Jovens, participação e comunicação. Análise das práticas comunicacionais e políticas atuais de estudantes universitários no Chile e no Equador

Conteúdo do artigo principal

Marcela Porto Fuentes
Natalia Angulo Moncayo
Carolina Rodríguez Malebrán

Resumo

A universidade é um campo propício para explorar as mudanças pelas quais os movimentos estudantis passam e as formas nas quais operam comunicacional e politicamente para incidir nos assuntos de ordem pública e privada. Este estudo problematiza as práticas de participação política e as estratégias de comunicação que os estudantes realizam para visibilizar suas demandas em duas universidades chilenas e em uma equatoriana. Pretende-se analisar e comparar os processos de planejamento e implantação de ações comunicacionais a partir dos movimentos estudantis mais representativos de cada universidade para entender o momento em que essas agrupações se encontram em termos de legitimidade, capacidade de mobilização e incidência. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a integrantes dos coletivos e, por meio da análise crítica do discurso, foram estabelecidos os pontos de encontro e desencontro sobre as categorias analisadas. Os resultados indicam que, embora persistam certas formas de produção comunicacional e organizacional próximas dos partidos políticos tradicionais, a despolitização quase generalizada dos estudantes tem conduzido à implantação de táticas que consideram interesses individuais mais do que coletivos, como os clubes, e à geração de interesse e afetos por meio das redes sociais, entre as quais o Facebook se posiciona como meio principal de informação e interação.


Como Citar
Porto Fuentes, M., Angulo Moncayo, N., & Rodríguez Malebrán, C. (2018). Jovens, participação e comunicação. Análise das práticas comunicacionais e políticas atuais de estudantes universitários no Chile e no Equador. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 16(32), 47–69. https://doi.org/10.22395/angr.v16n32a3

Detalhes do artigo

Referências

Achache, G. (2012). El marketing político. En A. Mercier (Coord.), Comunicación Política: construcción de un modelo (pp. 49-62). Buenos Aires: La Crujía Ediciones.

Arias-Cardona, A. y Alvarado, S. (2015). Jóvenes y política: de la participación formal a la movilización informal. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(2), 581-594.

Bacallao-Pino, L. M. (2016). Redes sociales, acción colectiva y elecciones: los usos de Facebook por el movimiento estudiantil chileno durante la campaña electoral de 2013. Revista Palabra Clave, 19(3), 810-837. DOI: 10.5294/pacla.2016.19.3.6

Campos, S., Carro, R., Durán, C. y Fernández, H. (2000). Un nuevo enfoque para el análisis de las organizaciones. La ecología organizacional. Faces, 6(9), 9-22.

Cano-Correa, A., Quiroz-Velasco, M. y Nájar-Ortega, R. (2017). Jóvenes universitarios en Lima: Política, medios y participación. Comunicar, 25(53), 71-79. DOI: 10.3916/C53-2017-07

Capriotti, P. (2009). Branding corporativo. Fundamentos para la gestión estratégica de la identidad corporativa. Santiago de Chile: Colección de Libros de la Empresa.

Carrasco Azzini, G. (2010). Participación y tendencias políticas en estudiantes universitarios: el caso de la Universidad de Chile. Última Década, 18(32), 85-103. DOI: 10.4067/S0718-22362010000100005

De la Garza Talavera, R. (2011). Las teorías de los movimientos sociales y el enfoque multidimensional. Estudios Políticos, (22), 107-138.

Delfino, G., Zubieta, E. y Muratori, M. (2013). Tipos de participación política: análisis factorial confirmatorio con estudiantes universitarios de Buenos Aires, Argentina. Revista Psicología Política, 13(27), 301-318.

Del Rey Morató, J. (2011). La comunicación política en la sociedad del marketing y de internet. Encuadres, relatos y juegos de lenguaje. Revista de Comunicación, 10, 102-128.

Garcés Montoya, Á. (2010). De organizaciones a colectivos juveniles: Panorama de la participación política juvenil. Última Década, 18(32), 61-83. DOI: 10.4067/S0718-22362010000100004

García, M. y Del Hoyo, M. (2013). Redes sociales, un medio para la movilización juvenil. ZER Revista de Estudios de Comunicación, 18(34), 111-125.

Germani, G. (2006). La renovación intelectual de la sociología. Buenos Aires: Bernal.

Ley 18.603. Diario Oficial de la República de Chile, Santiago, Chile, 23 de marzo de1987. Recuperado de https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=29994

López-Hermida A. y Fierro-Zamora, P. (2016). Campañas políticas y desafección ciudadana: aproximación desde Chile a los efectos de las actividades electorales en el proceso democrático. Palabra Clave, 19(2), 365-397. DOI: 10.5294/pacla.2016.19.2.2

Malo, H. y Arellano, E. (1984). Pensamiento universitario ecuatoriano. Quito: Corporación Editora Nacional.

Mendes, A. y Di Marco, G. (2015). La participación política de los jóvenes y su resignificación en el espacio virtual hacia un estudio intercultural. Revista Digital de Ciencias Sociales Millcayac, 2(3), 121-145.

Merhi, R. (2011). Las claves de la participación estudiantil, en la universidad española. Castellón de la Plana: Universidad Jaume. Recuperado de http://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/3812/155.pdf?sequence=1

Mouffe, C. (2013). Agonística. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Parés, M. (2016). La participación política de los jóvenes ante el cambio de época: estado de la cuestión. Metamorfosis, (0), 65-85. Recuperado de http://revistametamorfosis.es/index.php/metamorfosis/article/view/12

Pfeffer, J. (1992). Organizaciones y teoría de las organizaciones. México: Fondo de Cultura Económica.

Puricelli, S. (2005). La teoría de movilización de recursos desnuda en América Latina. Revista Theomai, (12), 31-42.

Pérez, R. (2001). Estrategias de comunicación. Barcelona: Ariel.

Reguillo, R. (2003). Ciudadanías juveniles en América Latina. Última Década, 11(19), 11-30. DOI: 10.4067/S0718-22362003000200002

Reyes, M., O’ Quínn Parrales, J., Morales y Gómez, J., Rodríguez Manzanares, E. (2011). Reflexiones sobre la comunicación política. Espacios Públicos, 14(30), 85-101.

Rodríguez-Estrada, A., Meyer, J. y Echeverría, M. (2017). La tensión centro-periferia en la producción del campo de la comunicación política. El caso mexicano. Revista Latina de Comunicación Social, 72, 453-474. DOI: 10.4185/RLCS-2017-1174

Rodríguez, K., Leyva O. y Muñiz, C. (2014). Participación política y hábitos comunicativos de los jóvenes universitarios en Nuevo León, México. En E. Pastor, G. Tamez y K. Sáenz (Eds.), Gobernabilidad, ciudadanía y democracia participativa, análisis comparado de España-México. Recuperado de http://eprints.uanl.mx/8377/1/05_RodriguezBurgos_LeyvaCordero_Mun%20izMuriel.pdf

Ruiz del Olmo, F. y Bustos Díaz, J. (2016). Del tweet a la fotografía, la evolución de la comunicación política en Twitter hacia la imagen. El caso del debate del estado de la nación en España (2015). Revista Latina de Comunicación Social, 71, 108-123. DOI: 10.4185/RLCS-2016-1086

Salazar, G. (2012). Movimientos sociales en Chile. Trayectoria histórica y proyección política. Santiago de Chile: Uqbar Editores.

Tilly, C. y Wood Lesley, J. (2010). Los movimientos sociales 1768-2008 desde sus orígenes a Facebook. Barcelona: Editorial Crítica.

Toro, P. (2015). Tiempos tristes: notas sobre movimiento estudiantil, comunidad y emociones en la Universidad de Chile ante la dictadura de Pinochet (1974-1986). Revista Espacio, Tiempo y Educación, 2(2), 107-124.

Tünnermann, C. (1998). La reforma universitaria de Córdoba. Educación Superior y Sociedad, 9(1), 102-127.

Wolton, D. (2012). La comunicación política: construcción de un modelo. En A. Mercier (Coord.), Comunicación política, (pp. 27-47). Buenos Aires: La Crujía Ediciones.
Biografia do Autor

Marcela Porto Fuentes, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Doutoranda em Ciências Sociais com honras em Ciência Política. Mestre em Comunicação Política. Jornalista e licenciada em Comunicação. Docente da Universidad de Viña del Mar (Chile) e da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile). marcela.porto@uvm.cl. https://orcid.org/0000-0001-7797-4733

Natalia Angulo Moncayo, Universidad Central del Ecuador. Ecuador.

Doutoranda em Ciências Sociais com honras em Comunicação. Mestre em Ciências Sociais com honras em Desenvolvimento Local e Território. Jornalista. Professora universitária titular da Universidad Central del Ecuador (Equador). naangulo@uce.edu.ec. http://orcid.org/0000-0002-9293-1448

Carolina Rodríguez Malebrán, Universidad de La Serena

Doutoranda em Ciências Sociais com honras em Comunicação. Mestre em Comunicação e Jornalismo. Jornalista e licenciada em Comunicação Social. Professora e pesquisadora da Universidad de la Serena (Chile). crodriguez@userena.cl. https://orcid.o