Educação e pobreza: uma aproximação documental dos processos educativos em ambientes de exclusão e desigualdade social em Chocó, Colômbia

Mirsa Chaverra Santos | Biografia
Ministerio de Educación Nacional de Colombia, Quibdó, Colombia

Resumo

A relação entre educação e pobreza é de suma complexidade e envolve múltiplos atores, práticas e discursos de diferente natureza e graus de incidência. Portanto, a articulação e análise das singularidades do contexto social são essenciais no âmbito da gestão de qualquer projeto educativo social tanto para o sucesso no processo quanto para o tratamento e diminuição da pobreza, da exclusão e da desigualdade social. Diante disso, este artigo tem o objetivo geral de examinar a relação entre educação e pobreza em alguns estudos e pesquisas publicados durante a última década, dirigidos à análise dos processos educativos no Estado do Chocó, a partir de uma revisão bibliográfica e documental. A análise das fontes encontradas permitiu estabelecer que a educação centralizada no contexto social (etnoeducação) é fundamental no tratamento da pobreza, cuja incidência é encontrada determinada por variáveis e singularidades do contexto em si que devem ser analisadas e incorporadas nas políticas públicas, nos conteúdos e projetos educacionais a fim de serem reconhecidas a diversidade, a apropriação das dinâmicas do território e a vinculação da população dessa região e de suas particularidades nas dinâmicas do sistema educacional.

Referências

Aponte, E. (2008). Desigualdad, inclusión y equidad en la educación superior en América Latina y el Caribe: tendencias y escenarios alternativos en el horizonte 2021. En A. Gazzola, y A. Didriksson
(eds.), Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe (pp. 113-154). Unesco/Iesalc.

Arango, A. (2008). Espacios de okeducación musical en Quibdó (Chocó-Colombia). Revista Colombiana de Antropología, 44(1), 157-189. http://www.redalyc.org/pdf/1050/105012924006.pdf

Banco Mundial. (2018). Datos Colombia. https://datos.bancomundial.org/pais/colombia

Banco Mundial. (2019). Índice de Gini. https://datos.bancomundial.org/indicador/SI.POV.GINI?view=map

Bazdresch, M. (2001). Pobreza, Desigualdad Social y Ciudadanía. Los Límites de Las Políticas Sociales. http://feae.eu/wp-content/uploads/2017/09/CLACSO-POBREZA-Y-EDUCACIÓN.pdf

Blanco, R., y Cusato, S. (2003). Desigualdades educativas en América Latina: todos somos responsables. http://www.red-ler.org/desigualdades_educativas_america_latina.pdf

Botero, C. (2010). El Chocó biogeográfico un tesoro de la naturaleza. Gestiópolis. http://www.gestiopolis.com/choco-biogeografico-tesoro-naturaleza/#autores

Cafam, Diócesis de Quibdó, Fucla y Oimusaid. (2013). Guía pedagógica con enfoque etno educativo para la atención integral de la primera infancia en el choco.

Callen, T. (2008). ¿Qué es el producto interno bruto? Finanzas & Desarrollo, 45(4), 48-49. https://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/spa/2008/12/pdf/basics.pdf

Cámara de Comercio del Chocó. (2015). Una mirada a la dinámica económica del chocó durante el año 2015 desde la cámara de comercio. https://camarachoco.org.co/sites/default/files/adjuntos/estudio_economico_ccch-2015.pdf

Castillo, E. (2016). Etnoeducación afropacífica y pedagogías de la dignificación. Revista Colombiana De Educación, 1(71), 343-360. https://doi.org/10.17227/01203916.71rce343.360

DANE. (2006). Índice de precios al consumidor. https://www.dane.gov.co/files/faqs/faq_ipc.pdf

DANE. (2015). Chocó-Quibdó. Informe de coyuntura económica regional. de http://www.banrep.gov.co/sites/default/files/publicaciones/archivos/icer_choco_2014.pdf

DANE. (2018). Censo poblacional Colombia 2018 ¿Cuántos somos? https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/demografia-y-poblacion/censo-nacional-de-poblacion-y-vivenda-2018/
cuantos-somos

Departamento Nacional de Planeación, DNP. (2017). Bases del Plan Nacional de Desarrollo 2014-2018. https://acp.com.co/web2017/es/leyes/200-bases-plan-nacional-de-desarrollo-2014-2018-2/file

De Sousa, M. (2011). Educación para combatir la pobreza. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 12(2), 1-2. https://www.redalyc.org/pdf/410/41030368001.pdf

FND. (2018). Federación Nacional de Departamentos de Colombia. https://fnd.org.co/

Función Pública Colombia. (2019). Chocó: Ficha de caracterización departamental. https://www.funcionpublica.gov.co/documents/418537/1205912/2017-04-28_Choco_depto.pdf/4e6aaf24-b1d9-4a97-
8854-6ee103dfbd7a

Gobernación del Chocó. (2016). Plan de desarrollo departamental del Chocó 2016-2019. https://choco.micolombiadigital.gov.co/sites/choco/content/files/000023/1103_pdd20162019.pdf

McLaren, P. (2003). La vida en las escuelas. Una introducción a la pedagogía crítica en los fundamentos de la educación. Siglo XXI Editores S.A. https://www.uaeh.edu.mx/profesorado_honorario_visitante/peter_mclaren/presentaciones/LA%20VIDA%20EN%20LAS%20ESCUELAS.pdf

Mineducación. (2016). Revisión de políticas nacionales de educación: La educación en Colombia. OECD. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-356787_recurso_1.pdf

Moreno, E. (2017). Educación, conflicto y posconflicto en Colombia. Revista Diálogos de Saberes, (46), 125-142. https://doi.org/10.18041/0124-0021/dialogos.46.2017.2578

Mosquera, C. y Tique, J. (2014). Voces desde la escuela de Bojayá en medio del conflicto armado: construcción de su memoria colectiva. Revista de la Universidad de La Salle, (63), 117-134. https://
ciencia.lasalle.edu.co/ruls/vol2014/iss63/8/

Naciones Unidas. (2019). Panorama Social de América Latina. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44969/5/S1901133_es.pdf

Organización Internacional para las Migraciones, OIM. (2015). Una paz estable, duradera y sensible a niños, niñas adolescentes y jóvenes (1.a ed.). Organización Internacional para las Migraciones (OIM).

Rodríguez, A. y Gaviria, M. (2013). Las comunidades indígenas y afrocolombianas del Chocó promueven su seguridad alimentaria y nutricional. (Informe). Fondo Español para el logro de los objetivos del milenio (F-ODM). https://www.unicef.org/evaldatabase/files/Colombia_2013-004_INFORME_FINAL_EVALUACION_PC_CHOCO.pdf

Schmelkes, S. (1995). Hacia una mejor calidad de nuestras escuelas. Secretaría de Educación Pública – SEP.

Tobón, C. G. (2014). Reflexiones sobre lengua, etnia y educación. Siglo del Hombre.

Zemelman, H. (2008). La formación de docentes como sujetos protagónicos en los procesos educativos. Sociologando. http://sociologandoudea.blogspot.com/2015/06/la-formacion-de-docentes-comosujetos.html

Zemelman, H. (2015). Pensamiento y construcción de conocimiento histórico, una exigencia para el hacer futuro. El Ágora USB, 15(2), 343-362. https://doi.org/10.21500/16578031.1618
Como Citar
Chaverra Santos, M. (2020). Educação e pobreza: uma aproximação documental dos processos educativos em ambientes de exclusão e desigualdade social em Chocó, Colômbia. Ciencias Sociales Y Educación, 9(17), 145-161. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em