Pesquisa educacional: competências desenvolvidas em curso de prevenção de abuso infantil

Conteúdo do artigo principal

Ana María Martorella

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa educacional qualitativa-quantitativa, de um curso misto de prevenção de abuso e negligência infantil, destinado a um grupo heterogêneo de profissionais comprometidos com a população infantil e adolescente, durante oito meses com reuniões mensais. O papel de professor foi feito por um pediatra especialista em psiquiatria infantil e adolescente. Várias estratégias pedagógicas foram implementadas, por meio da administração de conteúdo conceitual, processual e atitudinal, o que favoreceu a aquisição de competências adequadas ao objetivo proposto no desenho curricular. Entre os resultados observados, durante as avaliações diagnósticas, formativas e finais, destacam-se o interesse evidente na resolução da vitimização infantil, a dificuldade para o trabalho em equipe interdisciplinar e o abandono do curso por 75% dos alunos matriculados. Conclui-se que esse tipo de trabalho profissional demonstra a replicação da identificação de modelos de papéis de gênero  estereotipados, culturalmente atribuídos às mulheres na assistência à infância, e que a vitimização infantil gera abandono da tarefa devido à resistência ao sofrimento.


Como Citar
Martorella, A. M. (2021). Pesquisa educacional: competências desenvolvidas em curso de prevenção de abuso infantil. Ciencias Sociales Y Educación, 10(19), 113–140. https://doi.org/10.22395/csye.v10n19a5

Detalhes do artigo

Referências

Bélisle, C. y Linard, M. (1996). Quelles nouvelles compétences des acteurs de la formation dans le contexte des TIC? Éducation Permanente (127), 19-47.

Brassard, M. y Hardy, D. (1984). Psychological Maltreatment, The Battered Child. Fifth edition. The University of Chicago Press.

Boyatzis, R. (1982). The competent manager. A model for effective performance. Wiley & Sons.

Bunk, G. (1994). La transmisión de competencias en la formación y perfeccionamiento profesionales en la RFA. Revista Europea de Formación Profesional, 1, 8-14. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=131116

Candreva, A., Martorella, A., y Susacasa, S. (2011). Competencias vinculadas a la psiquiatría en el ejercicio general y de las especialidades. Educación Médica Permanente, 2(2), 36-37.

Gilbert, P. y Parlier, M. (1992). La compétence: du 'mot valise' au concept opératoire. Actualité de la formation permanente, 116, 14-18. https://www.researchgate.net/publication/271199193_La_competence_Du_mot_valise_au_concept_operatoire

Ginisty, D. (1997). L’home au centre du debat sur les competences, Entreprisesformation, 103, 16-17.

Gobierno de Canadá (2007). Key Leadership Competencies, Canada Public Service Agency and the Public Service Commission.

González, N., Zerpa, M., Gutierrez, D. y Pirela, C. (2007). La investigación educativa en el hacer docente. Laurus, 13(23), 279-309. https://www.redalyc.org/pdf/761/76102315.pdf

Hayes, R. H. (1985). Strategic Planning Forward in Reverse. Harvard Business Review, 111-119. https://hbr.org/1985/11/strategic-planning-forward-in-reverse

Helfer, M., Kempe, R. y Krugman, R. (1984). The Battered Child (5ª ed). The University of Chicago Press.

Hume, D. (1984). Tratado de la naturaleza Humana. Ediciones Orbis.

Jessup, G. (1991). Outcomes: NVQs and the emerging model of education and training. Falmer Press.

Klimovsky, G. (1994). Las desventuras del conocimiento científico: Una introducción a la epistemología. A-Z Editora.

Laudan, L. (1986). El progreso y sus problemas. Hacia una teoría del crecimiento científico. Ediciones Encuentro.

Le Boterf, G. (1994). De la competence. Les Editions d’Organisations.

Le Boterf, G. (1997). Entrevista por Aattane, CH. Entreprises-formation, 100, 48-49.

Le Boterf, G. (2000). Construire les competentes individuelles et collectives. Editions d’Organisation.

Losada, A. V. (2012). Epidemiología del abuso sexual infantil. Revista de Psicología GEPU, 3(1), 201-229

Malpica, M. (1996). El punto de vista pedagógico. En A. Argüelles (ed.), Competencia laboral y educación basada en normas de competencia (pp. 123 -140). Limusa.

Martorella, A. y Portugués, A. (1998). Prevention of Sexual Abuse in Children with Learning Disabilities. Child Abuse Review, 7 (5), 355-359. https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-0852(199809/10)7:5%3C355::AID-CAR506%3E3.0.CO;2-O

Martorella, A. (2010). Abuso sexual infantil: El juego como factor de resiliencia [conferencia]. XI Congreso Virtual Internacional de Psiquiatría, Psicología y Salud Mental (Interpsiquis). http://psiqu.com/1-998

Martorella, A. y Candreva, A. (2011). Competencias de Psiquiatría necesarias para el ejercicio profesional de otras especialidades médicas. [conferencia]. XII Congreso Virtual Internacional de Psiquiatría, Psicología y Salud Mental (Interpsiquis). https://bit.ly/2OppgCx

Martorella, A. (2013a). Construcción Histórica del conocimiento científico. Psiquiatría.com. https://psiquiatria.com/bibliopsiquis/construccion-historica-del-conocimiento-cientifico

Martorella, A. (2013b). El Rol del Médico en la Educación sexual Infantil y del Adolescente. Tercera Época. Revista de la Facultad de Ciencias Médicas, 4(2), 1-1. http://revista.med.unlp.edu.ar/archivos/201312/27-Martorella.pdf

Martorella, A. (2014a). Educación Sexual para Alumnos con Retardo Mental Leve. [conferencia]. XV Congreso Virtual Internacional de Psiquiatría, Psicología y Salud Mental (Interpsiquis). http://psiqu.com/1-5255

Martorella, A. (2014b). La educación sexual y el sistema educativo. XV Congreso Virtual Internacional de Psiquiatría, Psicología y Salud Mental (Interpsiquis). http://psiqu.com/1-5254

Martorella, A. (2015). Revictimización de los niños víctimas de abuso sexual infantil intrafamiliar por el poder judicial. Bibliopsiquis. Blogs de psiquiatría. http://psiqu.com/1-1874

Montmollin, P. (1984). L’intelligence de la tache. Lang.

Perrenoud, P. (1999). Construir competencias desde la escuela. Dolmen.

Sainz Leyva, L. (2002). La evaluación del aprendizaje: Educación vs. Autoridad: una propuesta formativa y no impositiva en pos del consenso profesor-estudiante. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 5(1). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1031447

Biografia do Autor

Ana María Martorella, Profesionales Latinoamericanos contra el Abuso de Poder, Argentina

Médica. Universidad de Buenos Aires (1976-1983).

Especialista en Psiquiatría Infanto Juvenil. Universidad de Buenos Aires (1987-1990).

Especialista en Enfermedades Infecciosas. Ministerio de Salud y Acción Social de la Nación (1986-1990).

Especialista en Infectología Pediátrica. Municipalidad de la Ciudad de Buenos Aires (1986-1990).

Especialista Consultora en Psiquiatría y Psicología Infanto Juvenil. Colegio de Médicos de la Pcia. de Buenos Aires (2008).

Capacitación en Práctica Procesal- Perito. Ministerio de Justicia de la Pcia. de Buenos Aires (1999).

Formación en Pedagogía Médica. Universidad Nacional de La Plata (2000-2004).

Máster en Prevención en Violencia de Género. Universidad de Salamanca (2016-2018).

Doctoranda. Facultad de Psicología. Universidad de Salamanca (2018-2023).

Médica de Planta Permanente- Psiquiatra Infanto Juvenil- Servicio de Salud Mental en el Hospital Interzonal Especializado Materno Infantil 'Dr. Vitorio Tetamanti'.