Docência-pesquisa-extensão: aprendizagens metodológicos e éticos com cuidadores de pessoas idosas na Colômbia

Conteúdo do artigo principal

Juliana Ortiz Berrio
María Eumelia Galeano-Marín
María Isabel Zuluaga
Viviana Marcela Vélez Escobar
Luz María Hoyos López
Alex Mauricio Lopera

Resumo

O artigo centra-se na memória metodológica e a forma como a relação docência, pesquisa e extensão do processo investigativo-formativo realizado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Antioquia em convênio com o Fundo de Pensões Protección S. A., em cinco cidades da Colômbia: Rionegro, Bogotá, Cali, Pereira e Medellín, com a participação de 202 cuidadores formais, informais e voluntários de idosos entre 2018 e 2020.


A pesquisa que dá origem ao artigo, analisou os significados do cuidado que constroem os cuidadores de pessoas idosas nas 5, a partir de uma abordagem qualitativa, modalidades etnografia particularista e colaborativa.


Neste artigo é evidenciado como a articulação dos três eixos missionários universitários de extensão - ensino - pesquisa, permite uma triple resposta da Universidade: em chave de extensão, abordar um tema de interesse nacional, como é o acelerado envelhecimento e visibilizar os cuidadores. A criação do espaço de formação possibilitou nos cuidadores, a transformação de significados do cuidado e o sentido das interações com outros sujeitos que fazem parte do processo de cuidar. Por último, dá conta da importância de incluir nos processos de extensão, exercícios investigativos que conseguem dar suporte científico às intervenções sociais promovidas pela Universidade.


Como Citar
Ortiz Berrio, J., Galeano-Marín, M. E., Zuluaga, M. I., Vélez Escobar, V. M., Hoyos López, L. M., & Lopera, A. M. (2022). Docência-pesquisa-extensão: aprendizagens metodológicos e éticos com cuidadores de pessoas idosas na Colômbia. Ciencias Sociales Y Educación, 11(22), 120–141. https://doi.org/10.22395/csye.v11n22a6

Detalhes do artigo

Referências

Boyle, J. (2003). Estilos de Etnografía. En J. Morse (ed.), Asuntos críticos en los métodos de la investigación cualitativa (pp. 185-214). Universidad de Antioquia.

Calvo-Gil, M., Ayala-Valenzuela, R., Holmqvist-Curimil, M. y Molina-Díaz, C. (2011). Aspectos axiológico-culturales de la ética y el cuidado. Acta Bioethica, 17(1), 133-141. http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2011000100015

De la Cuesta Benjumea, C. (2004). Cuidado artesanal. La invención ante la adversidad. Universidad de Antioquia.

Galeano-Marín, M. E., Vallejo Rico, A., Puerta Lopera, I., Aristizábal Salazar, M. N., Isaza Mesa, L. E., Beltrán Urán, H., Ramírez Obando, E., Villegas Múnera, E., Pérez Álvarez, A., Contreras Ríos, M., Arias Grajales, R., Urrego Tuberquia, N., Piedrahita, I. R., del Río Agudelo, V. P. y Tapias, M. F. (s.f.) Voces y sentidos de las prácticas académicas, (4). http://sikuani.udea.edu.co/webmaster/portal/documentos/voces-sentidos-4

Guzmán J. M., Huenchuan, S y Montes de Oca, V. (2003). Redes de apoyo social de las personas mayores: marco conceptual. Notas de Población, (77), 35-70. https://repositorio.cepal.org/handle/11362/12750

Hernández- Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista-Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6 ed.). McGraw Hill.

Ministerio de Salud de la República de Colombia. (1993, 4 de octubre). Resolución Número 8430 de 1993. https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/RESOLUCION-8430-DE-1993.PDF

Martorella, A. (2021). Investigación educativa: competencias desarrolladas en un curso de prevención en abuso infantil. Ciencias Sociales y Educación, 10(19), 113-140. https://doi.org/10.22395/csye.v10n19a5

Ortiz-Riaga, M. C. y Morales-Rubiano, M. E. (2011). La extensión universitaria en América Latina: concepciones y tendencias. Educación y Educadores, 14(2), 349-366. https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.6

Rappaport, J. (2007). Más allá de la Escritura: la epistemología de la etnografía en colaboración. Revista Colombiana de Antropología, 43, 197-229. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105015277007

Rogero, G. J. (2010). Los tiempos del cuidado. El impacto de la dependencia de los mayores en la vida cotidiana de sus cuidadores. Instituto de Mayores y Servicios Sociales -IMSERSO.

Rohrbach-Viadas, C. (1997). Cuidar es antiguo como el mundo y tan cultural como la diversidad de la humanidad. Cultura de los cuidados, 1(2), 36-39. https://doi.org/10.14198/cuid.1997.2.06

Rostagnol, S., y Calisto Echeveste, E. (2020). Ensayo fenomenológico experiencial de enseñanza colaborativa en antropología de las corporalidades. Ciencias Sociales y Educación, 9(17), 57-81. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a3

Serna Alcántara, G. (2007). Misión social y modelos de extensión universitaria: del entusiasmo al desdén. Revista Iberoamericana de Educación, 43(3), 1-7. https://rieoei.org/RIE/article/view/2324

Universidad de Antioquia. (1997, 29 de septiembre). Acuerdo superior 124 del 29 de septiembre de 1997. Estatuto Básico de Extensión de la Universidad de Antioquia. [Actualización diciembre de 2015]. https://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/aad3b672-86d6-462b-b0bc-16885332a1f7/estatuto-basico-extension-concordancias.docx?MOD=AJPERES

Zuluaga-Callejas, M. I., Galeano-Marín, M. E., Giraldo-Giraldo, C. B., Vélez-Escobar, V. M., Sánchez-Vallejo, S. M., Lopera-Arango, A. M., Ortiz-Berrío, J. y Barrera-Valencia, D. (2021). Significados del cuidado construidos por cuidadores de personas mayores. Revista Ciencia y Cuidado, 18(1), 54-65. https://doi.org/10.22463/17949831.2741

Zuluaga-Callejas, M. I., Galeano-Marín, M. E., Giraldo-Giraldo, C. B., Vélez-Escobar, V. M., Sánchez- Vallejo, S. M., Lopera-Arango, A. M., Ortiz-Berrío, J. y Barrera-Valencia, D. (2021). Reporte final del diplomado cuidarte, cuidado del cuidador de personas mayores en las ciudades Cali, Medellín, y Pereira. Informe final de investigación registrada con el acta N° COL0045946. Vicerrectoría de Extensión, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Universidad de Antioquia.

Biografia do Autor

Juliana Ortiz Berrio, Universidad de Antioquia

Antropóloga. Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Joven investigadora, Minciencias.

María Eumelia Galeano-Marín, Universidad de Antioquia

Socióloga, Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colombia, 1970); especialista en Sociología del Desarrollo Latinoamericano, Universidad de Essex (1978); especialista en Farmacodependencia, Universidad Católica Luis Amigó (Medellín, Colombia, 2002); magíster en Administración Educativa, Universidad de Antioquia (1979). Docente en la Universidad de Antioquia y en la Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia.

María Isabel Zuluaga, Universidad de Antioquia

Psicóloga, Universidad de Antioquia; especialista en Gerencia de Servicios Sociales, Fundación Universitaria Luis Amigó; magister en Salud Pública, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Docente en la Facultad Nacional de Salud Pública, Universidad de Antioquia.

Viviana Marcela Vélez Escobar, Universidad de Antioquia

Psicóloga, Universidad de Antioquia; especialista en psicología organizacional, Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia. Analista de selección en el Centro Colombo Americano.

Luz María Hoyos López, Universidad de San Buenaventura

Psicóloga,  Universidad de San Buenaventura; magister en Neuropsicología;  Universidad de San Buenaventura. Neuropsicóloga en consultorio de la Torre Médica, Clínica Las Américas, Medellín, Colombia.

Alex Mauricio Lopera, Universidad de Antioquia

Enfermero; especialista en Ciencias básicas biomédicas: Fisiología; máster en Cuidado crítico y Emergencias; magíster en Enfermería. Docente en la Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.