Comunicação política, redes sociais e polarização na Twitter. Estudo de caso: “El Culiacanazo”, 2019 no México

José Luis Estrada Rodríguez | Biografia
Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
Georgina Martínez de la Rosa | Biografia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a polarização produzida na rede social digital Twitter em relação à defesa ou ataque à figura do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante a operação para prender Ovidio Guzmán (filho do “Chapo” Guzmán) levantou na cidade de Culiacán, Sinaloa, em 17 de outubro de 2019, um evento conhecido como “Culiacanazo”. Pretende-se verificar como é construída a opinião pública a partir do Twitter, através da análise dos 17 mil 939 tweets produzidos neste evento. A metodologia utilizada foi baseada em mineração de dados, além de ferramentas como Gephi, para visualização, e R studio, para processamento de dados. Nas conclusões, foi possível verificar que existem recursos como chuteiras e contas falsas que promovem a polarização por parte dos stakeholders que podem usar qualquer evento para modificar a opinião pública e impor a pauta da mídia.

Referências

  1. Balán, M. (2013). Polarización y medios a 30 años de democracia. Revista SAAP: Sociedad Argentina de Análisis Político, 7(2), 473-481.
  2. Bastian, M.; Heymann, S. y Jacomy, M. (2009). Gephi: An Open-Source Software for Exploring and Manipulating Networks [conferencia]. Proceedings of the Third International ICWSM Conference, San Jose, California.
  3. Blondel, V., Guillaume, J., Lambiotte, R. y Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of Statistical Mechanics: Theory and Experiment, 10.
  4. Boyd, Danah, Scott Golder y Gilad Lotan. (2010). Tweet, Tweet, Retweet: Conversational Aspects of Retweeting on Twitter. HICSS-43. IEEE: Kauai, HI, (6). https://www.danah.org/papers/ TweetTweetRetweet.pdf
  5. Bustos Díaz, J. y Capilla del Fresno, L. (2014). Twitter y la polarización del debate político:análisis del caso #objetivodeguindos y #aznara3. Historia y Comunicación Social, 18, pp. 499-509. https://doi.org/10.5209/rev_HICS.2013.v18.44260
  6. Castañeda, J. (2019). Versión estenográfica de la conferencia de prensa matutina del presidente Andrés Manuel López Obrador. https://lopezobrador.org.mx/secciones/version-estenografica/
  7. Craig A. D. (2021). Militarization a la AMLO: How bad can it get? Wilson Center, (9), pp. 2-22.
  8. Cinelli, M., De Francisci Morales, G., Galeazzi, A., Quattrociocchi, W. y Starnini, M. (2021). The echo chamber effect on social media. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 118(9).
  9. Durazo, A. (2019). No hay Estado fallido, solo operativo fallido [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=_KutdtFNsCU
  10. Feinerer, I., Hornik, K. y Meyer, D. (2008). Text Mining Infrastructure in R. Journal of Statistical Software, 25(5), 1-54.
  11. Freyre, N. (2019). Porque es Twitter el territorio político digital. Polis, 15(2), pp.39-74. https://doi.org/10.24275/uam/izt/dcsh/polis/2019v15n2/freire
  12. Fox, V. [@VicenteFoxQue]. (2019, 19 de octubre). Se les avisa que por decreto presidencial a todos los criminales que están soltando balazos y sobrepasando a la autoridad en Culiacán [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/VicenteFoxQue/status/1184990903741665280
  13. Fung, A., Gilman, H. y Shkabatur, J. (2013). Six models for the Internet and politics. International Studies Review, 15(1), pp. 30-47. https://doi.org/10.1111/misr.12028
  14. Gómez, J. [luisholly@Nombre de usuario en Twitter]. (2019). La derecha usa hoy lo de Culiacán (consecuencias de sus más de 20 años de políticas erradas y guerras fallidas) para culpar a quien pretende arreglar este país, de ser un caos como gobierno. No tienen madre. [Tweet]. Twitter: https://twitter.com/octavioozuna
  15. Gs, R. A. N. (2019). Gabinete federal y gobernadores respaldan a AMLO tras operativo en Culiacán. Aristegui Noticias. https://aristeguinoticias.com/1810/mexico/gabinete-federal-y-gobernadoresrespaldan-a- amlo-tras-operativo-en-culiacan/
  16. Harvey, D. (2004). El “Nuevo” Imperialismo: acumulación por desposesión. Clacso. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20130702120830/harvey.pdf
  17. Hong, S., y Kim, S. H. (2016). Political polarization on twitter: Implications for the use of social media in digital governments. Government Information Quarterly, 33(4), 777-782.
  18. Klein, E. (2015), Por qué estamos polarizados. Capitan Swing, USA.
  19. López, R. C. (2014). Una revisión de la migración forzada por la violencia e inseguridad en México. En Peraza, B. E. (coord), Migración. Desarrollo Regional y Cultura en Sinaloa, pp. 69-87. Sinaloa, UAS.
  20. Mason, L. (2014). “I disrespectfully agree”: The differential effects of partisan sorting on social and issue polarization. American Journal of Political Science, 59(1), 128-145. https://doi.org/10.1111/ajps.12089
  21. Martín del Campo, A. [@TMartinDelCampo]. (2019). En un operativo sin estrategia, que hundió a Culiacán en el pánico, el Gobierno Federal deja libre a un delincuente, al verse rebasado por el poder del cártel de Sinaloa dobla las manos y entrega la plaza. ¿Tiene que renunciar el Gabinete de Seguridad? [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/octavioozuna/status/1185228798553477122
  22. Network Science Institute (NSI). (2023). The IU Network Science Institute is closing. https://blogs.iu.edu/connecting/2023/06/20/738/
  23. Olsson, E. J. (2013). A Bayesian Simulation Model of Group Deliberation and Polarization. En Bayesian Argumentation Synthese Library. Studies in Epistemology, Logic, Methodology, and Philosophy of Science. vol 362, editado por Frank Zenker. New York, Springer Publishing, 113-133.
  24. Político, R. A. (2019). El hijo del Chapo derrota a fuerzas federales: lo capturan pero tienen que liberarlo. Animal Político. https://www.animalpolitico.com/2019/10/liberacion-hijo-chapoculiacan-balacera/
  25. Pandey E. y Allen, M. (2022). The new silent majority: People who don’t tweet. Axios. https://www.axios.com/2022/03/08/political-polarization-twitter-cable-news
  26. Rinker, T. (2019). Trinker/Sentimentr. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-090X2021000300497&script=sci_arttext
  27. Rodriguez, S., Allende-Cid, H., Gonzalez, C., Alfaro, R., Elortegui, C., Palma, W. y Santander, P. (2020). Analyzing #lastesis feminist movement in twitter using topic models. En G. Meiselwitz (ed.), Social Computing and Social Media. Design, Ethics, User Behavior, and Social Network Analysis- 12th International Conference, SCSM 2020, Held as Part of the 22nd HCI International Conference, HCII 2020 (pp. 624-635). Proceedings.
  28. Rojas, A. [@antares_rojas]. (2019). En el caso de Culiacan el gobierno actuó con cautela, es momento de que la 4T, ponga límites a la delincuencia, esta experiencia marca la pauta para que las fuerzas armadas analicen capacidades y estrategias si quieren vencer al enemigo de México [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/antares_rojas/status/1185228381719355393
  29. Rueda, J. M. F. (2021). 11 análisis de sentimientos aplicado a la literatura | Cuentapalabras. Estilometría y análisis de texto con R para filólogos. http://www.aic.uva.es/cuentapalabras/an%C3%A1lisis-de-sentimientos-aplicado-a-la-literatura.html
  30. Serrano-Contreras, I, García-Marín, J. y Luengo, O. (2020). Measuring Online Political Dialogue: Does Polarization Trigger More Deliberation? Media and Communication, 8(4), 63-72.
  31. Signa Lab. (2019, 25 octubre). “#Culiacán 17 de octubre: perder la calle, ganar la red”. https://signalab.mx/2019/10/25/culiacan/
  32. Vega D’Aurelio, D., Freitag, F. y Meseguer, R. (2011). Diseño e implementación de un simulador para explorar la cooperación en entornos distribuidos [conferencia]. XIX Jornadas de Concurrencia y Sistemas Distribuidos (JCSD´10).
  33. Velazco, F. (2019). Pese a errores, operativo en Culiacán va en la dirección correcta: Javier Corral, SPD, noticias. https://www.sdpnoticias.com/nacional/javier-corral-operativo-culiacan-correctoamlo-ovidio-guzman.html
  34. Vignaux, G. (1986). La argumentación. Editorial Hachette.
Como Citar
Estrada Rodríguez, J. L., & Martínez de la Rosa, G. (2023). Comunicação política, redes sociais e polarização na Twitter. Estudo de caso: “El Culiacanazo”, 2019 no México. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 22(43), 1-20. https://doi.org/10.22395/10.22395/angr.v22n43a25

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em