Formação universitária com metodologias inspiradas na performance: a experimentação-criação com artes e a performance-investigação

Conteúdo do artigo principal

Edilberto Hernández González

Resumo

Neste artigo, exploramos as metodologias inspiradas na performance, especificamente a performance-investigação e a experimentação-criação com artes. A análise será baseada em uma prática formativa vinculada às atividades do projeto de pesquisa intitulado 'Contribuições metodológicas da investigação de performance para os estudos socioantropológicos sobre os corpos'. Nesse sentido, abordamos teórica e epistemologicamente algumas chaves fundamentais das metodologias mencionadas, com foco na sistematização de uma prática de formação em pesquisa no contexto da linha de pesquisa 'Estudos culturais e linguagens contemporâneas'. Destacamos nesta prática de formação o potencial pedagógico da experimentação com materialidades, tanto na sala de aula como em outros contextos sociais. Isso nos permitiu promover processos de escrita, a criação de artefatos artísticos e a composição coletiva de uma ação performática. Essas metodologias com foco performativo nos instigam a nos abrir para o potencial afetivo das materialidades e a desdobrar dobras perceptivas mais sutis e sensíveis.


Como Citar
Hernández González, E. (2023). Formação universitária com metodologias inspiradas na performance: a experimentação-criação com artes e a performance-investigação. Ciencias Sociales Y Educación, 12(23), 77–90. https://doi.org/10.22395/csye.v12n23a4

Detalhes do artigo

Referências

Antropología del Cuerpo UBA. (2018). Transmutaciones del ser en el mundo [video]. Vimeo. https://vimeo.com/268161499

Citro, S. (1997). Cuerpos festivo-rituales: Aportes para una discusión teórica y metodológica [ponencia]. V Congreso Argentino de Antropología Social, Universidad de La Plata, La Plata, Argentina.

Citro, S. (2014). Cuerpos significantes. Nuevas travesías dialécticas. Corpo Grafías. Estudios críticos de y desde los cuerpos, 1(1), 10-40. https://doi.org/10.14483/cp.v1i1.8414

Citro, S. V. y Equipo de Antropología del Cuerpo y la Performance. (2017a). Aportes metodológicos de la performance-investigación a los estudios socio-antropológicos sobre los cuerpos. Secretaría de Ciencia y Técnica. Universidad de Buenos Aires.

Citro, S. (2017b). Corporalidades, procesos de subjetivación y nuevas metodologías etnográficas [ponencia]. Reunión de Antropología del Mercosur. Posadas, Misiones, Argentina.

Citro, S. V. y Rodríguez, M. (2020). Materialidades afectantes, memorias reflexivas y ensayos performáticos. Movilización de saberes encarnados en la universidad. Ciencias Sociales y Educación, 9(17), 23-56. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a2

Coccia, E. (2017). La vida de las plantas. Una metafísica de la mixtura. Miño y Dávila Editores.

Deleuze, G. (2008). En medio de Spinoza. Editorial Cactus.

Deutsche Welle. (2019). Máscaras misteriosas [video]. DW. https://www.dw.com/es/m%C3%A1scaras--misteriosas/video-51667700

Fischer-Lichte, E. (2004). Estética de lo performativo. Abada Editores.

Groenen, M. A. M., Archibald, A., Uenishi, H., Tuggle, C. K., Taekuchi, Y., Rothschild, M. F., Rogel-Gaillard, C., Park, C., Milan, D., Megens, H. J., Li, S., Larkin, D. M., Kim, H., Frantz, L. A. F., Caccamo, M., Ahn, H., Aken, B. L., Anselmo, A., Anthon, C., Auvil, L., Badaoui, B., Beattie, C. W., Bendixen, C., Berman, D., ... Schook, L. B. (2012). Analyses of pig genomes provide insight into porcine demography and Evolution. Nature, 491, 393-398. https://doi.org/10.1038/nature11622

Hernández, E., Ospina, T. y Vásquez, L. (2020). Paisajear: un método cartográfico para ir tras las educaciones (otras) que se producen en una planta de producción. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, 5(1), 1-16. https://bit.ly/2TuJtd8

Hernández, E. (2020). Gotear Videoarte [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=B8vU_WhW6MY

Ingold, T. (2010). Bringing Things to Life: Creative Entanglements in a World of Materials. Realities Working Papers, (15). https://bit.ly/3i0T6Kg

Ingold, T. (2013). Los Materiales contra la materialidad. Papeles de Trabajo, 7(11), 19-39.

Lapoujade, D. (2018). Las existencias menores. Editorial Cactus.

Merlau-Ponty, M. (1994) Fenomenología de la percepción. Editorial Planeta.

Merleau-Ponty, M. (2010). Lo visible y lo invisible. Editorial Nueva Visión.

Revista Estesis. (2020). Volumen 9. Núm. 9.

Zapata, M. y Hernández, E. (2019). De la porosidad y otras expansiones de los cuerpos. Ciencias Sociales y Educación, 8(16), 43-56. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a3

Zapata, M., Hernández, E. y Muñoz-Córdoba, J. (2021). Cuerpos-plástico: modos de habitar el espacio público. Encuentros, 19(02). 131-142. http://ojs.uac.edu.co/index.php/encuentros/article/view/2593

Biografia do Autor

Edilberto Hernández González, Universidad de San Buenaventura

Licenciado en filosofía, Universidad Santo Tomás, Bogotá (1992); magister en educación, Pontificia Universidad Javeriana, Cali, Colombia (1995); doctor en educación, Universidad De La Salle, San José, Costa Rica (2015).
Profesor, desde el año 2016, del doctorado en Ciencias de la Educación en la Universidad de San Buenaventura, Medellín, Colombia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)