- Docência-pesquisa-extensão: aprendizagens metodológicos e éticos com cuidadores de pessoas idosas na Colômbia

Juliana Ortiz Berrio | Biografia
Universidad de Antioquia
María Eumelia Galeano-Marín | Biografia
Universidad de Antioquia
María Isabel Zuluaga | Biografia
Universidad de Antioquia
Viviana Marcela Vélez Escobar | Biografia
Universidad de Antioquia
Luz María Hoyos López | Biografia
Universidad de San Buenaventura
Alex Mauricio Lopera | Biografia
Universidad de Antioquia

Resumo

O artigo centra-se na memória metodológica e a forma como a relação docência, pesquisa e extensão do processo investigativo-formativo realizado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Antioquia em convênio com o Fundo de Pensões Protección S. A., em cinco cidades da Colômbia: Rionegro, Bogotá, Cali, Pereira e Medellín, com a participação de 202 cuidadores formais, informais e voluntários de idosos entre 2018 e 2020.

A pesquisa que dá origem ao artigo, analisou os significados do cuidado que constroem os cuidadores de pessoas idosas nas 5, a partir de uma abordagem qualitativa, modalidades etnografia particularista e colaborativa.

Neste artigo é evidenciado como a articulação dos três eixos missionários universitários de extensão - ensino - pesquisa, permite uma triple resposta da Universidade: em chave de extensão, abordar um tema de interesse nacional, como é o acelerado envelhecimento e visibilizar os cuidadores. A criação do espaço de formação possibilitou nos cuidadores, a transformação de significados do cuidado e o sentido das interações com outros sujeitos que fazem parte do processo de cuidar. Por último, dá conta da importância de incluir nos processos de extensão, exercícios investigativos que conseguem dar suporte científico às intervenções sociais promovidas pela Universidade.

Referências

  1. Boyle, J. (2003). Estilos de Etnografía. En J. Morse (ed.), Asuntos críticos en los métodos de la investigación cualitativa (pp. 185-214). Universidad de Antioquia.
  2. Calvo-Gil, M., Ayala-Valenzuela, R., Holmqvist-Curimil, M. y Molina-Díaz, C. (2011). Aspectos axiológico-culturales de la ética y el cuidado. Acta Bioethica, 17(1), 133-141. http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2011000100015
  3. De la Cuesta Benjumea, C. (2004). Cuidado artesanal. La invención ante la adversidad. Universidad de Antioquia.
  4. Galeano-Marín, M. E., Vallejo Rico, A., Puerta Lopera, I., Aristizábal Salazar, M. N., Isaza Mesa, L. E., Beltrán Urán, H., Ramírez Obando, E., Villegas Múnera, E., Pérez Álvarez, A., Contreras Ríos, M., Arias Grajales, R., Urrego Tuberquia, N., Piedrahita, I. R., del Río Agudelo, V. P. y Tapias, M. F. (s.f.) Voces y sentidos de las prácticas académicas, (4). http://sikuani.udea.edu.co/webmaster/portal/documentos/voces-sentidos-4
  5. Guzmán J. M., Huenchuan, S y Montes de Oca, V. (2003). Redes de apoyo social de las personas mayores: marco conceptual. Notas de Población, (77), 35-70. https://repositorio.cepal.org/handle/11362/12750
  6. Hernández- Sampieri, R., Fernández-Collado, C. y Baptista-Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6 ed.). McGraw Hill.
  7. Ministerio de Salud de la República de Colombia. (1993, 4 de octubre). Resolución Número 8430 de 1993. https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/DE/DIJ/RESOLUCION-8430-DE-1993.PDF
  8. Martorella, A. (2021). Investigación educativa: competencias desarrolladas en un curso de prevención en abuso infantil. Ciencias Sociales y Educación, 10(19), 113-140. https://doi.org/10.22395/csye.v10n19a5
  9. Ortiz-Riaga, M. C. y Morales-Rubiano, M. E. (2011). La extensión universitaria en América Latina: concepciones y tendencias. Educación y Educadores, 14(2), 349-366. https://doi.org/10.5294/edu.2011.14.2.6
  10. Rappaport, J. (2007). Más allá de la Escritura: la epistemología de la etnografía en colaboración. Revista Colombiana de Antropología, 43, 197-229. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105015277007
  11. Rogero, G. J. (2010). Los tiempos del cuidado. El impacto de la dependencia de los mayores en la vida cotidiana de sus cuidadores. Instituto de Mayores y Servicios Sociales –IMSERSO.
  12. Rohrbach-Viadas, C. (1997). Cuidar es antiguo como el mundo y tan cultural como la diversidad de la humanidad. Cultura de los cuidados, 1(2), 36-39. https://doi.org/10.14198/cuid.1997.2.06
  13. Rostagnol, S., y Calisto Echeveste, E. (2020). Ensayo fenomenológico experiencial de enseñanza colaborativa en antropología de las corporalidades. Ciencias Sociales y Educación, 9(17), 57-81. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a3
  14. Serna Alcántara, G. (2007). Misión social y modelos de extensión universitaria: del entusiasmo al desdén. Revista Iberoamericana de Educación, 43(3), 1-7. https://rieoei.org/RIE/article/view/2324
  15. Universidad de Antioquia. (1997, 29 de septiembre). Acuerdo superior 124 del 29 de septiembre de 1997. Estatuto Básico de Extensión de la Universidad de Antioquia. [Actualización diciembre de 2015]. https://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/aad3b672-86d6-462b-b0bc-16885332a1f7/estatuto-basico-extension-concordancias.docx?MOD=AJPERES
  16. Zuluaga-Callejas, M. I., Galeano-Marín, M. E., Giraldo-Giraldo, C. B., Vélez-Escobar, V. M., Sánchez-Vallejo, S. M., Lopera-Arango, A. M., Ortiz-Berrío, J. y Barrera-Valencia, D. (2021). Significados del cuidado construidos por cuidadores de personas mayores. Revista Ciencia y Cuidado, 18(1), 54-65. https://doi.org/10.22463/17949831.2741
  17. Zuluaga-Callejas, M. I., Galeano-Marín, M. E., Giraldo-Giraldo, C. B., Vélez-Escobar, V. M., Sánchez- Vallejo, S. M., Lopera-Arango, A. M., Ortiz-Berrío, J. y Barrera-Valencia, D. (2021). Reporte final del diplomado cuidarte, cuidado del cuidador de personas mayores en las ciudades Cali, Medellín, y Pereira. Informe final de investigación registrada con el acta Nº COL0045946. Vicerrectoría de Extensión, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Universidad de Antioquia.
Como Citar
Ortiz Berrio, J., Galeano-Marín, M. E., Zuluaga, M. I., Vélez Escobar, V. M., Hoyos López, L. M., & Lopera, A. M. (2022). - Docência-pesquisa-extensão: aprendizagens metodológicos e éticos com cuidadores de pessoas idosas na Colômbia. Ciencias Sociales Y Educación, 11(22), 120-141. https://doi.org/10.22395/csye.v11n22a6

Downloads

Não há dados estatísticos.

Send mail to Author


Send Cancel

Estamos indexados em