolar en los alumnos de la E.S.O. Conclusiones del I congreso anual sobre fracaso escolar 2004. Recuperado de http://www.fracasoescolar.com
Derechos Básicos de Aprendizaje DBA. (2015). Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
Dolz, J. y Schneuwly, B. (2013). Escribir es reescribir. Leer.es. Ministerio de Educación de España. Recuperado de https://leer.es/
Ferreiro, E. (1997). Alfabetización, teoría y práctica. México: Siglo XXI Editores.
Icfes. (2017). Pruebas saber. Recuperado de http://www2.icfesinteractivo.gov.co
Ministerio de Educación Nacional. (2016). (G. 1. didácticas, Productor) de Red de maestros. Recuperado de http://aprende.colombiaaprende.edu.co/ckfinder/userfiles/files/LENGUAJE-GRADO-5_.pdf
Murillo, C. y Villa, F. (2017). La Enseñanza para la comprensión como estrategia pedagógica para mejorar la comprensión de textos expositivos desde el tópico del ciclo de vida de las plantas (trabajo de grado). Universidad del Valle, Colombia.
Pérez, A. M. (1998). Evaluación de competencias en comprensión de textos ¿Qué evalúan las pruebas masivas en Colombia? Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.
Rico, L. De la Torre, T., Escolar, M. y García, J. (2016). Desarrollo de la competencia lectora expresiva mediante los textos expositivos. España: Universidad de Burgos. Recuperado de: http://www.
redalyc.org/articulo.oa?id=349851776044
Silva, M. (2014). El estudio de la comprensión lectora en Latinoamérica: necesidad de un enfoque en la comprensión. Centro de Investigación Avanzada en Educación, Universidad de Chile.
Tobón, S., Pimienta, J., y García, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. México: Pearson.
Vega, N., Báñales, G., Reyna, A., y Pérez, E. (2014). Enseñanza de estrategias para la comprensión de textos expositivos con alumnos de sexto grado de primaria. Revista Mexicana de Investigación
Educativa, (19), 47-68. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14032016003
Como Citar
Bustamante, M. E., Hernández Moreno, S., Restrepo Higuita, M. V., & Ríos Escobar, P. A. (2019). A compreensão leitora fortalecida pelos textos expositivos. Ciencias Sociales Y Educación, 8(16), 133-147. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a8
Downloads
Não há dados estatísticos.