Aproximação a um modelo de gestão turística sustentável. Caso Urabá

Arnubio de Jesús Roldán Echeverri | Biografia
Corporación Académica Ambiental, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia
María Eugenia Arroyave Torres | Biografia
Universidad San Buenaventura, Medellín, Corporación Académica Ambiental, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia
Adriana Milena Bermúdez Cardona | Biografia
Corporación Académica Ambiental, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia

Resumo

O turismo na Colômbia tem sido uma das linhas econômicas que teve maior ascensão, esse caso pode ser evidenciado tanto nos destinos consolidados como nos emergentes. Destro desses últimos são encontradas aquelas regiões que tendo um alto potencial turístico têm sido afetadas direta ou indiretamente pelo conflito armado, como é o caso da região do Urabá. Apesar deste situação, o setor turístico dessa região tem desenvolvido esforços para permanecer recebendo acompanhamento de programas, projetos, planos e políticas a partir da gestão pública. Se bem que estas medidas ajudam ao turismo, deve ir ligadas a outros setores da economia de impacto nacional e internacional pela posição geoestratégica dessa região. O presente trabalho faz uma caracterização e uma análise das ações públicas que foram feitas para apoiar as atividades turísticas, entre elas as que se encontram a presença do Urabá no Programa de Turismo Paz e Convivência. Quem propõe um modelo de gestão turística sustentável que integre a corrente de valor com as forças vivas tendo em conta a gestão a partir do trabalho público e a perspectiva dos objetos de desenvolvimento sustentável e outros modelos de gestão turística de âmbito internacional, de tal modo que, contribua ao desenvolvimentoeconômico e social de modo más competitivo e inclusivo.

Referências

  1. Boullón, R. C. (2006). Planificación del espacio turístico. Cuarta edición. Trillas.
  2. Concejo de Medellín (2015, 4 de septiembre). Acuerdo 20 de 2015. Por el cual se adopta la Política Pública de Turismo para el Municipio de Medellín. Gaceta Oficial n.° 4330. https://bit.ly/3dPQ4pA
  3. Comfenalco (2018). Segundo Informe de Dinámica Laboral de las nuevas subregiones del Departamento de Antioquia. Comfenalco Antioquia, Servicio de Empleo, Ministerio de Trabajo, Gobierno de Colombia. https://bit.ly/36kzHx0
  4. Congreso de los Estados Unidos de Colombia. (1873, 26 de Mayo). Ley 84 de 1873. Código civil de los Estados Unidos de Colombia. Diario Oficial No. 51788-5. http://www.secretariasenado.gov.co/senado/basedoc/codigo_civil.html
  5. Departamento Nacional de Planeación. (2014). Plan Nacional de Desarrollo. (2014-2018) “Todos por un Nuevo País. Paz, Equidad, Educación”.DNP.
  6. Espinosa, N., Zapata, J., Bermúdez, A., Roldan, A., Cazalla, C., Rivera, D., Giraldo, L., Valencia, T., Bernabe, U., Polancos, I., y Gonzalez, D. (2019). Turismo sostenible medición para la toma de decisiones caso: Jericó-Antioquia-Colombia. Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo - Aecid.
  7. Gobierno de Chile. (2012). Estrategia Nacional de Turismo 2012-2020. Chile
  8. Instituto costarricense de Turismo. (2017). Plan Nacional de Desarrollo Turístico de Costa Rica.
  9. Jaramillo Arbeláez, A. M., (2006). La geografía de la violencia en Antioquia (1950-2005). Fondo Editorial Universidad Eafit .
  10. Ministerio de Comercio Exterior y Turismo Perú. (2015). Plan Estratégico Nacional de Turismo 2025 - Pentur. https://bit.ly/3hKbwgM
  11. Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2012). Plan de Desarrollo Turístico de Antioquia. Fondo de Promoción Turística Colombia. https://bit.ly/3wmWLpm
  12. Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2013). Guía Turística Antioquia Colombia. Fondo Promoción Turística Colombia.
  13. Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2013). Plan de Negocios de Turismo de Naturaleza de Colombia. T y L Tourism Leisure y Sport.
  14. Ministerio de Comercio, Industria y Turismo. (2018). Plan sectorial de turismo (2018-2022). https://bit.ly/3AyWjaV
  15. Ministerio de Turismo República Dominicana. (2018). Plan Estratégico Institucional MITUR 2018-2021. Banco Interamericano de Desarrollo (BID).
  16. Organización Mundial del Turismo (2001). Código ético mundial para el turismo. https://bit.ly/3qR3RBA
  17. Organización Mundial del Turismo (2015). Manual práctico de gestión integral de la calidad de los destinos turísticos - Conceptos, implementación y herramientas para autoridades, instituciones y gestores de destinos. Unwto.
  18. Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo - PNUD. (s.f.). Objetivos de desarrollo sostenible. https://bit.ly/3yvFKeo
  19. Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo - PNUD. (s.f.). Objetivos de desarrollo sostenible. Objetivo 3:Salud y Bienestar. https://bit.ly/3yxAu9R
  20. Secretaría de Turismo México. (2018). Estrategia de integración para la conservación y el uso sustentable de la biodiversidad en el sector turístico (2016-2022). GIZ.
  21. Turner, L., Ash, J. (1976). La horda dorada. Ediciones Endymion.
  22. Unesco y Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (s.f.). ¿Qué es el patrimonio cultural inmaterial? Unesco. https://ich.unesco.org/es/que-es-elpatrimonioinmaterial-00003
  23. Unwto. (2020, 20 de enero). El turismo internacional sigue adelantando a la economía global. https://bit.ly/3xql6MG
  24. Unwto. (2021, 28 de noviembre). Un 87 % menos de llegadas de turistas en enero de 2021, mientras la OMT pide mayor coordinación para reactivar el turismo. https://www.unwto.org/es/taxonomy/term/347
Como Citar
Roldán Echeverri, A. de J., Arroyave Torres, M. E., & Bermúdez Cardona, A. M. (2021). Aproximação a um modelo de gestão turística sustentável. Caso Urabá. Ciencias Sociales Y Educación, 10(20), 139-168. https://doi.org/10.22395/csye.v10n20a7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em