O ecossistema educacional universitário impactado pelas TIC
- Articles
-
Publicado: maio 1, 2017
Resumo
O ecossistema digital que o cenário hoje a sociedade impacta não está fora da academia, levanta questões sobre a necessidade de professores para integrar a utilização das TIC no processo de formação para apoiar o presencial idade e modelo de educação no qual se insere este uso. Jornalismo, a partir do qual um exercício exploratório das práxis comunicativas abordadas sobre o uso de - para abordar o fenómeno da metodologia de investigação mista (quantitativa -votação- qualitativa -entrevista-) aplicada a alunos e professores de Comunicação Social foi estruturado novas tecnologias na sala de aula, bem como a concepção desta utilização pelos atores envolvidos no processo de formação. O corpus de análise permitiu evidenciar que, em face do modelo tecnológico torna-se um suporte de ensino, uma ferramenta, um plug, por assim dizer, o processo de ensino-aprendizagem. O modelo (blended e-learning e) iminentemente virtual ou o ensino à distância é proposto como um paradigma de tecnologia educacional.
Referências
Barrios, A. (2016). Narrativa periodística en la convergencia de medios. Estudios sobre el Mensaje Periodístico. 22 (1), 163-176. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/rev_ESMP.2016.v22.n1.52587
Barrios, A.; & Zambrano, W. R. (2015). Convergencia digital: Nuevos perfiles profesionales del periodista. Revista Anagramas. 14 (26), 221–240.
Bouché, H (2002) La etnografía en el aula. En Bouché, H. et al. (2002) Antropología de la Educación. Madrid: Síntesis.
Consejo Nacional de Educación Superior. (2014). Acuerdo por lo Superior 2034. Bogotá- Colombia.
Dobozy, E. (2011). Typologies of Learning Desing and the Introduction of a LD-Type 2 Case Example. eLearning Papers. N.° 27.
Esteve Ramírez, F. & Sandoval Martín, M. T. (2006). Luces y sombras de las nuevas tecnologías de la información. Ámbitos, (15), 33-44.
Fajardo, G. C. (2015). Apropiación de las TIC: concepción, uso, relaciones, prácticas y diseños en el aula (Caso programa Comunicación Social-Periodismo de la Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano). Universidad Santo Tomás. Bogotá-Colombia.
Fandos, M. (2008). El reto del cambio educativo: nuevos escenarios y nuevas modalidades de formación. Educar, (38), 243-258.
Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. 2.ª edición. México: Siglo XXI Editores S. A. de C. V.
Jump, L. (2011). Why University Lectures Enhance their Teaching through the Use of Technology. A Systematic Review. Learning Media and Technology, 36 (1), 55-68.
Leal, A. (2009). Introducción al discurso pedagógico. Horizontes Educacionales, 14 (1), 51-63.
Lévy, P. (2007). Cibercultura, la cultura de la sociedad digital. Barcelona: Anthropos Editorial.
Martín-Barbero, J. (2002). La educación desde la comunicación. México: Gustavo Gili.
Tejedor, F. J.; García-Varcárcel, A. & Prada, S. (2009). Medida de actitudes del profesorado universitario hacia la integración de las TIC. Revista Comunicar, XVII (33), 115-124.
Vidal, M. P. (2006). Investigación de las TIC en la educación. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 2 (5), 539-552.
Castells, M. (2002). La dimensión cultural en Internet. En Institut de Cultura, Debates Culturales. Universitat Oberta de Catalunya. Recuperado el 10 de julio de 2015. Disponible en http://www.uoc.edu/culturaxxi/esp/articles/castells0502/castells0502.html
Fainholc, B. (2002). El concepto de Mediación en la tecnología Educativa Apropiada y Crítica. Buenos Aires, Ficha Cátedra UNLP. Recuperado el 10 de julio de 2015. Disponible en http://www.cediproe.org.ar/producciones
Ferrari, A.; Punie, Y. & Brecko, B. (2013). DIGCOMP a Framework for Developing and Understanding Competence in Europe. En: Joint Research Centre & Institute for Prospective Technological Studies. Recuperado el 10 de julio de 2015. Disponible en http://ipts.jrc.ec.europa.eu/publications/pub.cfm?id=6359