MODOS DO CINEJORNALISMO, PADRÕES DE RECEPÇÃO E ASPECTOS FORMAIS DO ESTRANGEIRO NO FILME THE PASSENGER

Júlio César Lobo | Bio
Universidad Federal do Salvador da Bahia

Abstract

Esse ensaio busca revelar e discutir procedimentos narrativos utilizados no filme The Passenger (Itália/França, 1975), dirigido por Michelangelo Antonioni, procedimentos esses que produzem a desarticulação de gêneros ou subgêneros
(thriller, road-movie e reportagem investigativa), e que produzem uma crítica a uma certa objetividade jornalística. Esse filme, em sua primeira parte, aproxima-se tematicamente de outras obras contemporâneas, que têm o correspondente estrangeiro como protagonista, cobrindo principalmente gue-
rras e guerrilhas no Terceiro Mundo, mas, em sua segunda parte, ele se articula na direção de um cinema reflexivo. Nossa abordagem se estrutura numa ponte intertextual entre a proposta de uma sociologia do estrangeiro, como se apresenta em G. Simmel, e as contribuições dos Estudos Culturais para a análise do audiovisual contemporâneo.

How to Cite
Lobo, J. C. (2014). MODOS DO CINEJORNALISMO, PADRÕES DE RECEPÇÃO E ASPECTOS FORMAIS DO ESTRANGEIRO NO FILME THE PASSENGER. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 5(10), 51-70. Retrieved from https://revistas.udem.edu.co/index.php/anagramas/article/view/772

Downloads

Download data is not yet available.

Send mail to Author


Send Cancel

We are indexed in