Engajamento do público interno de empresas equatorianas, em tempos de pandemia

Nelly Gabriela Guamán Guadalima | Biografia
Universidad Técnica de Ambato
Mónica Abendaño Ramírez | Biografia
Universidad Técnica Particular de Loja

Resumo

A comunicação é um dos pilares que permite estruturar a estratégia da organização, e desta forma os integrantes das empresas também podem conhecer, fazer parte delas, a cultura corporativa. Durante a emergência sanitária, pode-se observar diferentes ações que foram realizadas pelas empresas para manter o flote, e de la mano com as estratégias de desarrollado que permitem a manutenção comprometida com os públicos, que marca um eslabón fuerte para o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o engajamento do público interno de empresas no Equador, em tempos de crise no ano de 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma pesquisa junto aos Diretores de Comunicação (DirCom) das empresas do país por meio da plataforma Google Forms. Os resultados obtidos permitiram estabelecer as diferentes estratégias aplicadas pelas empresas para manter os colaboradores engajados, tendo em conta que do total das empresas inquiridas, 68,6 % tiveram de reorientar a estratégia de comunicação interna, para isso têm vindo a desenvolver campanhas, além de emitir informações contínuas, mensagens de cautela, apoio emocional e comunicação empresarial; Além disso, ficou evidenciado o comprometimento e as ações realizadas pelas empresas para que seus públicos internos se sintam seguros tanto emocional quanto profissionalmente, mantendo uma comunicação “mais direta” que fez com que seus colaboradores não sentissem que a empresa se esqueceu de seus públicos.

Referências

1. Aced-Toledano, C., & Miquel-Segarra, S. (2021). La comunicación interna de las empresas españolas en clave estratégica. Revista Mediterránea de Comunicación, 12(2), 245-261. doi:https://www.doi.org/10.14198/MEDCOM.18692
2. Ballesteros, C. A. (2019). La representación digital del engagement: hacia una percepción del compromiso a través de acciones simbólicas. Revista de Comunicación, 18(1), 215-233. doi:https://doi.org/10.26441/RC18.1-2019-A11
3. Barton, L. (1993). Crisis in Organizations: Managing and Communicating in the Heat of Chaos. Publishing Co.
4. Brandolini, A., y González Frígoli, M. (2008). Comunicación interna. La Crujía.
5. Chandler, A. D. (2003). Strategy and Structure. Chapters in the history of the American Industrial Enterprise. Beard Books.
6. hristian, M. S., Garza, A. S., y Slaughter, S. E. (2011). Work engagement: A quantitative review and test of its relations with task and contextual performance. Personnel Psychology, 1(64), 89-136.
7. Chory, R. M., Vela, L. E., & Avtgis, T. A. (2016). Organizational Surveillance of Computer-Mediated Workplace Communication: Employee Privacy Concerns and Responses. Employee Responsibilities and Rights Journal volume(28), 23-43. doi:https://doi.org/10.1007/s10672-015-9267-4
8. Comunicación Interna Integrada. (2016). Metodología. Obtenido de Metodología 1A|: http://comunicacioninterna.com/metodologia/
9. Coombs, T. (diciembre de 2007). Crisis Management and Communications. Obtenido de Institute for Public Relations. https://bit.ly/2ME5Jhg
10. Corbetta, P. (2007). Metodología y técnicas de investigación social. McGraw-Hill.
11. Costa, J. (2009). El DirCom hoy. Dirección y Gestión de la Comunicación en la nueva economía. Cosa PuntoCom Editor.
12. Del Canto, E., y Silva Silva, A. (2013). Metodología cuantitava: abordaje desde la complementariedad en Ciencias Sociales. Revista de Ciencias Sociales, III(141), 25-34.
13. Drucker, P. (2007). The practice of management. The classic Drucker collection (Edición revisada, reimpresión). En, M. Belbin (Ed.). Elsevier.
14. Formanchuk, A. (2010). Comunicación interna 2.0. Formanchuk & Asociados.
15. González Herrero, A. (1998). Marketing preventivo: la comunicación de crisis en la empresa. Bosch.
16. Holik, F. (2016). Teoría de la información de Claude E. Shannon. https://bit.ly/34gyKFj
17. Karanges, E., Johnston, K., Beatson, A., & Lings, I. (2015). The influence of internal communication on employee engagement: A pilot study. Public Relations Review, 41(1), 129-131. doi:https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.12.003
18. Kahn, W. A. (1990). Psychological conditions of personal engagement and disengagement at work. Academy of management Journal, 33(4), 692-724.
19. Lasswell, H. D. (1985). Estructura y función de la comunicación en la sociedad. En M. de Moragas, Sociología de la Comunicación de masas (págs. 50-68). Barcelona: Gustavo Gilli.
20. Lojo, A. P. (2011). Los públicos internos en la construcción de la imagen corporativa. Cuaderno 35, 85-94. https://bit.ly/3uO2eWT
21. Martínez Fernández, V. A., y Juanatey Boga, Ó. (2012). Gestión de crisis: el impacto de las nuevas tecnologías de la información en la implementación de estrategias de comunicación. En R. Canella, & Ó. Juanatey Boga, Las TIC: avances y perspectivas. 173-203.
22. Martínez Muñoz, E., Hernández Gracia, T. J., Torres-Flores, D., García Velázquez, M., & Montaño Arango, Ó. (2018). La realidad comunicacional, liderazgo y clima laboral de la pequeña empresa industrial textil en el Estado de Hidalgo. Geon, 5(1), 76-90. doi:https://doi.org/10.22579/23463910.15
23. Macey, W. H., y Schneider, B. (2008). The Meaning of Employee Engagement Industrial and Organizational Psychology. Wiley Online Library, 1(1), 3-30.
24. Men, L. R. (2015). The internal communication role of the chief executive officer: Communication channels, style, and effectiveness. Public Relations Review, 1-11. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.pubrev.2015.06.021
25. Mitroff, I. I., Pauchant, T., y Shrivastava, P. (1988), The Structure of Man-made Organizational Crises: Conceptual and Empirical Issues in the Development of a General Theory of Crisis Management. Technological Forecasting and Social Change, 33, 83-107.
26. Navarro, M. (2001). Human Level Communications. https://bit.ly/3sNThev
27. Ñanculef Alegría, R. (s.f.). Estadística Descriptiva. Academia.edu. https://bit.ly/3kDwi0U
28. Pazmay Ramos, S. G. (2019). Mejoramiento de comunicación interna en empresas de calzado en Tungurahua-Ecuador. Podium(36), 23-34. doi:https://doi.org/10.31095/podium.2019.36.2
29. Pineda Henao, A. E. (2019). La comunicación organizacional en la gestión empresarial:retos y oportunidades en el escenario digital. Geon, 7(1), 9-25. doi:ttps://doi.org/10.22579/23463910.182
30. Piñuel, J. L. (1997). Teoría de la comunicación y gestión de las organizaciones. Síntesis, S.A.
31. Ruck, K., & Welch, M. (2012). Valuing internal communication; managment and employee perspectives. Public Relations Review, 38(2), 294-302. doi:https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2011.12.016
32. Salanova Soria, M., & Schaufeli, W. (2004). El engagement de los empleados: un reto emergente para la dirección de los recursos humanos. Estudios Financieros(261), 109-138.
33. Saks, A. M. (2006). Antecedents and consequences of employee engagement. Journal of Managerial Psychology, Emerald Group Publishing Limited, 21(7), 600-619.
34. Suharti, L., & Suliyanto, D. (2012). The Effects of Organizational Culture and Leadership Style toward Employee Engagement and Their Impacts toward Employee Loyalty. World Review of Business Research, 2(5), 128-139.
35. Walden, J., Jung, E. H., & Westerman, C. (2017). Employee communication, job engagement, and organizational commitment: A study of members of the Millennial Generation. Journal of Public Relations Research, 29(2), 73-89. doi:https://doi.org/10.1080/1062726X.2017.1329737
36. Zapata, L. (1 de agosto de 2013). Sobre las 6 C´s que necesitan los colaboradores comprometidos: comunicación, conocimiento, cercanía, comprensión, confianza, cooperación. https://bit.ly/2WWoaiY
Como Citar
Guamán Guadalima, N. G., & Abendaño Ramírez, M. (2022). Engajamento do público interno de empresas equatorianas, em tempos de pandemia. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 21(41), 1-22. https://doi.org/10.22395/angr.v21n41a1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em