A compreensão leitora fortalecida pelos textos expositivos

María Elizabeth Bustamante | Biografia
Institución Educativa Miraflores, Medellín, Colombia
Sara Hernández Moreno | Biografia
Institución Educativa San Pablo, Medellín, Colombia
María Victoria Restrepo Higuita | Biografia
Institución Educativa Compartir, Medellín, Colombia
Paola Andrea Ríos Escobar | Biografia
Institución Educativa San Pablo, Medellín, Colombia

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que quanto maior o uso dos textos expositivos, melhor o grau de compreensão leitora dos estudantes. Além disso, pretende destacar alguns resultados da pesquisa “Práticas de leitura com textos expositivos para melhorar a compreensão leitora nos estudantes do 5º grau”, por meio de sequências didáticas, nas instituições educativas San Pablo e Compartir, Colômbia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com desenho das sequências com estratégias e atividades intencionadas, permitiu estabelecer algumas considerações sobre os processos de ensino- aprendizagem da compreensão leitora para estudantes e docentes, e potencializar o trabalho com os textos expositivos.

Referências

Álvarez, A. T. (1996). El texto expositivo-explicativo: su superestructura y características textuales. Revista Didáctica, (8), 29-44.

Crespo, F. A. (2004). El déficit estratégico y el fracaso escolar en los alumnos de la E.S.O. Conclusiones del I congreso anual sobre fracaso escolar 2004. Recuperado de http://www.fracasoescolar.com

Derechos Básicos de Aprendizaje DBA. (2015). Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.

Dolz, J. y Schneuwly, B. (2013). Escribir es reescribir. Leer.es. Ministerio de Educación de España. Recuperado de https://leer.es/

Ferreiro, E. (1997). Alfabetización, teoría y práctica. México: Siglo XXI Editores.

Icfes. (2017). Pruebas saber. Recuperado de http://www2.icfesinteractivo.gov.co

Ministerio de Educación Nacional. (2016). (G. 1. didácticas, Productor) de Red de maestros. Recuperado de http://aprende.colombiaaprende.edu.co/ckfinder/userfiles/files/LENGUAJE-GRADO-5_.pdf

Murillo, C. y Villa, F. (2017). La Enseñanza para la comprensión como estrategia pedagógica para mejorar la comprensión de textos expositivos desde el tópico del ciclo de vida de las plantas (trabajo de grado). Universidad del Valle, Colombia.

Pérez, A. M. (1998). Evaluación de competencias en comprensión de textos ¿Qué evalúan las pruebas masivas en Colombia? Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.

Rico, L. De la Torre, T., Escolar, M. y García, J. (2016). Desarrollo de la competencia lectora expresiva mediante los textos expositivos. España: Universidad de Burgos. Recuperado de: http://www.
redalyc.org/articulo.oa?id=349851776044

Silva, M. (2014). El estudio de la comprensión lectora en Latinoamérica: necesidad de un enfoque en la comprensión. Centro de Investigación Avanzada en Educación, Universidad de Chile.

Tobón, S., Pimienta, J., y García, J. (2010). Secuencias didácticas: aprendizaje y evaluación de competencias. México: Pearson.

Vega, N., Báñales, G., Reyna, A., y Pérez, E. (2014). Enseñanza de estrategias para la comprensión de textos expositivos con alumnos de sexto grado de primaria. Revista Mexicana de Investigación
Educativa, (19), 47-68. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14032016003
Como Citar
Bustamante, M. E., Hernández Moreno, S., Restrepo Higuita, M. V., & Ríos Escobar, P. A. (2019). A compreensão leitora fortalecida pelos textos expositivos. Ciencias Sociales Y Educación, 8(16), 133-147. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em