Passado, presente e futuro da universidade. Uma caracterização da missão universitária a partir da experiência acadêmica
Copyright (c) 2022 Ciencias Sociales y Educación
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Articles
- Enviado: fevereiro 1, 2022
-
Publicado: dezembro 19, 2022
Resumo
A pesquisa aborda os imaginários acadêmicos sobre a missão da universidade no contexto da Educação Superior atual. Seu valor está no fato de que, embora haja abundanteliteratura no nível terciário, a maior parte constitui-se de opiniões teóricas, que tornam o sujeito acadêmico invisível a partir de sua história, o que constitui um aspecto diferenciador, ao colocá-lo do ponto de vista contextual e hermenêutico. O artigo situa-se a partir de uma metodologia qualitativa, que por meio de entrevistas, coleta ou testemunho acadêmico em diferentes disciplinas e universidades. Os resultados revelaram a configuração de imaginários sobre a missão universitária diferenciada por dimensões históricas, contextuais e pessoais, que não se restringe a um campo disciplinar específico.
Referências
- Aboites, H. (2010). La encrucijada de la universidad latinoamericana. En R. Leher (comp.), Por una reforma radical de las universidades latinoamericanas (pp. 95-119). Clacso. https://acortar.link/jRz1AV
- Ahedo, J. (2016). La universidad: una escuela al servicio de la verdad. Revista Complutense de Educación, 27(2), 517-532. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n2.46604
- Allen, J. y Morales, G. (1996). La universidad en el siglo XXI y su impacto social. Trabapress.
- Altbach, P., Gumport, P. y Berdahl, R. (eds.) (2011). American higher education in the twenty-first century: Social, political, and economic challenges. JHU Press.
- Alvayay, R. (1998). Universidades: la institución amenazada. Editorial Cesoc.
- Atria, F. (2014). Derechos sociales y educación. Un nuevo Paradigma. LOM.
- Atria, R. (1982). Situación de la sociología en Chile (notas preliminares). CPU.
- Aurell, J. (2015). La Universidad en la Edad Media. Reflexiones sobre la identidad de sus orígenes y su continuidad histórica. Revista Empresa y Humanismo, 18(1), 139-150. https://revistas.unav.edu/index.php/empresa-y-humanismo/article/view/843
- Baeza, M. (2003). De las metodologías cualitativas en investigación científico-social. Diseño y uso de instrumentos para la producción de sentido. Universidad de Concepción.
- Beneitone, P., Esquetini, C., González Ferreras, J. M., Marty Maletá, M., Siufi García, M. G. y Wagenaar, R. (2007). Reflexiones y Perspectivas de la Educación Superior en América Latina. Informe Final Proyecto Tuning-América Latina 2004-2007. Universidad de Deusto-Universidad de Groningen. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=326970
- Barnett, R. (2001). Los límites de la competencia: el conocimiento, la educación superior y la sociedad. Gedisa.
- Berger, P. y Luckmann, T. (2012). La construction sociale de la réalité. Armand Colin.
- Bermejo, J C. (2009). La fábrica de la ignorancia: La universidad del ‹como si›. AKAL.
- Bernasconi, A. (2014). Autonomía universitaria en el siglo XXI: nuevas formas de legitimidad ante las transformaciones del Estado y la sociedad. Páginas de Educación, 7(2), 1-27. https://revistas.ucu.edu.uy/index.php/paginasdeeducacion/article/view/505
- Bicocca, M. (2016). La idea de Universidad. Un análisis filosófico de sus principios vitales en la Edad Media y su cambio a partir del pensamiento de Martha Nussbaum. Scripta Mediaevalia, 9(1), 55-76. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/scripta/article/view/741
- Bricall, J. M. (2000). Universidad 2000. Informe sobre la enseñanza superior en España. CRUE.
- Brunner, J. (2009). Educación Superior en Chile. Instituciones, mercados y políticas gubernamentales. Universidad Diego Portales.
- Brunner, J. (2012). La idea de universidad en tiempos de masificación. Revista iberoamericana de educación superior, 3(7), 130-145. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2012.7.69
- Cano, A. (2015). La extensión universitaria en la transformación de la Universidad Latinoamericana del siglo XXI: disputas y desafíos. Clacso.
- Carli, S. (2012). Conocimiento y universidad en el escenario global. La crítica al universalismo y la cuestión de la experiencia. En R. Buenfil, S. Fuentes, y E. Treviño (coords.), Giros Teóricos II. Diálogos y debates en las ciencias sociales y humanidades (pp. 319-336). UNAM.
- Colish, M. (1997). Medieval Foundations of the Western Intellectual Tradition, 400-1400. Yale University, Press.
- Corona, J. (2020). La universidad frente al paradigma eficientista de la educación neoliberal y tecnocrática. Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica, 59(155), 121–136. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/filosofia/article/view/44620
- D´ors, Á. (1980). Nuevos papeles del oficio universitario. Rialp.
- Dagnino, R. (2015). La Universidad Latinoamericana del futuro que su sociedad está construyendo. Cuestiones de sociología, (12), 1-23. https://www.cuestionessociologia.fahce.unlp.edu.ar/article/view/CSn12a10
- Day, C. y Gu, Q. (2012). Profesores: vidas nuevas, verdades antiguas. Narcea.
- Derrida, J. (2002). La universidad sin condición. Trotta.
- De Sousa Santos, B. (2006). La universidad popular del siglo XXI. Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
- Dussel, E. (1994). 1492. El encubrimiento del Otro: Hacia el origen del» mito de la Modernidad». Plural Editores. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/otros/20111218114130/1942.pdf
- Esteban, F. y Román, B. (2016). ¿Quo Vadis, Universidad? Editorial UOC.
- Eyler, J. (2009). The Power of Experiential Education. Liberal Education, 95(4), 24-31. https://eric.ed.gov/?id=EJ871318
- Flores, R. (2009). Observando observadores: una introducción a las técnicas cualitativas de investigación social. Ediciones UC.
- Galcerán, M. (2013). Entre la academia y el mercado. Las Universidades en el contexto del capitalismo basado en el conocimiento. Athenea Digital, 13(1), 155-167. https://doi.org/10.5565/rev/athenead/v13n1.1038
- García Masip, F. (2018). Universidad, supercomplejidad y desconstrucción. Revista De La Educación Superior, 47(188), 11-38. https://doi.org/10.36857/resu.2018.188.504
- Gómez, J. (1986). Estudio y reflexiones sobre universidad y cultura. CPU.
- González, J. (2014). Hacia una universidad más humana ¿Es superior la educación superior? Biblioteca Nueva.
- González, P. (2001). La universidad necesaria en el siglo XXI. Ediciones Era.
- Grosfoguel, R. (2013). Racismo/sexismo epistémico, universidades occidentalizadas y los cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo XVI. Tabula rasa, (19), 31-58. https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1310
- Guichot, V. (2009). ¿Qué universidad estamos construyendo? pasado y presente de algunas concepciones sobre la universidad. Cuestiones pedagógicas, (19), 11-39. https://revistascientificas.us.es/index.php/Cuestiones-Pedagogicas/article/view/10015
- Habermas, J. (1987). La idea de la universidad–procesos de aprendizaje. Sociológica, 2(5), 25-46. http://www.sociologicamexico.azc.uam.mx/index.php/Sociologica/article/view/1045
- Hall, H. (2018). The Marketisation of Higher Education: Symptoms, Controversies, Trends. Ekonomia i Prawo. Economics and Law, 17(1), 33-42. https://doi.org/10.12775/EiP.2018.003
- Huang, Y., Pang, S. y Shulin, Y. (2018). Academic Identities and University Faculty Responses to New Managerialist Reforms: Experiences from China. Studies in Higher Education, 43(1), 154-172.
- Humboldt, W. (1943). Sobre la organización interna y externa de los establecimientos científicos superiores en Berlín. En Escritos Políticos (pp. 165-175). Fondo de Cultura Económica.
- Huneeus, C. (1973). La Reforma en la Universidad de Chile. CPU.
- Iyanga, A. (2000). Historia de la universidad en Europa. Universidad de Valencia.
- Jaspers, K. (2013). La idea de Universidad. Eunsa.
- Jobet, J. (1955). Ensayo crítico del desarrollo económico en Chile. Editorial Universitaria.
- Kerr, C. (2001). Los usos de la Universidad. Harvard University Press.
- Llambías, J. (dir.) (1958). La idea de universidad en Alemania. Instituto de filosofía, Facultad de humanidades y Ciencia; Editorial Sudamericana.
- Llovet, J. (2014). Adiós a la Universidad. El eclipse de las humanidades. Galaxia Gutemberg.
- Lyotard, J. (1987). La condición postmoderna. Cátedra.
- Manzano-Arrondo, V. y Torrego, L. (2009). Tres modelos para la universidad. Revista de Educación, (350), 447-489. https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2009/re350/re350-21.html
- Marginson, S. (2008, 15 de diciembre). Clark Kerr and the Uses of the University [conferencia]. CSHE Ideas and Issues Seminar, University of Melbourne. https://www.yumpu.com/en/document/view/48619906/clark-kerr-and-the-uses-of-the-university-centre-for-the-study-of-
- Martínez de Carrasquero, C., Mavárez, R., Rojas, L. y Carvallo. B. (2008). La responsabilidad social universitaria como estrategia de vinculación con su entorno social. Frónesis, 15(3), 81-103. https://produccioncientificaluz.org/index.php/fronesis/article/view/3058
- Mayordomo, A. y Ruíz, C. (1982). La universidad como problema en los intelectuales regeneracionistas. Universidad de Valencia.
- Meller, A. y Meller, P. (2007). Los dilemas de la Educación Superior. El caso de la Universidad de Chile. Taurus.
- Menoni, A. (2015). La extensión universitaria en la transformación de la Universidad Latinoamericana del siglo XXI: disputas y desafíos. Clacso. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/becas/20141202093928/ensayo_cano_premio_pedro_krotsch.pdf
- Molina, E. (1939). Discursos universitarios. Atenea.
- Monarca, H. (2013). Participación dialógica en la Universidad: condición para el desarrollo del pensamiento crítico y el compromiso social. Revista iberoamericana de educación superior, 4(9), 53-62. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2013.9.83
- Mondolfo, R. (1966). Universidad: pasado y presente. Eudeba.
- Montiel, F. (2020). Los movimientos estudiantiles en América Latina en el siglo XXI. Ainkaa. Revista De Estudiantes De Ciencia Política, 4(8), 55-75. http://revistafche.medellin.unal.edu.co/ojs/index.php/ainkaa/article/view/320
- Negrín, O. y Vergara, J. (2014). Historia de la educación, De la Grecia clásica a la educación contemporánea. Dykinson.
- Nussbaum, M. (2010). Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita de las humanidades. Katz.
- Ruíz, J. (2012). Metodología de la investigación cualitativa. Universidad de Deusto.
- Oncina, F. (2009). Filosofía para la universidad, filosofía contra la universidad (de Kant a Nietzsche). Editorial Dikinson.
- Patton, M. (2015). Qualitative Research & Evaluation Methods. Integrating Theory and Practice. Sage.
- Pérez Lindo, A. (2016). La idea de una Universidad sudamericana para el desarrollo inteligente y solidario. Revista de Educación Superior del Sur Global-RESUR, (1), 118-128. https://www.iusur.edu.uy/publicaciones/index.php/RESUR/article/view/13
- Pérez-Díaz, V. (2010). Universidad, ciudadanos y nómadas. Nobel.
- Portantiero, J. (1987). Estudiantes y política en América Latina 1918-1938. El proceso de reforma universitaria. Siglo XXI Editores.
- Porter, L. (2010). La Universidad de Babel. Diálogos sobre educación, (1), 1-21. http://dialogossobreeducacion.cucsh.udg.mx/index.php/DSE/article/view/385
- Prieto Parra, M. (2001). La Investigación en el aula ¿Una tarea posible? Universidad Católica de Valparaíso; Ministerio de Educación.
- Puig, J. (coord) (2009). Aprendizaje servicio. Educación y compromiso cívico. Graó.
- Quaresma, M. L., y Villalobos Dintrans, C. (2018). La (re)producción de las élites en tiempos de democratización del sistema universitario. Análisis conceptual a partir de las experiencias latinoamericanas. Ciencias Sociales Y Educación, 7(13), 65-87. https://doi.org/10.22395/csye.v7n13a3
- Rojas- Flores, J. (2010). Historia de la infancia en el Chile republicano: 1810-2010. Ocholibros.
- Sabariego-Puig, M., Baños, R. V. y Sandin-Esteban, M. P. (2014). L’ anàlisi qualitativa de dades amb ATLAS. ti. REIRE Revista d›Innovació i Recerca en Educació, 7(2), 119-133.
- Sáez, J. (1986). La relación universidad-sociedad, el Consejo Social: (claves de interpretación para la realidad murciana). Comunidad Autónoma de la Región de Murcia; Consejería de Cultura y Educación.
- Scherz, L. (1986). La universidad del año 2000. Entre Napoleón y Humboldt. Nueva Sociedad, (84), 91-99. https://nuso.org/autor/luis-scherz-garcia/
- Scott, J. (2006). The Mission of the University: Medieval to Postmodern transformations. The Journal of Higher Education, 77(1), 1-39.
- Sellés, J. (2010). Riesgos actuales de la universidad. Cómo librarse de ellos. Ediciones internacionales universitarias.
- Serrano, S. (1994). Universidad y Nación: Chile en el siglo XIX. Editorial Universitaria.
- Sevilla, S. (2008). Hegel y los orígenes de la universidad contemporánea desde su crisis actual. Universidad de Valencia; Dykinson.
- Steiner, G. (2004). Lecciones de los maestros. Siruela.
- Tejerina, F. (2010). La universidad una historia ilustrada. Turner.
- Valdecantos, A. (2014). El saldo del espíritu. Herder.
- Wittrock, B. (1996). Las tres transformaciones de la Universidad Moderna. En S. Rothblatt y W. Björn (comps.), La Universidad europea y americana desde 1800. Las tres transformaciones de la universidad moderna (pp. 331-397). Ediciones Pomares-Corredor S.A.
- Wolff, R. (2017). The ideal of the university. Routledge.
- Zabalza, M. (2009). Ser profesor universitario hoy. La cuestión universitaria, (5), 68-80. http://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3338
- Zuppiroli, L. (2012). La burbuja universitaria ¿Hay que perseguir el sueño americano? Dykinson.