Cinema, diversidade e infância: o projeto Cineduka nas escolas primárias chilenas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O projeto 'Cineduka: cinema e interculturalidade' foi implementado em cinco escolas públicas da região de O’Higgins, Chile, como uma iniciativa qualitativa que teve como objetivo promover o diálogo e a reflexão crítica entre professores e alunos do 7º ano de educação. básico, em torno de temas como respeito e valorização da diversidade cultural e étnica. Por este motivo, foi realizado um programa de intervenção educativa e intercultural a partir do trabalho conjunto com os professores dos estabelecimentos, com o objetivo de ver e discutir o cinema e a interculturalidade em sala de aula.
O desenvolvimento do Cineduka incorporou atividades de análise de cena de filmes, bem como atividades pedagógicas e criativas para representar a aprendizagem dos alunos, por meio da criação de curtas-metragens dos alunos. Buscou-se, assim, sensibilizar e promover aprendizagens de cunho intercultural, como empatia pela diferença, respeito e não discriminação entre pares e questionamento quanto à reprodução de estereótipos negativos associados à migração.
Entre os resultados do projeto está a elaboração de quatorze curtas-metragens estudantis, produções que mostram os interesses, reflexões e problemas do corpo discente sobre a diversidade. Por isso, o artigo contém uma análise documental e narrativa da linguagem fílmica e dos significados que as criações fílmicas evocam, aliada a uma reflexão profunda sobre a importância de se promover um ensino não discriminatório e dialógico.
Detalhes do artigo
Referências
Aaltonen, J. (2017). Script as a Hypothesis: Scriptwriting for Documentary Film. Journal of Screenwriting, 8(1), 55-65. https://doi.org/10.1386/josc.8.1.55_1
Barthes, R. (1998). La cámara lúcida: notas sobre fotografía. Editorial Paidós.
Bazin, A. (2012). ¿Qué es el cine? Rialp.
Bergala, A. (2007). La hipótesis del cine. Pequeño tratado sobre la transmisión del cine en la escuela y fuera de ella. Laertes.
Besalú-Casademont R., Schena, J. y Sánchez-Sánchez, C. (2017). Competencias más relevantes en los estudios de Comunicación Audiovisual. Las percepciones de profesionales, docentes y estudiantes. Revista Latina de Comunicación Social, (72), 1536-1553. http://dx.doi.org/10.4185/ RLCS-2017-1233
Blanchard, M. y Muzás, E. (2007). Acoso escolar. Desarrollo, prevención y herramientas de trabajo. Ediciones Narcea.
Bordwell, D. y Thompson, K. (1995). El arte cinematográfico. Editorial Paidós.
Cineduka. (s.f.a). Recursos audiovisuales. https://sites.google.com/uoh.cl/cineduka/recursos- audiovisuales
Cineduka. (s.f.b). Resultados: películas creadas por estudiantes. https://sites.google.com/uoh.cl/cineduka/ resultados
Clarembeaux, M. (2010). Film education: Memory and heritage. Comunicar, 35, 25-32. https://doi.org/10.3916/C35-2010-02-02
Colmenares, A. y Piñeiro, M. (2008). La investigación acción. Una herramienta metodológica heurística para la comprensión y transformación de realidades y prácticas socio-educativas. Laurus, 14(27), 96-114. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76111892006
Comparato, D. (2005). De la creación al guión: Arte y técnica de escribir para cine y televisión. La Crujía.
Deleuze, G. (1986). Le cerveau, c’est l’écran. Entretien avec Gilles Deleuze. Cahiers du Cinéma,
, 24-32.
Elduque, A. (2016). The Necessary Amateur. Cinema, Education and Politics. Interview with Cezar Migliorin. Cinema Comparat/ive Cinema, (9), 36-42. https://bit.ly/3ipZcRp
Gause, C. (2011). Diversity, Equity, and Inclusive Education. University of North Carolina at Greensboro.
Gispert, E. (2009). Cine, ficción y educación. Laertes.
Gómez, N. (2018). Nueva mirada de la pedagogía del cine en educación infantil. International Journal of Humanities and Social Science, 8(5), 13-24. https://doi.org/10.30845/ijhss.v8n5a3
González, D. (2012). Re-encuadrar dentro del encuadre: Miradas a un encuentro cine-educación.
Revista Colombiana de Educación, (63), 131-152. https://doi.org/10.17227/01203916.1690
Guerrero-Pico M. y Lugo N. (2018). Competencias narrativas y estéticas. En C.A. Scolari, (ed.), Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens’ transmedia skills in the classroom. Universitat Pompeu Fabra. https://bit.ly/34qr96G
Instituto Nacional de Estadísticas (INE) (2018). Síntesis de resultados CENSO 2017. Recuperado de: http://www.censo2017.cl/descargas/home/sintesis-de-resultados-censo2017.pdf
Instituto Nacional de Estadísticas (INE) (2021). Migración interna en la región de O’Higgins. CENSO de población y vivienda 2017. Recuperado de: https://regiones.ine.cl/documentos/default-source/region-vi/banco-datos-r6/2.--banco-de-datos/migración-interna/migración- interna---región-de-ohiggins.pdf?Status=Temp&sfvrsn=7a312460_2
Kaufman, B. (2010). Childhood and Cinema. Projections, 4(1), 112-119. https://doi.org/10.3167/ proj.2010.040109
López Ligero, M. (2015). El falso documental. Evolución, estructura y argumentos del fake. Editorial UOC.
McIntyre, A. (2008). Participatory action research. Los Ángeles, EE. UU.: Sage.
Marimón, J. (2014). El montaje cinematográfico: del guion a la pantalla. Edicions de la Universitat de Barcelona.
Martínez-Cano, F. J., Ivars-Nicolás, B. y Roselló-Tormo, E. (2020). Cine memoria. Intersecciones entre documental y ficción en la práctica cinematográfica latinoamericana contemporánea: estudio de caso de Roma. Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía, 20, 111-136.
Martínez-Salanova-Sánchez, E. (2003). Cinema Resources to Teach and Learn. Comunicar, 20, 45-52. https://doi.org/10.3916/C20-2003-07
Masson, E. (2012). Watch and learn: Rethorical devices in classroom films after 1940. Amsterdam University Press. https://doi.org/10.26530/oapen_439100
Mela-Contreras, J. (2020). Educación en competencias interculturales para la diversidad cultural, étnica y sexual. La experiencia del proyecto 'Cineduka' en escuelas básicas chilenas. Modulema: Revista Científica sobre Diversidad Cultural, 4, 24-41. https://doi.org/10.30827/modulema. v4i0.15156
Migliorin, C. y Barroso, E. (2016). Pedagogies do cinema: Montagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, (43)46, 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.115323
Ministerio de Educación de la República de Chile. (2017). Orientaciones técnicas para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros. https://bit.ly/3nkOMWE
Montero, M. (2006). Hacer para transformar: el método en la psicología comunitaria. Buenos Aires: Paidós.
Monterrubio, L. (2018). On the beginnings of contemporary cinema: Close-up by Abbas Kiarostami and Dream of Light by Víctor Erice -The fraternity between documentary and fiction as a synthesis of early cinema and cinematic modernity. L’Atalante. Revista De Estudios Cinematográficos, (25), 165-180. https://bit.ly/2HUXH13
Nolasco-Hernández, A. (2012). La empatía y su relación con el acoso escolar. REXE: Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 11(22), 35-54. https://bit.ly/3jyaPad
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (2017). Competencias interculturales: marco conceptual y operativo. Universidad Nacional de Colombia. https://bit.ly/2SmRUmA
Peters, J. (1961). La educación cinematográfica. Unesco. https://bit.ly/36w7kxd
Peñuela, D. y Pulido, O. (2012). Cine, pensamiento y estética: reflexiones filosóficas y educativas.
Revista Colombiana de Educación, (63), 89-109. https://doi.org/10.17227/01203916.1688
Potter, W.J. (2010). The State of Media Literacy. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 54(4), 675- 696. https://doi.org/10.1080/08838151.2011.521462
Sagástegui, D. (2004). Una apuesta por la cultura: el aprendizaje situado. Revista Electrónica Sinéctica,
(24), 30-39. https://bit.ly/2EUzpmt
Sánchez-Navarro, J. (2006). Narrativa audiovisual. Editorial UOC.
Santaella, J. y Santaella, J.I. (2007). Manual de acoso escolar o bullying para docentes y educadores. Gestión Orientación y Formación.
Scolari, C.A. (ed.). (2018). Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens’ transmedia skills in the classroom. Universitat Pompeu Fabra. https://bit.ly/34qr96G
Sharma, S. (2006). Teaching diversity ' Im/possible pedagogy. Policy Futures in Education, 4(2), 203-216. https://doi.org/10.2304/pfie.2006.4.2.203
Vila, E. (2012). Un juego de espejos: pensar la diferencia desde la pedagogía intercultural. Educación XX1, 15(2), 119-135. https://doi.org/10.5944/educxx1.15.2.129
Williamson, G. y Montecinos, C. (2011). Educación Multicultural. Práctica de la equidad y diversidad para un mundo que demanda esperanza. Universidad de la Frontera.