Análise das leituras de charges jornalísticas por estudantes universitários

Carlos Urrego | Biografia
Universidad de Manizales
Juan Sebastián Ramírez Llanos | Biografia
Universidad de Manizales

Resumo

Este artigo recolhe as concepções construídas através das caricaturas jornalísticas publicadas nos meios de comunicação colombianos e a forma como os estudantes universitários re-significam ou se apropriam desse produto comunicativo. Após revisar os elementos conceituais sobre esse produto do gênero jornalístico de opinião em que são definidos seus tipos, categorias, usos, recursos gráficos utilizados e o impacto que têm na construção da realidade, foi aplicado um instrumento a 150 estudantes universitários, com os quais analisaram a forma de ler cartuns para identificar mudanças na compreensão, humor e tipo de recepção às informações icônicas ali registradas por meio de um instrumento de medida baseado em aspectos da escala Likert para que os participantes pudessem qualificar um grupo de 10 cartuns publicados em diferentes mídias. Procuramos compreender a forma como o público objeto re-significa ou se apropria do referido produto jornalístico e do impacto que ele tem na forma de ler os acontecimentos. Conclui-se que o gênero jornalístico de opinião e caricatura, como uma de suas expressões, mantém estreita relação com a forma como os universitários compreendem seu contexto, mas confirma- se a lacuna existente entre a informação e essa faixa etária. Constatou-se que os jovens que assistem desenhos animados os utilizam para reafirmar suas convicções, mas pouco para fazer leituras da realidade diferentes das suas.

Referências

  1. Albarello, F. (2017). Del contenido al flujo: nuevas relaciones entre medios y usuarios en el ecosistema digital. En C. Labate y C. Arrueta (comps.), La comunicación digital. Redes sociales, nuevas audiencias y convergencias: desafíos y oportunidades para la industria, el Estado y los usuarios (pp. 219-230). Editorial de la Universidad Nacional de Jujuy.
  2. Astudillo, V., Rada, M. y Almeida, D. (2019). El uso de las caricaturas en la prensa nacional, como estrategia comunicacional. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/05/caricaturas-prensa-nacional.html
  3. Bolaños, A. (2018). La Revolución Cubana a través de la caricatura política en los periódicos El País y El Tiempo de Colombia 1958-1959. Historia Caribe, 13(32), 171-205. https://www.redalyc.org/journal/937/93758519007/html/
  4. Boyagoda, E. (2017). Editorial Cartoons and Their Impact on Voting Behavior of University Students in Sri Lanka. International Journal of Innovative Research and Development, 6(5). https://doi.org/10.24940/ijird/2017/v6/i5/may17006
  5. Cristiano, D. C., Chaparro, L. Y. y Enciso, N. M. (2019). Comprensión de textos discontinuos: caricatura y afiche. Educación y Ciencia, (23), 399–414. https://doi.org/10.19053/0120-7105.eyc.2019.23.e10306
  6. Corzo, S. y Salaverría, R. (2019). Medios nativos digitales y analíticas web: cómo interviene el conocimiento de la audiencia en la construcción de noticias. Universidade da Coruña; Xescom.
  7. Delgadillo, D. M. (2016). El cómic: un recurso didáctico para fomentar la lectura crítica [tesis de pregrado, Universidad Pedagógica Nacional]. Repositorio Institucional UPN. http://hdl.handle.net/20.500.12209/3220
  8. Durango, Z. (2017). Niveles de comprensión lectora en los estudiantes de la Corporación Universitaria Rafael Núñez (Cartagena de Indias). Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (51), 156-174. https://www.redalyc.org/pdf/1942/194252398011.pdf
  9. Drale. (1899). Voz Caricatura. Academia.
  10. Gelpud, A. y Ramírez, R. (eds.). (2020). Lectura crítica de la cotidianidad a través de la caricatura. En Didácticas de la construcción del lector (pp. 116-120). Universidad de Nariño.
  11. Hall, S. (1973). Encoding and Decoding in the Television Discourse. Centre for Cultural Studies; University of Birmingham.
  12. Hómez. (2018). Concejal perdido [caricatura]. La Patria y el Clavo. https://bit.ly/3hrZ0Uw
  13. Noelle-Neumann, E. (1995). Hacia una teoría de la opinión pública. En: La espiral del silencio. Paidós Comunicación.
  14. Özdoěru, A. y McMorris, R. F. (2013). Humorous cartoons in college textbooks: Student perceptions and learning. Humor, 26(1), 135-154. https://doi.org/10.1515/humor-2013-0008
  15. Paba, Z. (2010). La caricatura socio política como herramienta de mediación cognitiva para el desarrollo del nivel crítico de lectura en estudiantes universitarios [tesis de maestría, Universidad del Magdalena]. Red de Repositorios Latinoamericanos. http://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/3103297
  16. Pérez, M. (2003). Leer y escribir en la escuela. Algunos escenarios pedagógicos y didácticos para la reflexión.Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior.
  17. Pérez, M. y Rodríguez, A. (2013) ¿Para qué se lee y se escribe en la universidad colombiana? Un aporte a la consolidación de la cultura académica del país. Colciencias; Pontificia Universidad Javeriana.
  18. Prada Uribe, J. E., Ramírez Carrero, J. L. y Pinzón Mejía, D. C. (2018). Articulación de la caricatura política como fuente para la investigación social en Colombia: estado del arte y perspectivas a comienzos del siglo XXI. Reflexión Política, 20(40),195-207. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=11058502013
  19. Quiñónez Gómez, H. (2015). Comunicación científica: un análisis documental desde la mirada contemporánea. Revista razón y palabra. https://bit.ly/3hHMJtS
  20. Ricky. (2018). Sobrados [caricatura]. El Colombiano. https://bit.ly/3r3oPNO
  21. Sánchez, Vera, P. (2018) Actualización, Consumo y efecto de los medios de comunicación en los mayores. Barataria. Revista Castellano-Manchega de ciencias sociales, (4), 159-184. https://doi.org/10.20932/barataria.v0i4.275
  22. Santiago, L, Castillo, M. y Ruíz, A. (2005). Lectura, metacognición y evaluación. Editorial Alejandría.
  23. Strauss, L. (1962). La structure et la forme, réflexions sur un ouvrage de Vladimir Propp. Cahiers de l´institute de science économique appliquées.
  24. Vásquez, A. y León, V. (2018). Análisis de la caricatura periodística referente al paro nacional de maestros de mayo de 2017 [tesis de pregrado, Universidad de Manizales]. Repositorio Institucional Universidad de Manizales. https://ridum.umanizales.edu.co/handle/20.500.12746/3530
  25. Vladdo. (2014). Jaime, inolvidable [caricatura]. Revista Semana. https://bit.ly/3hpl8Pa
  26. Vladdo. (2020). Datos oficiales [caricatura]. https://bit.ly/3jW94qd
Como Citar
Urrego, C., & Ramírez Llanos, J. S. (2023). Análise das leituras de charges jornalísticas por estudantes universitários. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 21(42), 1-22. https://doi.org/10.22395/angr.v21n42a13

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em