Desenho do esquema de qualidade da experiência turística em hotéis

Ivis Taide González Camejo | Biografia
Universidad de Holguín
Leudis Orlando Vega de la Cruz | Biografia
Universidad de Holguín
Juan Antonio Chong Poutou | Biografia
Universidad de Holguín

Resumo

A qualidade da experiência turística constitui um elemento-chave na satisfação do cliente na última década. O objetivo deste artigo é desenhar o esquema de qualidade da experiência turística para entidades hoteleiras; para isso, foram utilizadas ferramentas estatísticas que facilitaram a identificação desses elementos, seguindo o enfoque do ciclo de gestão. Como principal resultado da pesquisa, é apresentado um esquema de qualidade da experiência turística adaptado às características do setor hoteleiro que integra os componentes, as dimensões e os contextos da experiência que mais influenciam na percepção da qualidade por parte do cliente, o que permite identificar as expectativas deste e elaborar estratégias em função delas.

Referências

  1. Archibugi, Daniele (2008). The global commonwealth of citizens: toward cosmopolitan democracy. Nueva Jersey: Princeton University Press, 320 p.
  2. Augusto, Rafael (2003). Del cosmopolitismo a la globalización: Kant y la paz perpetua. En: Revista de Retórica y Teoría de la Comunicación, n.º 5, p. 45-49.
  3. Barrios, Yanet y Reis, Clóvis (2019). Autêntica Cuba: análise da publicidade turística de 2002-2016. En: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol. 13, n.º 1, p. 125-140. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1497
  4. Boné, Diana; Rey, Arantxa y Fusté, Francesc (2015). Los hoteles temáticos: un caso descriptivo de creación de experiencias a través de ejemplos singulares españoles. En: Papers de Turisme, n.o 58, p. 47-57.
  5. Carballo, Rita; Moreno-Gil, Sergio; León, Carmelo y Raymond, John (2015). Designing and promoting experiences in a tourist destination. An analysis of research and action needs. En: Cuadernos de Turismo, n.o 35, p. 435-438.
  6. Chim-Miki, Adriana; Batista-Canino, Rosa María y Medina-Brito, Pino (2016). Coopetición en un destino turístico de frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay: el caso Poloiguassu. En: Semestre Económico, vol. 19, n.o 40, p. 145-174. DOI: https://dx.doi.org/10.22395/seec.v19n40a6
  7. Damián, Alfonso (2018). Construcción colectiva de la experiencia turística para la sociedad anfitriona, una mirada desde el sur. En: Revista Latino-Americana de Turismología, vol. 4, n.o 1, p. 34-51. DOI: 10.34019/2448-198X.2018.v4.10044
  8. Gândara, José Manoel; Brea, José Antonio y Manosso, Franciele Cristina (2013). Calidad de la experiencia en los hoteles termales de Galicia, España: un análisis a través de la reputación online. En: Estudios y Perspectivas en Turismo, vol. 22, n.o 3, p. 492-525.
  9. Kos, Andrijana; Lončarić, Dina y Dlačić, Jasmina (2016). Augmented reality experiential marketing in tourism. https://bit.ly/2zJBrmv
  10. Minkiewicz, Joanna; Evans, Jody y Bridson, Kerrie (2014). How do consumers co-create their experiences? An exploration in the heritage sector. En: Journal of Marketing Management, vol. 30, n.o 1-2, p. 30-59. DOI: https://doi.org/10.1080/0267257X.2013.800899
  11. Perdue, Richard (2002). Internet site evaluations. The influence of behavioral experience, existing images, and selected website characteristics. En: Journal of Travel and Tourism Marketing, vol. 11, n.o 2-3, p. 21-38. DOI: https://doi.org/10.1300/J073v11n02_02
  12. Pinassi, Andrés y Ercolani, Patricia (2015). Geografía del turismo: análisis de las publicaciones científicas en revistas turísticas. El caso de Argentina. En: Cuadernos de Geografía, vol. 24, n.o 1, p. 214-230.
  13. Sáez Cala, Antonia (2009). Los micro-clusters turísticos: ¿una herramienta para el desarrollo turístico en zonas rurales deprimidas? En: Semestre Económico, vol. 12, n.o 24, p. 57-68.
  14. Sánchez, Driselda; Maldonado, Minerva; Martínez, Luis y Lara, Graciela (2017). Rentabilidad de hoteles boutique explicada desde la experiencia memorable. En: El Periplo Sustentable, n.o 33, p. 81-104.
  15. Sutty Segovia, Hernán Isidro y Cruz Cardentey, Francisco (2018). Luque: potencialidades y perspectivas para el desarrollo del turismo cultural. En: Academo, vol. 5, n.o 1, p. 3-12.
Como Citar
González Camejo, I. T., Vega de la Cruz, L. O., & Chong Poutou, J. A. (2020). Desenho do esquema de qualidade da experiência turística em hotéis. Semestre Económico, 23(54), 113-128. https://doi.org/10.22395/seec.v23n54a6

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em