Vínculo e consumo do fandom com o Universo Cinematográfico Marvel. (Fase 3 e 4)

Claudia Vélez Ochoa | Biografia
Universidad Pontificia Bolivariana
Catalina Valencia Franco | Biografia

Resumo

A cultura pop do entretenimento apela a grandes massas de pessoas que podem apreciar e desfrutar do mesmo. Dentro dela estão os fãs, que são admiradores apaixonados por uma mesma história. Quando se unem como um fandom, podem alcançar grandes objetivos. O Universo Cinematográfico Marvel destaca-se nesse sentido. Através dos super-heróis e suas histórias contadas em diversos meios, conseguiu construir uma grande base de aficionados ao longo dos anos, reconhecida mundialmente. Portanto, o consumo de todos os produtos e experiências que o universo oferece está muito presente nesse contexto.

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência do Universo Cinematográfico Marvel nos fãs, a fim de compreender as afetações nas preferências de consumo destes. Além disso, tem como objetivos específicos determinar a influência da cultura pop na categoria de entretenimento na sociedade atual, avaliar o desenvolvimento do Universo Cinematográfico Marvel e sua relação com o fandom. Por último, analisar a afetação nas preferências de consumo do fandom do Universo Cinematográfico Marvel. Os resultados que se observam hoje no Universo Cinematográfico Marvel são fruto de processos que levam anos de construção, tudo foi perfeitamente planejado e executado para criar o universo que é conhecido hoje em dia, aquele que influenciou a vida de muitas pessoas em certas decisões experienciais com a franquia.

Referências

  1. Asa, A. (2010). The objects of affection, semiotics and consumer culture. Palgrave Macmillan.
  2. Bannock, G. (2011). The Penguin Dictionary of Economics. Penguin Books.
  3. Barnes, B. (2009). Disney swoops into action, buying Marvel for $4 billion. New York Times. https://www.nytimes.com/2009/09/01/business/media/01disney.html
  4. Bauman, Z. (2007). 160 pp. (Vida de consumo FCE, 2007, 205 pp.). EMPIRIA. Revista de Metodología de Ciencias Sociales, (14), 195-204.
  5. Baudrillard, J. (2007). La sociedad de consumo: sus mitos, sus estructuras. Siglo XXI de España Editores.
  6. Busquet, J. (2012). El fenómeno de los fans e ídolos mediáticos: evolución conceptual y génesis histórica. Revista de Estudios de Juventud, (96),13-29. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5052690
  7. Cuartas, V. y Escobar, H. (2006). Diccionario económico financiero. Sello Editorial de la Universidad de Medellín.
  8. EOB. (2009). Disney Company compró Marvel comics https://videojuegos.enriqueortegaburgos.com/disney-adquiere-marvel-comics-2009/
  9. Delaney, T. (2007). Pop culture: an overview. Philosophy Now. https://philosophynow.org/issues/64/Pop_Culture_An_Overview
  10. Derbaix, M. y Korchia, M. (2019). Individual celebration of pop music icons: A study of music fans relationships with their object of fandom and associated practices. Journal of Consumer Behaviour, 18(2), 109-119.
  11. Featherstone, M. (2007). Cultura de consumo y posmodernismo. Sabio.
  12. Foley, R. (2019). Avengers Endgame: en qué orden deberías ver las películas del Universo Marvel para entender el final de la saga. BBC News Mundo. https://www.bbc.com/mundo/noticias-48017753
  13. Ford, H. (2021, 29 enero). Marvel Testimonials: Joe Quesada, Executive Vice President & Creative Director, Marvel Entertainment. [Video]. YouTube. https://youtu.be/mSXpzbPzcDk
  14. García, N. (2014). Imagined globalization. Duke University Press.
  15. Glasser, B. (1992). Basics of grounded theory analysis: Emergence vs. forcing. Sociology Press.
  16. Gibson-Graham, JK (2011). Una política poscapitalista. Siglo del Hombre editores.
  17. Goldberg, M. (2015). ANT-MAN Set Visit: Kevin Feige Talks Expanding Mythology and More. Collider. https://doiorg.consultaremota.upb.edu.co/10.5294/pacla.2017.20.4.8
  18. González, C. (2018). Sobre la cultura popular, un acercamiento. Estudios sobre las culturas contemporáneas. Época III, XXIV, 65-82.
  19. Griffiths, H. y Keirns, N. (2015). Introduction to Sociology. OpenStax.
  20. Guins, R. y Cruz, O. (2005). Popular culture: A reader. Sage publications
  21. Hills, M. (2017). From Fan Culture/Community to the Fan World: Possible Pathways and Ways of Having Done Fandom. Palabra Clave, 20(4), 856-883.
  22. Howson, A. (2019). Popular Culture. Salem Press Encyclopedia.
  23. Jenkins, H. (2006). Fans, bloggers and gamers. Exploring participatory culture. New York University press
  24. Jenkins, H. (2007). The WOW climax: tracing the emotional impact of popular culture. New York University Test. Kevin Feige. (Dakota del Norte). AZQuotes.com. Recuperado el 7 de junio de 2023 del sitio web AZQuotes.com: https://www.azquotes.com/quote/1107121
  25. Kidd, D. (2017). Popular culture. En K. Odell (ed.), The Cambridge Handbook of Sociology. Specialty and Interdisciplinary Studies (pp. 284-292). Cambridge University Press.
  26. Kresnicka, S. (2016). Why Understanding Fans is the New Superpower. Variety https://variety.com/2016/tv/columns/understanding-fans-superpower-troika-1201743513/
  27. Laporte, N. (2017). Marvel Rules The Universe. Fast Company. https://www.fastcompany.com/40401280/marvel-rules-the-universe
  28. Lara, G. y Pulido, L. (2007). Sociedad de consumo y cultura consumista. Argumentos, 20(55). http:// www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-57952007000300008
  29. Lipovetsky, G. (2007). La felicidad paradójica. Anagrama.
  30. Lucerga, M. J. (2013). COMMONS nº 3.
  31. Neira, L. (2019). Universo Cinematográfico de Marvel ha recaudado cerca de US$17.000 millones.
  32. La República. https://www.larepublica.co/ocio/universo-cinematografico-de-marvel-harecaudado-cerca-de-us-17-000-millones-2854924
  33. OMPI - Organización Mundial de la Propiedad Intelectual (1994). https://www.wipo.int/portal/es/ index.html#services
  34. Páramo, D. (2004). El Fenómeno de Consumo y el Consumo en Marketing. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 11(34), 221-250. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10503409
  35. Penny, L. (2019). We Can Be Heroes: How the Nerds Are Reinventing Pop Culture. Wired. https:// www.wired.com/story/culture-fan-tastic-planet-fanfic/
  36. Phillips, J. y Bowers, K. (2020). Using pop culture authentically. Transformative Works & Cultures, 34(1).
  37. Porter, J. E. (2009). Implicit religion in popular culture: the religious dimensions of fan communities. Implicit Religion, 12(3), 271–280.
  38. Posada, R. (2013). La vida de consumo o la vida social que se consume: apreciaciones sobre la tipología ideal del consumismo de Zygmunt Bauman. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-16162013000200006&lng=es&tlng=es
  39. Roach, B., Goodwin, N. y Nelson, J. (2019). Consumption and the consumer society. Global Development and Environment Institute Tufts University. https://www.bu.edu/eci/files/2019/10/Consumption_and_Consumer_Society.pdf
  40. Robbins, J. (2021). How your favorite MCU characters are wildly different in the comics. Collider.
  41. https://collider.com/marvel-comics-vs-mcu-characters/
  42. Rodríguez, S. (2012). Consumismo y sociedad: una visión crítica del homo consumens. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences, 34(1). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18126057019
  43. Scolari, C. (2013). Narrativas Transmedia: cuando todos los medios cuentan. Planeta de Libros.
  44. Scott, S. (2017). Modeling the Marvel Everyfan: Agent Coulson and/as Transmedia Fan Culture. https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.4.8
  45. Storey, J. (1993). Cultural Theory and popular culture. Octaedro.
  46. Taylor, S. (2020). We the fans: how our powers can change the world. Pop Culture Collab. https://popcollab.org/learning/wethefans/
Como Citar
Vélez Ochoa, C., & Valencia Franco, C. (2023). Vínculo e consumo do fandom com o Universo Cinematográfico Marvel. (Fase 3 e 4). Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 22(43), 1-22. https://doi.org/10.22395/angr.v22n43a27

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em