Concepções de professores do ensino superior sobre o currículo: um visual contemporâneo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo constitui uma reflexão e uma análise sobre os conceitos que os professores do ensino superior têm sobre o currículo. O objetivo é compreender esses conceitos a partir de teorias pré-existentes e da proposta curricular institucional. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Pontifícia Bolivariana, sede Medellín, uma instituição de ensino superior que tem 84 anos ao serviço da educação. O desenho metodológico apoiou-se no paradigma qualitativo, o estudo de caso foi utilizado como estratégia de pesquisa. As técnicas utilizadas foram a entrevista semiestruturada, o grupo focal e a revisão documental. Como resultados específicos, constatou-se que os professores entendem o currículo mais desde a prática do que desde a teoria, o currículo não se pode limitar ao planejamento das aulas ou ao cumprimento de determinadas diretrizes, o trabalho docente deve contemplar um tempo adequado para gerir o currículo, um lugar preponderante é dado ao professor nos processos curriculares. Finalmente, algumas conclusões e recomendações são feitas.
Detalhes do artigo
Referências
Álvarez, M. (2010). Diseñar el currículo universitario: un proceso de suma complejidad. Revista Signo y Pensamiento. 29(56), 68-85. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2550
Apple, M. (2008). Ideología y currículo (3ª ed.). Artmed Editora.
Barriga, A. (2006). La educación en valores: Avatares del currículum formal, oculto y los temas transversales. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 8(1), 1-15. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/117
Bolívar, A. (2008). Didáctica y curriculum de la modernidad a la posmodernidad. Aljibe.
Casassus, J. (1999). Marcos conceptuales para el análisis de los cambios en la gestión de los sistemas educativos. En Unesco (ed.), La gestión: en busca del sujeto. Seminario Internacional 'Reformas de la gestión de los sistemas educativos en la década de los noventa' (pp. 13-28). Unesco-Santiago. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000117612
Díaz, M. (2000). La formación de profesores en la educación superior colombiana. Icfes.
Dworkin, R. (1986). Law’s Empire. Harvard University Press, Cambridge (Mass).
Feixas, M. (2010). Enfoques y concepciones docentes en la universidad. Relieve, 16(2), 1-27. https://doi.org/10.7203/relieve.16.2.4134
Gadamer, G. (1998). Verdad y método (vol. II). Ediciones Salamanca.
García, B., Restrepo G. y Restrepo, L. (2007). Las competencias: comprensión de los sistemas de la vida, el conocimiento y los contextos. UPB.
García, M., y Rodríguez, F. (2016). Gestión curricular universitaria en la adaptación al enfoque de competencias. Opción, 32(11), 314-335. https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/21950
Gimer, I., Fernández, E. y Hernández, L. (2010). Propuesta de modelo para mejorar la gestión de procesos educativos universitarios. Ingeniería industrial, 31(2), 1-6. https://rii.cujae.edu.cu/index.php/revistaind/article/view/294
Grinberg, S. y Levy, E. (2009). Pedagogía, currículo y subjetividad: entre pasado y futuro. Universidad Nacional de Quilmes.
Grundy, S. (1998). Producto o praxis del currículum. Morata.
Gualteros, W. y Córdoba M. (2010). Reflexiones en torno al pensamiento del profesor. Revista Activos, 8(15), 15-32. https://doi.org/10.15332/s0124-5805.2010.0015.01
Kemmis, S. (1998), El Curriculum: más allá de la teoría de la reproducción. Moratas.
La Madriz, J. (2010). Discusión reflexiva: entre las concepciones del saber docente, y el proceso de transposición didáctica. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 11(1), 79-96.
López, N. (2000). Retos para la construcción curricular. Magisterio.
Magendzo, A. (2010). Dilemas y tensiones curriculares y pedagógicas de la educación en derechos humanos. Revista IIDH, (52).
Magendzo, A., y Donoso, P. (1992). Teorías del currículo y concepciones curriculares. En A. Magendzo y P. Donoso (eds.), Diseño curricular problematizador: una opción para la elaboración del currículo en derechos humanos desde la pedagogía crítica (pp. 33-44). IIDH-PIIE.
Mendoza, R. (2015). Estrategias de innovación curricular y su potencial gestión en la Universidad de El Salvador (Sede central) [tesis doctoral, Universidad de Granada; Universidad de El Salvador]. Repositorio Institucional de la Universidad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/43357
Ortiz, D. (2013). Epistemología de investigación cuantitativa y cualitativa: Paradigmas y objetos. Revista de clases historia, (48), 2-23. http://www.claseshistoria.com/revista/2013/articulos/ortizepistemologia-investigacion.html
Pansza, M. (1989). Pedagogía y currículo. Gernika.
Paricio, J. (2012). Diez principios para un sistema de gestión de la calidad concebido específicamente para la coordinación y la mejora interna de las titulaciones universitarias. Revista de Docencia Universitaria, 10(3), 49-69. https://doi.org/10.4995/redu.2012.6014
Patiño, L y Rojas, M. (2009). Subjetividad y subjetivación de las prácticas pedagógicas en la universidad. Educación y Educadores, 12(1), 93-105. https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/760/842
Perdomo, J. (2015). Creencias de los estudiantes, profesores y acudientes del grado noveno de bachillerato sobre la evaluación en una institución educativa pública [tesis de maestría, Universidad de Caldas].
Pinar, W. (2014). La teoría del curriculum. Narcea.
Prieto, L. (2007). Autoeficacia del profesor universitario. Narcea.
Sacristán, G. (2002). El currículo: una reflexión sobre la práctica. Morata.
Salas, F. (2003). La administración educativa y su fundamentación epistemológica. Revista Educación, 27(1), 9-16. https://doi.org/10.15517/revedu.v27i1.3794
Shuster, A., Puente, M., Andrada, O. y Maiza, M. (2013). La Metodología Cualitativa, Herramienta para Investigar los Fenómenos que Ocurren en el Aula. La Investigación Educativa. Revista Electrónica Iberoamericana de Educación en Ciencias y Tecnología, 4(2), 109-139. http://www.exactas.unca.edu.ar/riecyt/VOL%204%20NUM%202/TEXTO%207.pdf
Stenhoouse, L. (1985). Investigación y desarrollo del currículo. Morata.
Taba, H. (1974.). Elaboración del currículo. Teoría y práctica; Troquel.
Tobón, S. (2015). Formación integral y competencias: pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. ECOE.
Torres, J. (1991). El currículo oculto (8ª ed.). Morata.
Tyler, R. (1986). Principios básicos del currículo. (5ª ed.). Troquel.
Universidad Pontificia Bolivariana, UPB. (s. f.) Estructura Académica. Escuelas, Facultades y Centros. https://www.upb.edu.co/es/estructura-academica
Universidad Pontificia Bolivariana, UPB. (2015a). Modelo pedagógico integrado. UPB.
Universidad Pontificia Bolivariana, UPB. (2015b). Lineamientos curriculares. UPB.
Universidad Pontificia Bolivariana, UPB. (2016). Proyecto Educativo Institucional. UPB.